Roteiro para plano de autoavaliação de curso de graduação

Este manual tem como objetivo orientar as CAAs para a elaboração de plano de auto-avaliação tomando como referência: a) instrumento de avaliação dos cursos/INEP e os relatórios ENADE por curso.

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Roteiro para construção do plano de auto.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comissão Própria de Avaliação
Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n – Tabuleiro do Martins – 57072-900 –
Maceió-AL.
Telefone: (82) 3214-1006 / 1767 – E-mail: cpa@reitoria.ufal.br –
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Roteiro para construção do plano de auto-avaliação do
curso de graduação

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GESTÃO UFAL (2016 – 2020)
Reitora
Professora Dra. Maria Valéria Costa Correia
Vice-Reitor
Professor Dr. José Vieira da Cruz

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

Campus A.C. Simões:
Docentes
EXATAS e NATURAIS
César Peixoto da Rocha - CECA (suplente: Luís Tarcísio Gomes Martins)
SAÚDE
Luiz Carlos Oliveira dos Santos - FOUFAL (suplente: Maria José Lorena de
Menezes)
HUMANAS
Maria Dolores Fortes Alves - CEDU (suplente: Maria Aparecida Viana)
GESTÃO
Tiago Leandro da Cruz Neto (Gestão)
(Gestão)
TÉCNICO
Márcia Valéria Oliveira Gonçalves (suplente: Jean Davino)
Campus Arapiraca:
Docente
Alexandre Ricardo de Oliveira - PENEDO (suplente: Diógenes Meneses dos
Santos)
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Técnico
Cledja Santos de Almeida (Marcius Antônio de Oliveira)
Campus do Sertão:
Docente:
Lucas Gama Lima (Carlos Eduardo Muller)
Técnico
Adeilton Jorge Sobrinho (suplente: Vinnicyus Philyppe Gracindo Leite)
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
Juliano Matia de Brito (Titular: FEPEAL – Fórum Permanente de Educação de
Alagoas)
Marly do Socorro Peixoto Vidinha (Suplente: FEPEAL)
Girlene Lázaro da Silva ( Titular: SINTEAL – Sindicado dos Trabalhadores da
Educação de Alagoas)
Josefa da Conceição (Suplente: SINTEAL)
REPRESENTANTES ESTUDANTES
Weldja Marques da Silva Lima (Erisvaldo Féliz de Fárias Junior)
Clayton Nilo Cavalcanti (Clayton dos Santos Silva)
Gabriel Nascimento Santos (Amanda Balbino da Silva)
Felipe Costa Oliveira (Rosetânia Lopes Pereira)

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INTRODUÇÃO
Este manual tem como objetivo orientar as Comissões de Auto-avaliações
das unidades e campi fora de sede para a elaboração de plano de auto-avaliação
considerando o instrumento de avaliação dos cursos/INEP e os relatórios
ENADE. Este manual não substitui o plano de protocolo de compromisso dos
cursos em PC. Para os cursos que estiverem em PC deve ser considerado as
orientações que constam no manual de PC.1
Para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e
instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação
externa in loco.
A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as
condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil
do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
(Lei do SINAES – 10.861/2004)
O processo de avaliação dos cursos de graduação, com vistas a melhor
qualidade, é realizado através do
• ENADE conforme Lei do SINAES e Art 33-E da Portaria MEC nº 40/2007,
republicada em 2010 bem como dos,
• Das visitas in loco dos processos de regulação de Reconhecimento de
Curso quando da primeira avaliação e de Renovação de reconhecimento
de curso quando da não participação do curso no ENADE ou de CPC/CC
insatisfatório/protocolo de compromisso.
O ENADE é aplicado periodicamente aos alunos de todos os cursos
de graduação. Participam do processo ENADE alunos ingressantes (com 0 a
25% da ch integralizada) e concluintes (alunos com mínimo de 80% da ch
integralizada). Participam da prova ENADE apenas os alunos concluintes.

1

Manual PC, disponível em < http://www.ufal.edu.br/pei/e-mec/manuais-e-mecformularios-eletronicos/manual-para-elaboracao-do-protocolo-decompromisso/view>
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A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada
curso de graduação será trienal. A aplicação do ENADE será acompanhada de
instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a
compreensão de seus resultados. O ENADE é componente curricular obrigatório
dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante
somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua
efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da
Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Os ciclos avaliativos do ENADE são:
CICLO 1 (2004/2007/2010/2013/2016/2019...) - Bacharelados nas áreas
de Saúde, Agrárias e áreas afins.
Cursos na UFAL: Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia,
Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Agronomia, Zootecnia e
Medicina veterinária
CICLO 2 (2005/2008/2011/2014/2017...) - Bacharelados nas áreas de
Ciências Exatas e áreas afins; Licenciaturas;
Cursos na UFAL: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação,
Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) - Ciências Biológicas;
Ciências Sociais; bacharelado (licenciatura e bacharelado); Sistema de
Informação - Educação Física (licenciatura); Engenharia Civil; Engenharia
de Computação; Engenharia de Produção;; Engenharia Ambiental;
Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Petróleo; Engenharia de
Pesca; Filosofia; Física (licenciatura e bacharelado); Geografia
(licenciatura E bacharelado); História (licenciatura e bacharelado); Letras
Português; Letras Espanhol; Letras Inglês; Letras Francês; Matemática
(licenciatura e bacharelado);Música; Pedagogia; Química ( licenciatura e
bacharelado).
CICLO 3 (2006/2009/2012/2015/2018...) - Bacharelados nas áreas de
Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; CST dos
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eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e
Lazer e Produção Cultural e Design.
Cursos na UFAL: Administração, Administração Pública, Ciências
Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo,
Design, Direito, Psicologia e Turismo da Universidade Federal de Alagoas
O ENADE resulta no CPC (Conceito Preliminar do Curso) que por sua vez,
a partir do conceito satisfatório dar consequência ao de renovação de
reconhecimento dos cursos registrado através de Portaria a ser expedida pelo
MEC.
Portanto, seja através do ENADE ou das visitas de comissão externas, é
fundamental o planejamento antecipado da IES/UNIDADE/CURSOS de forma
antecipada considerando ou o período do ciclo avaliativo seguinte ou o processo
de visita da comissão in loco.
Uma das ações que subsidiam o planejamento antecipado é a autoavaliação do curso, a elaboração do plano e a sua rigorosa execução, além dos
processos a serem instaurados internamente conforme orientações dos manuais
de orientação da P.E.I. 2
Devem participar desse momento: Coordenação do Curso, colegiado,
CAA da unidade/Campus, direção da unidade.
O plano de auto-avaliação consiste em um documento apresentado pela
CAA com o objetivo de propor ações que visem sanar problemas identificados
nos cursos contribuindo para a sua melhor qualidade.
O Plano de Auto-Avaliação as CAAs considera as seguintes etapas:
1- Diagnóstico das condições do curso. Para essa etapa os seguintes
documentos devem ser utilizados para a coleta e sistematização das
informações:
a) Análise do instrumento de avaliação dos cursos/INEP- aplicar o
instrumento de avaliação ao desenvolvimento do curso, especialmente quanto
aos indicadores das dimensões 1 e 3 e requisitos legais; Ver link
2

Ver em www.ufal.edu.br/pei
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http://www.ufal.edu.br/pei/avaliacao-dos-cursos-ufal/instrumento-de-avaliacaodos-cursos/view
b) Análise do relatório ENADE do último ciclo avaliativo, especialmente no
quesito desempenho discente. O relatório ENADE está disponível na página do
INEP por ano do ciclo avaliativo conforme descrito na página 5 e 6 deste
documento.
2 Apresentação de um plano de ações a partir da identificação das
fragilidades com vistas a saná-las com temporalidade igual a do ciclo avaliativo
do curso ENADE (3 anos) ou tendo como referência o processo de visita in loco
se o curso tiver visita prevista.
3 Relatório de cumprimento do Plano: resultado desse processo, a
coordenação do curso e os demais envolvidos nesse processo, deverão
apresentar à CPA e à Procuradoria Educacional Institucional relatórios anuais
de cumprimento do plano, sendo o primeiro e o segundo entre FEV e ABRIL do
segundo e terceiro ano do ciclo avaliativo ENADE que o curso se enquadra. O
plano e os relatórios serão públicos e poderão ser acessados na página da CPA
e da Procuradoria Educacional Institucional.
1-DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DO CURSO COM BASE NAS ETAPAS
ANTERIORES

1.1

- Análise do instrumento de avaliação INEP

O curso deverá realizar uma auto-avaliação, aplicando na íntegra o
instrumento de avaliação INEP atribuindo um conceito conforme parâmetros e
orientações do instrumento. Os conceitos insatisfatórios (abaixo de 3) deverão
ser objetos do plano de ação. Recomenda-se que esta auto-avaliação seja
resultado de reuniões do colegiado ampliado junto com o NDE do curso.
Mesmo ao avaliar um indicador satisfatoriamente, o curso pode, caso
pondere que deseja melhorar naquele indicador, inserir no plano ações a
serem executadas.
Exemplo:
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DIMENSÃO 1 – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA
Indicador
1.1. Contexto educacional
1.2. Políticas institucionais no âmbito do curso
1.3. Objetivos do curso
1.4. Perfil profissional do egresso
(...)
1.12. Atividades complementares
1.21. Número de vagas
Conceito Médio da Dimensão 1

CONCEITO
2
5
2
3
3
4
xxxx

DIMENSÃO 2 – CORPO DOCENTE

Indicador

CONCEITO

2.1. Atuação do Núcleo Docente Estruturante – NDE
2.2. Atuação do (a) coordenador (a)
2.3. Experiência profissional, de magistério superior e de
gestão acadêmica do (a) coordenador (a)
2.4. Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do Curso
(...)
2.7. Titulação do corpo docente do curso – percentual de
doutores
2.8. Regime de trabalho do corpo docente do curso
2.9. Experiência profissional do corpo docente
Conceito Médio da Dimensão 2

2
4
1
2
3
4
5
2
XXXX

DIMENSÃO 3 – INFRAESTRUTUTRA

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Indicador
3.1. Gabinetes de trabalho para professores Tempo
Integral – TI
(,,,)

NDE e CCGB
3
4

3.3. Sala de professores

5

3.4. Salas de aula

1

3.5. Acesso dos alunos a equipamentos de informática
3.6. Bibliografia básica
3.7. Bibliografia complementar
3.8. Periódicos Especializados

3
4
2
4
5

Conceito Médio da Dimensão 3

XXX

Para cada dimensão analisada deve ser apresentado um texto
qualificando os conceitos atribuídos.

1.2

- Análise do relatório ENADE

Com base nos indicadores registrados e avaliados no último relatório
ENADE do ciclo (para cursos que participam do ENADE) apresentar uma
análise.
Exemplo:
QUADRO 1 - SINOPSE DOS MICRODADOS INEP
MICRODADOS INEP
Ano
Código da Área

RESULTADOS

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Área de Enquadramento
Código da IES
Código do Município
Município do curso
Número de cursos da unidade
Concluintes Inscritos
Concluintes Participantes
Nota Bruta - FG
Nota Bruta - CE
Nota Bruta - Geral
Nota Contínua do Enade
Nota Bruta - Organização Didático-Pedagógica
Nota Padronizada - Organização Didático-Pedagógica
Nota Bruta - Infraestrutura e Instalações Físicas
Nota Padronizada - Infraestrutura e Instalações Físicas
Nota Bruta - Oportunidades de Ampliação da Formação
Nota Padronizada - Oportunidades de Ampliação da Formação
Concluintes Participantes com nota no Enem
Percentual de Concluintes participantes com nota no Enem
Nota Bruta - IDD
Nota Padronizada - IDD
Nota Bruta - Mestres
Nota Padronizada - Mestres
Nota Bruta - Doutores
Nota Padronizada - Doutores
Nota Bruta - Regime de Trabalho
Nota Padronizada - Regime de Trabalho
CPC contínuo
CPC Faixa

2 - Pano de ações
O plano deve constar:

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2.1- APRESENTAÇÃO:
Breve contextualização da situação do curso quanto ao plano
apresentado. Apresentar conforme o diagnóstico das deficiências apresentadas
nos resultados do ENADE/CPC e instrumento de avaliação/INEP
.
Outras fragilidades podem até ser apresentadas, porém é preciso ter em
mente a real possibilidade de solução das mesmas, assim recomendamos aterse apenas aos indicadores insuficientes identificados.
2.2- INDICADORES DE INSUFICIÊNCIA
PLANO DE MELHORIAS
Ações Planejadas
Apresentar pontualmente as ações planejadas para sanar os indicadores
mal avaliados. INDICADORES do instrumento não aplicáveis a situação do
curso devem ter o registro como “NSA” – “Não se aplica”, ou acompanhada da
observação de que o curso/IES já atende a referida ação. Para cada ação
identificar o indicador a que refere no instrumento de avaliação/ INEP.
O plano de ação deve considerar a exequibilidade das ações, a
temporalidade, a primazia pelo uso de espaços coletivos/compartilhados da
unidade/campus que faz parte quando pertinente. Portanto, para os cursos que
participam do ciclo avaliativo ENADE sem visita in loco, deve ser considerado
os 3 anos do ciclo. Para cursos que estão, apenas em processo de avaliação in
loco (cursos novos – Ato regulatório de Reconhecimento de Curso – considerar
o tempo de integralização de 50% da CH do curso.
EXEMPLO
AÇÃO 1 – REELABORAÇÃO DO PPC

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Indicador do Instrumento de Avaliação do INEP-MEC: 1.1 Contexto educacional
do curso.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Elaborar novo PPC que contemple de modo suficiente
as demandas efetivas relacionadas a natureza econômica, social, cultural,
política e ambiental.
RESPOSNÁVEIS: CCG/PROGRAD, NDE, COLEGIADO, PROFESSORES,
REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL
AÇÃO 2 – SEMINÁRIOS ENADE
Indicador do Instrumento de Avaliação do INEP-MEC: 1.2 Políticas
institucionais no âmbito do curso.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Aprimorar no PDI para muito boa no que concerne
as políticas institucionais no âmbito do curso segundo as atividades de ensino,
extensão e pesquisa.
RESPOSNÁVEIS:

AÇÃO 3 –
Indicador do Instrumento de Avaliação do INEP-MEC: 1.1 Contexto educacional
do curso.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
RESPOSNÁVEIS: CCG/Prograd, NDE, colegiado, professores, representação
estudantil
AÇÃO 4 –
Indicador do Instrumento de Avaliação do INEP-MEC: 1.1 Contexto educacional
do curso.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
RESPOSNÁVEIS:
ATENÇÃO! As ações referentes à revisão bibliográfica deve ser precidada de
um levantamento da bibliografia disponível na biblioteca e sua real adequação à

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bibliografia exigida nos formulários do PPC, efetuando as adequações
necessárias no PPC ou solicitando aporte de acervo ao SIBI/UFAL tendo em
vistas as demandas estabelecidas no Instrumento de Avaliação de Cursos do
INEP para os indicadores relacionados à bibliografia. Para tanto ver os manuais
de orientação e planilhas cheklist de revisão bibliográfica na página da P.E.I.
Após a descrição das ações dimensionar através de metas, objetivo e
prazo, por dimensão do instrumento de avaliação/INEP, conforme quadro
abaixo:
Após definir as ações, separar por dimensão, conforme instrumento de
avaliação INEP/MEC - Abril/2016. O resultado a obter de cada Indicador
deverá ser >= 3.

Dimensão 1 - Organização didático-pedagógica
Ação/ Indicador

Objetivo

Descrição da
ação a ser
executada

Meta (A meta
deve ser
dimensionada
em termos
quantitativo)

Prazo e
Responsável

Descrição da
ação a ser
executada

Meta (A meta
deve ser
dimensionada

Prazo e
Responsável

AÇÃO 1/ 2...
Indicadores
relacionados

Dimensão 2 – Corpo Docente
Ação/ Indicador

Objetivo

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em termos
quantitativo)

AÇÃO 1/ 2...
Indicadores
relacionados

Dimensão 3 – Infraestrutura
Para essa dimensão as coordenações de curso da unidade/campus devem considerar junto
aos diretores/campus das unidades a organização/utilização/uso de espaços coletivos
quando for o caso. Por exemplo: laboratórios de sala aula, laboratórios específicos, etc.
Ação/ Indicador

Objetivo

Descrição da
ação a ser
executada

Meta (A meta
deve ser
dimensionada
em termos
quantitativo)

Prazo e
Responsável

AÇÃO 1/ 2...
Indicadores
relacionados

2.3. Cronograma de Execução
A partir do plano acima, apresentar cronograma abaixo
Exemplo:
Ação Prevista

Indicador
(Instrumento de
avaliação)

Dimensão
Avaliativa

Prazo de
conclusão

Competência
Gestor
responsável

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3- Relatórios de Acompanhamento das Dimensões:
● A Coordenação juntamente com o NDE apresentará no segundo e terceiro
ano do ciclo o relatório de cumprimento do plano. Pós ENADE deverá ser
apresentado um relatório final. Os relatórios deverão ser apresentados
entre fev e abril de cada ano, portanto ao todo serão 3 relatórios. Os
mesmos serão públicos.
● Para os cursos que entrarão em processo de reconhecimento de curso,
portanto a partir da integralização da CH de 50% a 75% do curso, deve
ser considerado 2 relatórios: o relatório 1 deverá ser apresentado com 3
meses antes de integralização de 50% da CH, o relatório 2 ao final da
abertura do FE 1 e-MEC.
● No relatório final apresentar todas as ações constantes do protocolo de
compromisso.

INSTITUIÇÃO
UNIDADE
CURSO:
COD. CURSO:
Membros do NDE e colegiado:
Membros da CAA
CORPO DOCENTE
CORPO TÉCNICO
Ações Planejadas para o período

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Apresentar pontualmente as ações planejadas para sanar os indicadores mal
avaliados. Pode ser a reprodução da tabela de Ações respectivas ao relatório
em questão.
Ações Realizadas no período
Apresentar pontualmente as ações realizadas conforme as ações planejadas
descritas no item anterior do presente manual.
Ações Pendentes
São ações pendentes aquelas que não foram executadas integralmente ou
cujos prazos de execução apresentados, não puderam ser cumpridos,
conforme cronograma original.
Apresentar pontualmente as ações pendentes de realização conforme as
ações planejadas descritas no item anterior do presente manual, devidamente
acompanhadas das respectivas justificativas pelo não atendimento, bem como
os novos prazos de realização.
Cronograma de Execução
Apresentar o Cronograma de Execução efetivamente realizado com o
replanejamento das eventuais pendências.

Exemplo:

Ação
Prevista

Indicador
(Instrumento)

Dimensão
Avaliativa

Prazo de conclusão

Competência Executada
(gestor Responsável (sim ou não?)

Imediata 30 dias 60 dias 90 dias
180 dias 365 dias
Ação

1.5 + 1.6

Dimensão
1

16

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Ação

Ação

2.18

Dimensão
2

3.8 + 3.10

Dimensão
3

Prazo Final de conclusão

Considerações finais
Esse espaço deve ser utilizado para eventuais considerações que se
façam necessárias para maior clareza das informações contidas no relatório.
Assinatura
Assinatura dos membros do NDE e colegiado e direção da UNIDADE.
Anexos
Podem ser anexados até nove (9) documentos que comprovem as ações
realizadas, todos em formato PDF.
Inserir ata da reunião que aprovou o relatório e lista de presença com assinatura
dos membros do colegiado, NDE, Centro Acadêmico, Comissão de Auto
Avaliação, direção da unidade.
Observação: Essa mesma estrutura pode ser utilizada tanto nos relatórios de
acompanhamento, como também do relatório final. Nesse último, entretanto, há
de se acrescentar NECESSARIAMENTE nas considerações finais um texto
explicitando a conclusão do relatório.
Envio: o Plano de AutoAvaliação, os relatórios deverão ser enviados via
Memorando Eletrônico – SIPAC.

17
                
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