8 de julho: Ufal faz homenagem à ciência e a seus pesquisadores

Este dia também é uma data para reflexão e para cobrar mais investimento em pesquisa para trazer melhorias à vida das pessoas
Por Simoneide Araújo - jornalista
08/07/2022 08h16 - Atualizado em 08/07/2022 às 12h25

Alguém consegue imaginar a vida, hoje, sem os avanços que conquistamos graças à ciência e aos pesquisadores? Pois é, fica difícil pensar o mundo sem educação, sem inovação, sem tecnologia e sem desenvolvimento sustentável. Por isso, neste 8 de julho – Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a Universidade Federal de Alagoas rende todas as homenagens aos pesquisadores e pesquisadoras que dedicam suas vidas a produzir ciência, a qualificar mais profissionais e a formar mais cientistas por meio dos nossos 15 cursos de doutorado e 45 de mestrado.

Ciência quer dizer conhecimento! Conhecimento que possibilita avanços nas áreas da saúde, educação, alimentação, tecnologia, inovação e tantas outras. Conhecimento que transforma, que melhora vidas e que busca um mundo melhor. Hoje é dia de comemorar as conquistas, mas também é dia de chamar a atenção para a importância de investimento em educação e ciência, para que os avanços continuem e as pesquisas possam trazer mais resultados e melhorias para vida das pessoas.

Ciência também é vida e promove o bem-estar da população! Por isso, essa data é importante para destacar a relevância das pesquisas científicas e o quanto elas representam em termos de avanços para a sociedade nas mais diversas áreas, principalmente nos tempos atuais, com pandemia de covid-19. Nos últimos dois anos e meio, a pesquisa científica e os pesquisadores tiveram destaque em todo o mundo. Como é o caso do trabalho de Jaqueline Goes de Jesus, uma das coordenadoras da equipe de pesquisadores que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do coronavírus circulante na América Latina – apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil.

Esse dia também é importante para despertar nos jovens o gosto pela ciência e para divulgar o saber científico para a sociedade. Por isso, a Ufal, enquanto instituição que desenvolve ensino, pesquisa e extensão, tem buscado, cada vez mais, mostrar que faz ciência e qual o impacto disso na vida de cada cidadão, além de incentivar a pesquisa científica desde a graduação, porque defende incansavelmente a educação pública de qualidade e a ciência.

Para o reitor Josealdo Tonholo, esse dia 8 de julho tem de ser uma data de reflexão sobre a importância do conhecimento, da ciência transformadora. “É a ciência transformadora que faz com que as nossas desigualdades sejam reduzidas, que faz chegar saúde à casa de cada cidadão e cidadã, que faz chegar comida de qualidade, aquela que faz com que a gente tenha segurança. Falo da ciência que permite a inclusão e a construção de um país cidadão”, destacou.

E continua: “É um dia para comemorar as conquistas, claro, mas é também um dia para refletir sobre o descaso que temos tido em relação à ciência, à tecnologia e à inovação e à própria educação superior, numa tentativa estruturada de desmonte das universidades, particularmente, as federais, que são as maiores produtoras de ciência e tecnologia do nosso país. Meu abraço a todos e todas que fazem ciência, que buscam soluções para melhorar a nossa sociedade. Parabéns às cientistas e aos cientistas! Parabéns à ciência brasileira que resiste bravamente”.

Por falar em resistência, a Ufal, mesmo diante de tantas adversidades enfrentadas devido aos cortes em seu orçamento ao longo dos anos, tem crescido em qualidade e quantidade de produções científicas. Tudo isso, graças ao trabalho dos pesquisadores e pesquisadoras que dedicam suas vidas a produzir ciência, a qualificar mais profissionais e a formar mais cientistas por meio dos nossos 15 cursos de doutorado e 45 de mestrado.

Confira abaixo algumas das pesquisas realizadas pela Ufal. Se quiser saber mais sobre o trabalho dos pesquisadores, é só acessar o portal ufal.br.

Ufal lança duas variedades de cana-de-açúcar melhorada geneticamente

Variedades de cana-de-açúcar da Ufal têm alta produtividade agrícola

Pesquisa da Ufal alerta sobre venda indevida de remédio para cães e gatos

Pesquisa investiga uso da Própolis Vermelha na inibição do câncer bucal

Pesquisa da Ufal é destaque internacional por alto e imediato impacto científico

Pesquisa sobre impacto do óleo no litoral é divulgada em revista internacional

Pesquisadores da Ufal ganham capa da Advanced Engineering Materials

Prêmio para trabalho sobre células que transportam oxigênio pelo vírus da covid

Tecnologia criada pelo Lapis vai monitorar dados médicos de idosos

Estudo aponta relação do fenômeno meteorológico “Alta Bolívia” com a intensificação de chuvas no Nordeste

Fanut divulga resultados da 1ª etapa da pesquisa nacional sobre sono

Projetos com mulheres presidiárias contribuem com a garantia de direitos

Pesquisa aponta que homens sofrem mais os efeitos das noites mal dormidas

Pesquisa de professor de Arapiraca é destaque em evento nacional

Ufal e universidade alemã vão desenvolver pesquisa climática no Sudão

Servidor da Ufal publica pesquisa de doutorado sobre Saramago

Mesmo dia da SBPC

O Dia Nacional da Ciência foi criado em 2001, pela Lei nº 10.221. O Dia Nacional do Pesquisador Científico teve a data sancionada sete anos depois, em 2008, pela Lei nº 11.807.

Essa mesma data, 8 de julho, também é o dia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948. Desde então, busca incentivar a melhoria da educação e do sistema nacional de ciência e tecnologia, além da difusão e da popularização da ciência no País.