Aproveite: última dia de inscrição para o Pré-vestibular Comunitário

O programa Conexões dos Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares selecionará 940 estudantes de escolas públicas para o curso Pré-vestibular Comunitário, com o objetivo de habilitar estudantes oriundos da rede pública para participar do processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas e de outras Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas.

Petróleo: o desafio é formar profissionais

Parafraseando a lema da Petrobras, “O desafio é a nossa energia”, capacitar profissionais para o setor de petróleo, gás e energia é o grande desafio abraçado pelas faculdades de Engenharias nos últimos anos. Em 2010, o setor teve grandes avanços na regulação da exploração do petróleo. Novas leis foram promulgadas, necessárias para fazer frente ao crescimento da produção, particularmente depois das descobertas das reservas do pré-sal, em 2006.

Portadores de doenças inflamatórias aprendem a reconstruir a vida

Aceitar uma doença que não tem cura para muitos não é tarefa fácil. Pensando nisso, a professora e médica do Hospital Universitário, Heloísa Vital, criou há 12 anos o projeto de integração “Reconstruindo Histórias de Vidas”, com o objetivo de prestar apoio psicossocial a pacientes com síndrome auto-imunes multissistêmica que pode se apresentar como artrite reumatóide, lúpus sistêmica, esclerose sistêmica, doença mista do tecido conjuntivo, dermatopolimiosite, entre outras formas.

Pesquisa no Sertão usa feiras livres no registro de identidades territoriais

É indispensável que uma localidade mantenha intactas ou o menos alteradas possível as características identificadoras de sua história ou de sua realidade. Alagoas tem grande número de municípios que carregam consigo essa responsabilidade. Pensando nisso, pesquisadores do Campus do Sertão pretendem facilitar a identificação sócio-cultural de alguns destes lugares, com o projeto de extensão "A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão sob o olhar das feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca".

Pesquisa propõe ações de Educação Ambiental em Delmiro Gouveia

“O lixo e seus desafios: uma proposta para amenizar os seus impactos no meio ambiente na comunidade do bairro Bom Sossego, em Delmiro Gouveia – AL” é a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo professor Aluísio Norberto dos Santos, do Campus do Sertão. A pesquisa objetiva despertar a comunidade para a preservação do meio ambiente, tornando-a consciente das consequências que o lixo pode provocar para a sobrevivência humana.

Progep proporciona uma vida mais saudável aos servidores

Trabalhar bem é trabalhar com saúde! Esse é o foco das ações que serão realizadas por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em parceria com o curso de Educação Física, visando promover a saúde do trabalhador, através da ginástica laboral com os servidores.