Espaço Cultural Salomão de Barros Lima

Casas de Cultura

As casas de Cultura integram um trabalho de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, e funcionam no Espaço Cultural, situado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió. São quase cinco mil alunos estudando línguas estrangeiras e Língua Portuguesa nas casas de Cultura Britânica, Expressão Alemã, Expressão Francesa, Latino-Americana e Luso-Brasileira.

Para informações devem ser feitos contatos com as coordenações: Casa de Cultura Britânica (CCB) – 3336 2907, com a professora Ildney Souza Cavalcanti; Casa de Cultura de Expressão Alemã (CCEA) – 3336 – 2828, com a professora Irene Dietschi; Casa de Cultura de Expressão Francesa (CCEF) - 3336 – 2828, com a professora Stela Lameiras; Casa de Cultura Latino-Americana (CCLA) – 3336 3933, com a professora Laureny Aparecida Lourenço da Silva e Casa de Cultura Luso-Brasileira (CCLB) – 3336 – 2828, com o professor Paulo Valença. No Espaço Cultural funcionam também os cursos de Artes, Música e Teatro, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB).

Pinacoteca Universitária

pina.jpg

Criada em 1981, a Pinacoteca Universitária pertencente à Universidade Federal de Alagoas, nasceu com o propósito primordial de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas. Propósito este, que se concretiza por meio do incentivo à produção artística e à execução de projetos educativos que visam integrar o público estudantil dos diversos níveis e a comunidade alagoana, ao universo da arte contemporânea. Reafirma, assim, o papel social que desempenha enquanto equipamento cultural de uma instituição pública de ensino superior.

Nesse sentido, a Pinacoteca Universitária se firma como lugar destinado a promover o conhecimento e o contato com a arte em geral e, em especial, com a produção contemporânea, buscando ultrapassar o papel de espaço de observação e lazer. Como museu contemporâneo, incorpora o conceito 
de ágora – praça pública, local de interesse coletivo, de debates e escutas. Como disse numa ocasião o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Junior, “...os museus do mundo contemporâneo são todos (ou deveriam ser) locus privilegiados da rés pública - da raiz pública - o que significa entendê-los como lugar de direito e cidadania, de inclusão cultural, de resistência aos preconceitos de toda ordem”.

Visitem o site da Pinacoteca: http://www.ufal.br/pinacoteca/

Telefone: 3214-1545/1428

E-mail: pinaufal@gmail.com

Horário de Funcionamento: 08h30 às 18h

Orquestra Sinfônica Universitária

osu.jpg

Somos a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, denominada Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), um Equipamento Cultural da instituição, vinculado à Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O grupo desenvolve papel marcante por levar educação musical às escolas com o Concerto Didático e por promover a música sinfônica no Estado de Alagoas. Foi fundada em 1981 e é composta por servidores - técnicos e professores -, alunos dos cursos técnicos de música e de graduação, além da comunidade.

A Orquestra Sinfônica Universitária se fortalece no cenário da música de concerto, desenvolvendo projetos musicais como o Concerto Didático, a Quinta Sinfônica e os Concertos Comemorativos.

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Facebook: www.facebook.com/orquestraufal/

Telefones: (82) 3214-1540/1541.

Corufal

O Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) foi oficializado em 1973, e vem realizando, na sua trajetória, concertos sacros, comemorativos e festivais de canto nacionais e internacionais. Em 2013, o Corufal completa 40 anos de existência e comemora essa passagem com dois concertos especiais em setembro e dezembro, dentro do projeto Quinta Sinfônica, no Teatro Deodoro. 

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Telefones: (82) 3214-1540/1541.

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Corufal-Coro-da-Universidade-Federal-de-Alagoas/172935376163135

Corpo Cênico

O Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas é um programa com ações e projetos desenvolvidos pelas Artes Cênicas da Universidade, permeando as áreas do Teatro, Dança, Circo e o universo da Performance. Esse equipamento cultural é voltado à formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes e à pesquisa, produção e difusão anual das artes da cena (teatro, dança, circo, arte da performance, folguedos dramáticos populares, entre outras). 

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Responsável: Professor Dr. Ivanildo Piccoli

Email: ivanildo.santos@ichca@ufal.br

Telefones: (11) 99123-3809

Orquestra Pedagógica

op.jpg

A Orquestra Pedagógica da UFAL é um projeto educativo-cultural voltado para os alunos de extensão, técnico e graduação em Música da UFAL. Ela visa a formação musical através da prática coletiva instrumental. Além de espaço educativo musical, a OPU se propõe a democratizar o acesso a música instrumental orquestral através de concertos didáticos em escolas públicas, comunidades e nas unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas.

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Responsável: Mirian de Melo Abs

Email: miranabs@hotmail.com

NUP – Núcleo de Percussão da Ufal

 O NUP - Núcleo de Percussão da Universidade Federal de Alagoas (antigo Núcleo Temático de Percussão Erudita e Popular da Ufal) foi fundado em 2012 e, desde 2016, conta com a direção do professor Augusto Alves de Morais. Foi criado com o intuito de promover e difundir as artes percussivas de todas as vertentes em nossa instituição e tem realizado um extenso trabalho de criação de grupos, aulas dos mais diversos instrumentos de percussão abertas à comunidade e desenvolvido projetos que visam trazer a vivência artística aos alunos e participantes.

 Também tem promovido um prolífico intercâmbio entre a Ufal e artistas nacionais e internacionais, universidades brasileiras e estrangeiras, por meio de uma série constante de palestras, oficinas e concertos. Dentre os diversos projetos e ações de extensão promovidas pelo NUP, destaca-se o Grupo Percufal – Grupo de Percussão da Escola Técnica de Artes da Ufal que se dedica à criação e à promoção de repertório inédito para percussão, tendo se apresentado em diversos eventos internacionais no nordeste brasileiro.

 O NUP também realiza, anualmente, o Percufal – Encontro Internacional de Percussão da ETA/Ufal, evento que reúne grandes nomes internacionais da percussão, além de professores de outras universidades, artistas de diversas regiões do Brasil e talentos da percussão alagoana, colocando a Ufal no prestigioso circuito internacional da percussão.FOTO PERCUFAL PARA TEXTO DO NUP.jpeg