Portal do Governo Brasileiro

Espaço Cultural Salomão de Barros Lima

Casas de Cultura

As casas de Cultura integram um trabalho de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, e funcionam no Espaço Cultural, situado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió. São quase cinco mil alunos estudando línguas estrangeiras e Língua Portuguesa nas casas de Cultura Britânica, Expressão Alemã, Expressão Francesa, Latino-Americana e Luso-Brasileira.

Para informações devem ser feitos contatos com as coordenações: Casa de Cultura Britânica (CCB) – 3336 2907, com a professora Ildney Souza Cavalcanti; Casa de Cultura de Expressão Alemã (CCEA) – 3336 – 2828, com a professora Irene Dietschi; Casa de Cultura de Expressão Francesa (CCEF) - 3336 – 2828, com a professora Stela Lameiras; Casa de Cultura Latino-Americana (CCLA) – 3336 3933, com a professora Laureny Aparecida Lourenço da Silva e Casa de Cultura Luso-Brasileira (CCLB) – 3336 – 2828, com o professor Paulo Valença. No Espaço Cultural funcionam também os cursos de Artes, Música e Teatro, e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB).

Pinacoteca Universitária

pina.jpg

Criada em 1981, a Pinacoteca Universitária pertencente à Universidade Federal de Alagoas, nasceu com o propósito primordial de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas. Propósito este, que se concretiza por meio do incentivo à produção artística e à execução de projetos educativos que visam integrar o público estudantil dos diversos níveis e a comunidade alagoana, ao universo da arte contemporânea. Reafirma, assim, o papel social que desempenha enquanto equipamento cultural de uma instituição pública de ensino superior.

Nesse sentido, a Pinacoteca Universitária se firma como lugar destinado a promover o conhecimento e o contato com a arte em geral e, em especial, com a produção contemporânea, buscando ultrapassar o papel de espaço de observação e lazer. Como museu contemporâneo, incorpora o conceito 
de ágora – praça pública, local de interesse coletivo, de debates e escutas. Como disse numa ocasião o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Junior, “...os museus do mundo contemporâneo são todos (ou deveriam ser) locus privilegiados da rés pública - da raiz pública - o que significa entendê-los como lugar de direito e cidadania, de inclusão cultural, de resistência aos preconceitos de toda ordem”.

Visitem o site da Pinacoteca: http://www.ufal.br/pinacoteca/

Telefone: 3214-1545/1428

E-mail: pinaufal@gmail.com

Horário de Funcionamento: 08h30 às 18h

Orquestra Sinfônica Universitária

osu.jpg

Somos a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, denominada Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), um Equipamento Cultural da instituição, vinculado à Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O grupo desenvolve papel marcante por levar educação musical às escolas com o Concerto Didático e por promover a música sinfônica no Estado de Alagoas. Foi fundada em 1981 e é composta por servidores - técnicos e professores -, alunos dos cursos técnicos de música e de graduação, além da comunidade.

A Orquestra Sinfônica Universitária se fortalece no cenário da música de concerto, desenvolvendo projetos musicais como o Concerto Didático, a Quinta Sinfônica e os Concertos Comemorativos.

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Facebook: www.facebook.com/orquestraufal/

Telefones: (82) 3214-1540/1541.

Corufal

O Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) foi oficializado em 1973, e vem realizando, na sua trajetória, concertos sacros, comemorativos e festivais de canto nacionais e internacionais. Em 2013, o Corufal completa 40 anos de existência e comemora essa passagem com dois concertos especiais em setembro e dezembro, dentro do projeto Quinta Sinfônica, no Teatro Deodoro. 

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Telefones: (82) 3214-1540/1541.

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Corufal-Coro-da-Universidade-Federal-de-Alagoas/172935376163135

Corpo Cênico

O Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas é um programa com ações e projetos desenvolvidos pelas Artes Cênicas da Universidade, permeando as áreas do Teatro, Dança, Circo e o universo da Performance. Esse equipamento cultural é voltado à formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes e à pesquisa, produção e difusão anual das artes da cena (teatro, dança, circo, arte da performance, folguedos dramáticos populares, entre outras). 

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Responsável: Professor Dr. Ivanildo Piccoli

Email: ivanildo.santos@ichca@ufal.br

Telefones: (11) 99123-3809

Orquestra Pedagógica

op.jpg

A Orquestra Pedagógica da UFAL é um projeto educativo-cultural voltado para os alunos de extensão, técnico e graduação em Música da UFAL. Ela visa a formação musical através da prática coletiva instrumental. Além de espaço educativo musical, a OPU se propõe a democratizar o acesso a música instrumental orquestral através de concertos didáticos em escolas públicas, comunidades e nas unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas.

Onde: Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (antiga Reitoria). Praça Visconde de Sinimbu, 206. Centro.

Responsável: Mirian de Melo Abs

Email: miranabs@hotmail.com