Ir para o conteúdo
GovBR

Resolução nº 52/96 – CEPE , de 14 de outubro de 1996

Disciplina a distribuição de vagas disponíveis nos cursos de graduação da Ufal.


O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, tendo em vista o que consta no Ofício nº 278/96-PROGRAD e de acordo com a deliberação tomada em sessão realizada no dia 14 de outubro de 1996;

CONSIDERANDO o compromisso da Universidade com a formação de profissionais capacitados para a sociedade;

CONSIDERANDO o compromisso de uma instituição pública com atendimento quantitativo e qualitativo da demanda social e,

CONSIDERANDO os encaminhamentos dos Colegiados dos Cursos de Graduação da UFAL,

CONSIDERANDO o Parecer da Câmara de Ensino de Graduação, aprovado em 08 de outubro de 1996.

R E S O L V E:

Art. 1º - Para o cálculo do número de vagas de cada curso num determinado ano, ficam definidas as seguintes simbologias e nomenclaturas:

I – TM: Termo Médio, definido como o número de anos de duração do currículo padrão do curso.

II – PPrev: População Prevista, definida como o produto do número de vagas ofertadas no vestibular pelo Termo Médio.

III – PReg: População Regular, definida como o número de alunos que ingressaram no curso através de concurso vestibular e não ultrapassaram o Termo Médio do curso.

IV – PRes: População Residual, definida como o número de alunos que ingressaram no curso de curso através de concurso vestibular e ultrapassaram o Termo Médio do curso.

V – PDep: População Dependente de Vagas, definida como o número de alunos que ingressaram no curso através de reopção, transferência, rematrícula e equivalência.

VI – PInd: População Independente de Vagas, definida como o número de alunos que ingressaram no curso através de convênio, transferência obrigatória e continuidade de estudos.

§ 1º - Na hipótese de ter havido alteração no número de vagas ofertadas no vestibular num período anterior ao ano em curso igual ao Termo Médio, a População Prevista é calculada como a soma dos números de vagas ofertadas no concurso vestibular durante o referido período.

§ 2º - Nos cursos que apresentam currículo padrão de duração variada em função de modalidades ou habilitações distintas, o Termo Médio é o número de anos de duração da modalidade ou habilitação de menor carga horária total.

Art. 2º - Com a simbologia do Art. 1º o número de vagas (NVagas) de um curso é calculado pela seguinte fórmula:

NVagas = PPrev – (PReg + Pdemp)

Art. 3º - Para garantir a transparência do processo de destinção do número de vagas para o atendimento das solicitações de transferências, reopções, rematrículas e matrículas por equivalência, o Departamento de Assuntos Acadêmicos publicará em data prevista no calendário acadêmico um quadro contendo os dados referentes aos parâmetros listados nos artigos anteriores.

Art. 4º - Em cada ano o número de vagas calculado no Art. 2º serão informados aos interessados através de Editais específicos distribuídos na seguinte proporção:

Para re-matrícula, 20% (vinte por cento) das vagas.

  • Para reopção de curso 20% (vinte por cento) das vagas.
  • Para transferência, 30% (trinta por cento) das vagas.
  • Para portadores de diplomas do Curso Superior, 30% (trinta por cento) das vagas.

§ 1º - As vagas preenchidas na distribuição inicial poderão ser remanejadas.

§ 2º - Análise do pleito dos interessados e a ocupação das vagas anunciadas, serão processadas com base em Resoluções específicas baixadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Art. 5º - Os casos omissos serão resolvidos pelo CEPE, ouvida a Câmara de Ensino de Graduação.

Art. 6º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Coordenadoria dos Órgãos Colegiados Superiores as Universidade Federal de Alagoas, em 14 de outubro de 1996.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.