Relatórios Anuais CPA

A autoavaliação Institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior que abrange todas as instituições de educação superior do país em conformidade com Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004, Portaria do MEC/INEP 2051/2004 entre outros. Trata-se um processo permanente e complexo de autoconhecimento, em construção coletiva, pelo qual as Instituições de Ensino Superior IES, realizam análise crítica de suas ações e de seu processo de desenvolvimento.

Considerada atividade obrigatória para as IES, a autoavaliação (avaliação interna), constitui um dos instrumentos do SINAES utilizados no primeiro momento da avaliação institucional. A importância deste segmento do processo avaliativo deve-se ao seu caráter formativo com o propósito de permitir o aperfeiçoamento, tanto pessoal (dos docentes, discentes e corpo técnico administrativo) quanto da instituição como um todo, na expectativa de promover as mudanças necessárias e o aperfeiçoamento das ações programadas, tendo em vista a garantia da qualidade da educação, aliada ao uso eficiente e eficaz dos recursos disponíveis.

Esta modalidade de avaliação, instituída como componente diretamente ligado à lógica da gestão, configura um processo permanente de levantamento de informações sobre as necessidades elencadas pela comunidade acadêmica e da situação das metas estabelecidas pela instituição para a concretização dos objetivos educacionais, científicos, sociais e tecnológicos visando consolidar o ciclo de planejamento institucional.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), com foco nos 05 (cinco) eixos avaliativos estabelecidas pela CONAES, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização das informações/dados obtidos e seu repasse tanto para a comunidade interna como para a avaliação externa. Este olhar externo, como observação de fora para dentro, é importante porque pode retificar equívocos de percepção cometidos pelos agentes da autoavaliação.

Assim, a avaliação Institucional pode ser utilizada como valioso instrumento para Identificar as potencialidades, fragilidades e limitações da Instituição em suas políticas e práticas, relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão além de favorecer a reflexão sobre a efetividade do planejamento e a eficácia das ações propostas. Como parte essencial de um processo cíclico de autoconsciência deve atuar de forma criativa permitindo novas leituras das dimensões que definem a instituição apreendendo este universo em toda sua complexidade.

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