Procedimentos Operacionais Padrão (POP´s)

No contexto de uma instalação animal, a padronização dos processos por meio dos POPs é particularmente importante para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, bem como, a conformidade com regulamentações e normas específicas do setor.
Com base nas normas atuais do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), citamos as prerrogativas desejadas em uma instalação de roedores.
É fundamental garantir que os parâmetros ambientais sejam monitorados regularmente e mantenham-se dentro das faixas recomendadas para garantir o bem-estar dos animais de laboratório
Lista de verificação diária para inspeção e monitoramento das condições de saúde e bem-estar dos roedores de laboratório.
Fornecer um instruções para a limpeza e desinfecção adequadas de bebedouros utilizados por camundongos e ratos em ambientes de pesquisa e instalações animais. A limpeza regular dos bebedouros é essencial para manter a saúde e o bem-estar dos animais, prevenindo contaminações e garantindo a qualidade da água fornecida.
Esta diretriz tem como objetivo estabelecer orientações aos pesquisadores sobre quais são os requisitos para a aquisição de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, conforme a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, emitida pelo Ministério da Saúde. Considerando a necessidade de obter a “Autorização especial para estabelecimentos de ensino, pesquisas e trabalhos médicos e científicos”, destinada a cada plano de aula ou projeto de pesquisa.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) tem como objetivo estabelecer os procedimentos adequados para o gerenciamento dos resíduos gerados nas instalações animais - A. C. Simões.
Orientações sobre procedimento anestésico de camundongos.