Comulti realiza I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação


30/06/2010 12h28 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (Comulti), do Curso de Comunicação Social da Ufal, por meio do Núcleo de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom), com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Zumbi dos Palmares, realizará o I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação (Senepc) de 6 a 9 de julho. O evento será realizado no Teatro Linda Mascarenhas, a partir das 19h, e terá a participação dos principais pesquisadores da área em nível nacional.

Os estudos relativos à Economia Política da Comunicação ainda são pouco conhecidos e explorados no Brasil, apesar de terem alcançado progressos significativos em escala mundial. Esta área do conhecimento se dedica ao estudo das relações de poder no que concerne à produção, distribuição de bens simbólicos e análise do desenvolvimento das indústrias culturais, visando superar o determinismo econômico e o oligopólio midiático presentes no capitalismo.

Em Alagoas, o crescimento e desenvolvimento dos meios de comunicação a partir dos anos 1980 tornaram o Estado um campo fértil para a análise dos grupos midiáticos locais, fortemente influenciados por fatores políticos e históricos e um crescimento empresarial concentrado em poucos grupos. Diante desse cenário, a perspectiva do seminário é propiciar debates sistemáticos sobre a influência e interferência dos meios de comunicação a serviço do capital e em detrimento da coletividade, na vida cotidiana da sociedade brasileira.

Para isso, nomes como César Ricardo Siqueira Bolaño (Univ. Federal de Sergipe/Presidente da Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Comunicação-ALAIC), Luiz Anastácio Momesso (Universidade Federal de Pernambuco), Valério Cruz Brittos e Bruno Lima Rocha Beaklini (ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS) estarão presentes nas palestras. O evento contará também com a rica contribuição do diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação e Professor Honoris Causa da Ufal, Dr. José Marques de Melo (Univ. Metodista/SP), que lançará seu novo livro “Caminhos Cruzados da Comunicação: política, economia e cultura”, pela editora Paulus.

O seminário é destinado aos estudantes e profissionais de todas as esferas do conhecimento que buscam informações nas áreas de Mídia, Processos Sociais, Economia Política da Comunicação e Emancipação Humana. As inscrições para o seminário já começaram e custam simbolicamente R$ 10,00, que podem ser pagos na abertura do evento ou por meio de depósito na conta 27748-0, Agência 2404, Operação 13, em nome de Júlio Arantes Azevedo, com dados do pagamento sendo enviados para o e-mail do grupo: cepcom.al@gmail.com. O evento terá certificado de 20 horas.

O objetivo do Seminário é propiciar um espaço de discussão com alguns dos mais importantes estudiosos da Comunicação Social sob a base teórica da Economia Política da Comunicação. Serão debatidas questões de âmbito nacional, inclusive estudos realizados por integrantes do grupo alagoano, a fim de travar debates sistemáticos e despertar a visão crítica e intelectual das influências e interferências dos meios de comunicação na vida cotidiana da sociedade.

Para mais informações, acesse o site, ou entre em contato através do e-mail cepcom.al@gmail.com. Veja a programação em anexo.

Leia também: José Marques de Melo no I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação

Pioneiro dos estudos da Economia Política da Comunicação no Brasil no Seminário Alagoano de EPC