José Marques de Melo no I Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação

30/06/2010 12h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Do seu primeiro prêmio, no concurso de monografias promovido pela Prefeitura de Santana do Ipanema-AL em 1960, à recente homenagem com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Estadual da Paraíba, durante o XII Intercom-NE realizado no início deste mês em Campina Grande-PB; vários são os prêmios e as homenagens a José Marques de Melo. Este alagoano saiu do interior do nosso Estado para se tornar referência para as pesquisas em Comunicação no Brasil e um dos mais conceituados pesquisadores do mundo, algo comprovado com a direção da Cátedra Unesco de Comunicação/UMESP.

Jornalista, professor universitário e autor de ampla e inestimável obra, José Marques de Melo estará em Maceió no dia 6 de julho para participar do painel inicial do Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, realizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Comunicação Multimídia, através do seu Núcleo de Crítica à Economia Política da Comunicação (Cepcom-Comulti). Além de apresentar o perfil “Economia Política da Comunicação no Brasil: pioneiros e baluartes”, Melo lançará a sua mais recente publicação, o livro Os Caminhos Cruzados da Comunicação: política, comunicação e cultura (Editora Paulus).

Currículo

O professor José Marques de Melo possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação.

Melo tem uma vasta publicação científica, que passa de meia centena de livros e coletâneas, mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Além de ter fundado e dirigido algumas sociedades científicas no espaço ibero-americano. Devido à sua posição de destaque nos estudos sobre comunicação, ele é o presidente de honra e membro do Conselho Curador da Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do qual é um dos fundadores.

O jornalista e pesquisador faz parte do corpo editorial de treze revistas científicas, dentre brasileiras e estrangeiras, e tem vasta experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, pensamento comunicacional latino-americano, história das ciências da comunicação.