VI Congresso Acadêmico promove intercâmbio científico nos Campi

A Universidade Federal de Alagoas realiza o VI Congresso Acadêmico, de 23 a 28 de novembro, nos Campi A. C. Simões e Arapiraca. Com o tema "Excelência Acadêmica com Inclusão Social", o congresso é composto por cinco eventos: o XVIII Encontro de Iniciação Científica, a VIII Semana de Extensão Universitária, a VI Semana de Cultura Africana, a V Semana Alagoana de Empreendedorismo e a Jornada das Unidades Acadêmicas.

18/11/2009 11h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h50

Roberta Batista e Avanny Oliveira -estagiárias de Jornalismo

Este ano o evento vai contar com atividades simultâneas nas 22 Unidades Acadêmicas no Campus Maceió, no Campus Arapiraca, e nos polos, além das unidades de Ensino a Distância (EAD). “ Contamos com a participação de toda a comunidade universitária e do público externo neste grande momento de aprendizagem, debates e troca de saberes”, disse o vice-reitor e coordenador do evento, professor Eurico Lôbo.

O Congresso Acadêmico 2009 tem 2008 trabalhos inscritos, divididos nas seguintes categorias: 183 monografias, 326 trabalhos de extensão, 495 outros trabalhos, 492 Pibic e 512 pesquisas. Nas unidades acadêmicas, 472 eventos acontecerão, sendo 99 palestras, 52 mesas redondas, 173 minicursos, 29 oficinas e 119 outros trabalhos. No total são 6559 autores de trabalhos, sendo 1507 apresentadores e 1545 orientadores. O Campus Arapiraca terá 44 minicursos, 6 palestras, 6 mesas redondas, 9 oficinas e 9 na modalidade outros trabalhos, sendo o total de 74 eventos.

Trabalhos

Os trabalhos estão divididos nas modalidades: Extensão, Pibic, Tcc, Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação) e Outros Trabalhos, que são os já apresentados em outros eventos. Todos os trabalhos inscritos serão apresentados em suas respectivas unidades acadêmicas nos Campi .

Os melhores trabalhos de cada modalidade, selecionados pelas unidades acadêmicas serão premiados com o Certificado de Excelência Acadêmica nas solenidades de encerramento do Congresso, que serão realizadas, no dia 28 de novembro, às 12 h, em Maceió, e, às 16h, em Penedo.

Cada Unidade Acadêmica constituirá um Comitê de Avaliação, que selecionará os dois melhores trabalhos de cada modalidade por curso.

Programação

Na segunda-feira, 23 de novembro, ocorrerá a Conferência de Abertura, às 9h, no auditório da Reitoria e, às 15h, no auditório do Campus Arapiraca. A Cerimônia de Abertura contará com a participação do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira.

Após a Cerimônia de Abertura, no dia 23, e durante os dias 24 e 25 de novembro, haverá apresentação e avaliação de trabalhos das cinco modalidades nas Unidades Acadêmicas, em Maceió e em Arapiraca, das 8h às 22h.

Nos dias 26, 27 e 28, quinta, sexta e sábado, acontecerão minicursos, palestras, debates mesas redondas e painéis, também nas unidades, das 8h às 22h. Também na sexta-feira, 27, acontecerá a Noite da Cultura Africana, com apresentação de dança, música, culinária e vestimenta, das 16h às 22h.

Já no sábado, 28, será a vez da apresentação dos trabalhos de EAD, das 8 às 12h. A partir das 12h, haverá o encerramento com premiação dos melhores trabalhos do Campus A. C. Simões ,em Maceió, e às 16h, ocorrerá  o encerramento com premiação dos melhores trabalhos do Campus Arapiraca ,em Penedo.

Iniciação Científica

A professora Silvia Uchoa, coordenadora de pesquisa da Propep. Destaca que o XIX Encontro de Iniciação Científica da UFAL, realizado durante o Congresso Acadêmico, tem o apoio da Fapeal. “Este apoio foi fundamental para a realização do evento, pois pela primeira vez teremos 12 avaliadores externos (professores vindos de outras universidades, a maioria deles pesquisadores do CNPq) para contemplar as diversas áreas envolvidas em Pesquisa na Ufal”, destaca a coordenadora.

Cada um destes pesquisadores irá proferir uma palestra, o que irá aumentar o intercâmbio de conhecimentos. Além dos professores externos, os professores pesquisadores da Ufal vão proferir palestras durante o Encontro. “O Encontro de IC é o momento em que as atividades de pesquisa neste nível são avaliadas, pois cada um destes professores irá relatar ao CNPq  a sua experiência na UFAL” explica Silvia Uchoa.

Certificados

Os certificados de participação referentes à programação nas unidades serão emitidos com base nas relações de presença enviadas para a Comissão Organizadora e estarão disponíveis, após o Congresso, no site do evento.

Encerramento em Penedo com Feira Gastronômica

O encerramento do Congresso Acadêmico do Campus Arapiraca, será marcado pela II Feira Gastronômica do Polo Penedo, no dia 28, a partir das 16h, na Praça do Convento, em Penedo. Leia mais informações sobre a II Feria Gastronômica

Confira alguns eventos das Unidades Acadêmicas durante o Congresso

Todas as informações sobre o Congresso Acadêmico estão no site.