Campus Arapiraca é finalista no concurso do Banco Real

Projeto do Campus Arapiraca está entre os finalistas do 12º Concurso Banco Real Universidade Solidária. O Projeto "Pontos Verdes: articulação entre coletadores de resíduos sólidos" e o Programa Municipal "Arapiraca cada vez mais limpa", sob a coordenação do professor Marconi Tabosa de Andrade, concorre a recursos financeiros e suporte técnico, para execução de ação de extensão de cunho social e ambiental na comunidade de Mangabeiras, localizada no município de Arapiraca.

19/11/2009 10h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h50
Estudantes da Ufal em pesquisa de campo

Com o tema “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”, o concurso seleciona os dez melhores projetos, considerando os pareceres da comissão julgadora. O valor do recurso é de 40 mil reais por projeto, que serão repassados às instituições selecionadas e destinados, exclusivamente, à sua execução.

Como premissa para a elaboração e execução dos projetos, o Banco Real – Grupo Santander Brasil e o UniSol adotam as seguintes parâmetros conceituais:

Extensão Universitária: processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Desenvolvimento Sustentável: com base no relatório da Comissão Brundtland, de 1987, a organização do Concurso entende que ações que visem ao desenvolvimento sustentável, devem atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender a suas próprias necessidades.

O concurso financiará projetos de caráter educativo, considerando as potencialidades e as demandas das comunidades. Todos deverão apresentar ações que levem ao empoderamento e autonomia da comunidade, por meio de ações voltadas ao desenvolvimento local e à geração de renda.

A Comissão Julgadora dos projetos é constituída por representantes do Banco Real – Grupo Santander Brasil, do UniSol e por profissionais de reconhecida atuação na área acadêmica e social.

O Encontro entre as IES selecionadas, o UniSol e o Banco Real – Grupo Santander Brasil acontece este mês.

Comunidade próxima ao lixão de Arapiraca

Com informações do Blog do Roberto Gonçalves

Um dos principais problemas enfrentados pela comunidade formada na grande maioria por catadores, pessoas e desempregadas está relacionada à falta de água. O armazenamento é feito em vasilhames improvisados sem nenhuma condição de higiene.

As pessoas que utilizam essa água estão vulneráveis a contrair doenças principalmente diarréias doenças de pele e hepatite. A água é levada em carros pipas pela Prefeitura e essa distribuição não atende a toda a comunidade principalmente dos barracos improvisados.

A localidade, próxima ao lixão de Arapiraca, é infestada de ratos, baratas e outros vetores. Além disso, os esgotos correm a céu aberto. A população sofre com a péssima iluminação pública e a violência. O único Posto de Saúde está distante cinco quilômetros da comunidade.

O projeto do Campus da Ufal apresenta algumas propostas para melhorar a qualidade de vida dessa comunidade.