Campi Maceió e Arapiraca terão Sistema Capes Web TV

17/11/2009 09h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h49
Lançamento da Web TV e do Portal de Periódicos

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas será uma das contempladas com o Sistema Capes de Web TV que permite, de forma autônoma, que a instituição crie e divulgue as notícias locais que sejam de interesse da comunidade acadêmica.

O sistema foi lançado na última quarta-feira, 11 de novembro, na sede da Capes, em Brasília, durante solenidade de apresentação do novo Portal de Periódicos. Além da reitora Ana Dayse Dorea, a Ufal se fez representar pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, pela diretora da Biblioteca Central, Cristiane Cyrino, e pela jornalista Diana Monteiro, da Assessoria de Comunicação.

Tendo como proposta a criação de redes de comunicadores pela Capes, o sistema Web TV consiste em mais um espaço de divulgação de ações e o conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade da instituição.

O Pró-reitor Josealdo Tonholo informa que o sistema vai contemplar os Campi Maceió e Arapiraca, instalando-se nos seguintes locais: Saguão, Sala de Treinamento, Sala de Periódicos da Biblioteca Central, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), Gabinete da Reitora, Restaurante Universitário, Bibliotecas da sede Arapiraca, dos Polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios.

Para o funcionamento do Sistema já foram encaminhadas providências para a aquisição de equipamentos. Conforme foi demonstrado, o sistema poderá ser acessado por meio de terminais de computador e monitores de LCD com acesso à internet. Essa ferramenta de comunicação não emite som, mas utiliza-se de legenda, de forma similar à instalada nos aeroportos.

Agilidade

Através da Capes Web TV será possível divulgar informações importantes à comunidade acadêmica sobre o Portal de Periódicos da Capes, incluindo notícias sobre coleções e novas bases de dados, novidades no sistema de pesquisa no acervo, conteúdos em avaliação, vídeos com treinamentos no uso das bases de dados científicos que integram o Portal de Periódicos, acessíveis em qualquer horário do dia, durante toda a semana.

Pelo Sistema Web TV será possível obter também informações sobre a atuação da Capes no fomento e avaliação da pós-graduação, bem como na formação de professores para a educação básica; novidades sobre oportunidades para a comunidade acadêmica, como concurso, editais, bolsas, dentre outras. Mais informações na Propep.