Capes lança novo Portal de Periódicos

Reformulado, site permite buscas integradas e acesso personalizado. A Ufal foi representada no evento pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo.

13/11/2009 11h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h49
Mesa de lançamento do novo Portal

Fonte: Universia (fotos da assessoria da Capes)

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) lançou nesta quarta-feira, 11 de novembro, em Brasília, o novo Portal de Periódicos, que está disponível para acesso de todas as universidades federais. A reformulação do Portal tem o objetivo de facilitar o acesso à informação científica disponibilizada.

Dentre as novidades, está a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo por meio de pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. O layout do Portal também foi remodelado com a intenção de tornar a navegação mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo do site, de acordo com a área de interesse do pesquisador.

O lançamento faz parte do Projeto de Atualização Funcional e tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria entre a Capes e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Os recursos foram desenvolvidos pela equipe do Portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris. Durante o período inicial, de implantação do Projeto, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal de Periódicos.

No mesmo evento, foi apresentada a Capes WebTV, que irá oferecer às instituições participantes uma grade de programação que inclui treinamentos para o uso do Portal de Periódicos, notícias e informações sobre a Capes, além de conteúdo local produzido pelas próprias universidades. A programação será transmitida por monitores LCD instalados nos campi das instituições.

Inicialmente, apenas as IFES (instituições federais de Ensino Superior) foram convidadas para receber o conteúdo produzido pela assessoria de comunicação da Capes. Além disso, as instituições poderão produzir conteúdo internamente para compor a programação. A previsão é que a Capes WebTV, que será acessível por meio do Portal de Periódicos, esteja em funcionamento em março de 2010.

Outras informações podem ser obtidas no Portal de Periódicos ou pelo e-mail fabio.pereira@capes.gov.br.