Obquali
O QUE É O OBSERVATÓRIO DO DIREITO À INCLUSÃO E DA QUALIDADE EDUCATIVA – OBQUALI?
Programa de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à sua Pró-Reitoria de Extensão, que, como tal, materializa a relação entre Universidade e Sociedade, possibilitando o diálogo, a troca e a construção de conhecimentos, numa perspectiva de transformação tanto da sociedade, quanto da universidade.
QUAIS AS MOTIVAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO OBQUALI?
- A compreensão da Educação como práxis social e histórico, portanto, resultante dos interesses em conflito na sociedade, exigindo a atuação dos diversos sujeitos coletivos, dentre os quais, a universidade, em seu caráter de organização social produtora de conhecimento e corresponsável pela construção do projeto de sociedade;
- A compreensão de que a educação é vetor determinante na construção do projeto de sociedade, sendo mediação para o acesso equânime de todos(as) aos bens materiais e simbólicos;
- O cenário da educação em Alagoas que revelam flagrante injustiça no acesso à educação de qualidade, notadamente para os grupos e classes sociais historicamente empobrecidos, material e culturalmente;
- A certeza de que ao cesso à informação, também relativa ao campo da educação, exige a contribuição do saber acadêmico, possibilitando que ela seja transformada em conhecimento capaz de subsidiar a participação da sociedade nas decisões sobre políticas públicas da educação;
- A firme opção ética por uma educação em que sua qualidade considere não apenas os critérios técnicos e econômicos , mas também os critérios de justiça social e do interesse público.
QUAIS OBJETIVOS DO OBQUALI?
Objetivo Geral
Contribuir com a ampliação da inclusão, da inovação e da melhoria do desempenho da educação pública de Alagoas, como caminhos para o seu desenvolvimento integral (Humano, Social, Econômico, Político e Ambiental).
Objetivos Específicos
- Produzir, sistematizar e disponibilizar dados das diversas fontes existentes sobre a Educação Pública em Alagoas, visando a análise de Políticas Educacionais (regulação, gestão e avaliação) e Práticas Pedagógicas;
- Desenvolver processos e disponibilizar espaços de Formação para estudantes, pesquisadores, profissionais e os diversos atores que atuam, direta ou indiretamente na educação básica do Estado;
- Constituir estratégias de articulação entre atores do contexto educacional alagoano com a Universidade Federal, Secretarias Estadual e Municipais e outros atuantes em espaços não formais de educação, atores sindicais e políticos, visando potencializar ações, engajar forças e socializar estratégias e táticas na solução de problemas relacionados à melhoria dos índices educacionais.
- Identificar práticas pedagógicas nas redes e nas unidades de educação (formal e não-formal) que possam ser replicadas e correspondam aos desafios enfrentados pela educação no Estado
- Identificar e analisar dados sobre a inclusão de pessoas com deficiência em todo o processo educacional e da implantação do Atendimento Educacional Especializado - AEE, considerando as metas do Plano Nacional, Estadual e dos Planos Municipais
- Analisar de modo especial, os indicadores referentes à inclusão (acesso e permanência) de grupos étnicos, a exemplo dos pretos e pardos.
- Realizar pesquisas sobre os impactos causados pela Pandemia da COVID-19 nos processos pedagógicos, a exemplo dos novos protocolos para a gestão da sala de aula, ensino híbrido, assim como sobre seus efeitos nos índices de matrículas, abandono escolar e evolução da aprendizagem, e formação dos profissionais, professores e funcionários.
EQUIPE DO OBQUALI:
Coordenador geral:
Prof. Jorge Eduardo De Oliveira
Equipe de Coordenação:
Prof. Alcivam Oliveira (http://lattes.cnpq.br/1674125680199809
Prof. Cezar Nonato
Prof. José Marcio
Consultora Internacional Rita Hipólito
AÇÕES REALIZADAS
Monitoramento do Plano Estadual de Educação de Alagoas (link)
LINKS IMPORTANTES