2016

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Maria Valéria Costa Correia
Reitora

José Vieira da Cruz
Vice-Reitora

Joelma de Oliveira Albuquerque
Pró-Reitora de Extensão

Maria Betânia Gomes da Silva Brito
Coordenadora de Extensão

Janda Maria Alves de Alencar
Coordenadora do Programa Conexões de Saberes

Ana Maria Bastos
Jobson Lima dos Santos
Secretaria Administrativa

Robson Antônio Amorim Carneiro
Demétrio Torres da Silva
Sandra Santana Xavier de Souza
Coordenação de Extensão

Ana Paula Nascimento dos Santos
Alex Sousa de Oliveira
Setor Técnico de Projetos

Jailson dos Santos Albuquerque
Giselle Silva do Nascimento
Iris Danielle Tenório Pinto Lima
Assessoria de Ações de Extensão

Ulysses Gomes Cortez Lopes
Meio Ambiente

Ivanildo Piccoli Lubarino dos Santos
Coordenador de Assuntos Culturais

2

Sumário

Apresentação......................................................................................................................................................4
Introdução...........................................................................................................................................................4
Das medidas Administrativas.............................................................................................................................5
Das metas e resultados do PDI...........................................................................................................................7
Dos dados acerca das ações de extensão na UFAL - PROEX EM AÇÃO E EM NÚMEROS.......................16
Conclusão.........................................................................................................................................................18

3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
RELATÓRIO ANUAL – 2016
Apresentação
O ano de 2016 foi um ano de muito trabalho, de dificuldades de ordem política e financeira na esfera
da administração geral, mas também de muitas conquistas para nossa universidade. A Proex – Pró-Reitoria
de Extensão é composta por duas coordenações: a Coordenação de Programas e Projetos de Extensão (que
funciona no Campus A.C. Simões situado no bairro do Tabuleiro dos Martins, prédio da Reitoria), além dos
setores de apoio a eventos, setor de gestão do SIGAA, programa Conexões de Saberes e secretaria executiva;
e a Coordenação de Assuntos Culturais (que funciona no Espaço Cultural, situado na Praça Visconde de
Sinimbú, Centro), ambas em Maceió. Esta Pró-Reitoria atende uma diversidade de interesses e ações que
convergem para a relação entre a sociedade e a comunidade alagoana, pois a Ufal não está mais só na capital.
Há 10 anos se instalava o Campus Arapiraca e suas respectivas Unidades Educacionais (Penedo, Palmeira
dos Índios e Viçosa); e há seis anos tinham início as atividades do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia e
sua unidade educacional em Santana do Ipanema.
A Proex também é composta pelos denominados “Equipamentos Culturais”, a saber: Museu Théo
Brandão de Antropologia e Folclore; Museu de História Natural; Usina Ciências; Pinacoteca universitária;
Orquestra Sinfônica Universitária; CorUfal; e Espaço Cultural, além do Corpo Cênico e Centro de
Documentação e Memória Artístico-Cultural da UFAL (ambos criados em 2016), todos na cidade de Maceió.
Em Penedo contamos com o Centro de Extensão Universitária – CEU, além de estar em curso a reforma e
organização de novos equipamentos, a exemplo do Cine Penedo (cedido pelo IPHAN), e o Museu do Rio
(Parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, e já conta com projeto com bolsa aprovado pela PROEX).
Também está previsto na Política Cultural, consolidar programas já existentes nas sedes e suas Unidades
Educacionais, a exemplo do CorUfal Sertão, além de outras iniciativas junto ao Museu de História Natural
que já estão em andamento. Ainda como estruturas ligadas à Proex, contamos com o Núcleo de Estudos
Afro-Brasileiros – NEAB (Localizado no Espaço Cultural, praça Sinimbu), e a Assessoria de Educação em
Direitos Humanos e Segurança Pública (localizada no prédio da reitoria). Eis a complexidade das ações
desenvolvidas na PROEX, e esperamos que este relatório reflita o tamanho deste desafio.
Introdução
O presente relatório é composto de informações de duas ordens: a primeira são os resultados
relativos às metas postas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2013-2017); a segunda ordem
de informações são as ações que extrapolaram as metas do PDI e fazem parte de uma nova política
institucional que vem sendo construída pela nova gestão da UFAL (2016-2019). Desta forma, apresentamos
uma síntese do que se construiu no ano de 2016, considerando a diversidade de ações que fazem parte desta
Pró-Reitoria, a saber: eventos, cursos, programas, projetos e produtos. Cabe ressaltar que em 2016, adotouse a política de que cada equipamento cultural tenha um programa e que suas ações sejam cadastradas
associadas a este programa no módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades
Acadêmicas (SIGAA), o que foi incentivado durante todo o ano.
Toda a estrutura mencionada está assentada na Política Nacional de Extensão Universitária, nos
princípios da Gestão Outra Ufal, a saber: transparência, democracia, e referência social. Estes elementos
aparecem nas decisões tomadas, na dinâmica de trabalho implementada, nas novas políticas para os
4

programas e projetos. Também vem sendo considerada toda a discussão do Fórum de Pró-Reitores de
Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) juntamente com o
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino
Superior (FORPLAD) acerca dos indicadores institucionais, em especial, os indicadores de extensão, para
que possamos discutir o financiamento da extensão nas IES com mais clareza, a partir de dados objetivos e
auditáveis. Cabe ressaltar que os limites orçamentários, contingenciamentos e cortes afetaram os programas
e projetos de diversas formas. Sendo assim o presente relatório está organizado da seguinte forma: 1) Das
medidas administrativas tomadas em 2016; 2) Das metas e resultados do PDI; 3) Dos dados acerca das ações
de extensão na UFAL; 4) e Conclusões.
1) Das medidas Administrativas
O quadro abaixo revela as principais medidas administrativas tomadas na linha de materializar a
Política de Extensão na UFAL:
Objeto

Descrição

1.

Casas de Cultura
(Cursos de Línguas):
Casas de Cultura de
Expressão Alemã
(CCEA), de Cultura
Latino-Americana
(CCLA), de Cultura e
Expressão Francesa
(CCEF), Casa de
Cultura Britânica
(CCB), e da Casa de
Cultura LusoBrasileira (CCLB).

Reestruturação: por orientação da Procuradoria Federal, em parceria com a
Faculdade de Letras (FALE), depois de diversas reuniões, o projeto foi
reestruturado de forma que a Universidade assumiu o financiamento do
Programa, sendo implementada uma nova política que tem como
características principais: a) ter um foco formativo para os Licenciandos dos
cursos de Letras da UFAL, uma vez que estes atuam como monitores das
turmas e estão sob a orientação dos professores das casas; b) a gratuidade de
todos os cursos; c) as vagas serem destinadas prioritariamente para estudantes
oriundos de escolas públicas, e em seguida para estudantes e servidores da
própria UFAL, além de ser aberto à toda a comunidade também como era
anteriormente. Outra questão foi o registro dos Programa e dos cursos no
SIGAA, de forma a gerar automaticamente toda a certificação de professores,
monitores e estudantes.

2.

Programas e projetos

Foram discutidos diversos programas e projetos específicos, para os quais
foram dados encaminhamentos, a exemplo do CapacitaSuas (que obteve êxito
na contratação e irá ser executado em 2017); Projeto Sorriso de Plantão
(Convênio em curso, depois de 13 anos de existência, contatos com a
Faculdade de Arquitetura para apoio); Conexões de Saberes (Reestruturação
em parceria com o PAESP-CTEC); institucionalização do PAESP como
programa apoiado pela PROEX; Criação do Programa Cultura Corporal,
Esporte e Saúde, de forma a dar acesso à comunidade universitária a estas
práticas); entre tantos outros atendimentos.

3.

Núcleo de Estudos Reestruturação. Ampliação do foco (contemplando a cultura indígena) e
Afro-Brasileiros
número de projetos, além da política de atuação. Sob a coordenação da Profa.
(NEAB)
Dra. Ligya Ferreira (FALE) e colaboração da Profa. Dra. Jusciney Carvalho
(CEDU), o NEAB registrou no seu novo Edital “Zumbi e Maninha XukurúKariri”, que trouxe para dentro do NEAB uma diversidade de projetos com
variados focos (formação continuada de professores, cultura, arte etc.),
congregando professores dos três Campi da UFAL, em torno de 15 projetos
que conta com a participação de 30 estudantes bolsistas e 30 estudantes
voluntários. Além disso houve readequação do espaço físico, organização da
documentação do Núcleo, além de este estar cumprindo uma importante
função na assessoria da UFAL no debate de grandes temas relativos à nossa
diversidade étnica, de gênero, identidade, e políticas públicas para o setor.

4.

Centro de
Documentação e
Memória Artístico
Cultural da Ufal.

Criação. Outro importante Programa da PROEX criado em 2016 também
pela CAC e coordenado pelo Prof. Dr. Ivanildo Piccoli (Também Diretor do
Espaço Cultural e Coordenador de Assuntos Culturais da PROEX) é o Centro
de Documentação e Memória Artístico Cultural da Ufal. O centro surgiu da
necessidade de organizar um importante acervo que estava guardado no

5

Espaço Cultural. Constituído basicamente pela doação em 1981 do médico
amante da arte Professor Dr. Ismar Malta Gatto, que na época criou um cine
clube no espaço-sala chamada art studium, com mais de 5 mil itens. Além do
acervo, este também doou aparelhagem de reprodução, além de telas de
projeção e cadeiras de cinema. Após este período, o acervo foi acrescido de
vídeos em VHS, documentos e registros dos mais de 30 anos dos cursos de
artes (todos instituídos a partir do ano de 1981), além do Curso de
Licenciatura em Dança, criado há 10 anos. Até dezembro de 2016 foi
catalogado mais de 1500 itens com a contribuição de quatro estudantes
bolsistas e cinco estudantes voluntários, cujo objetivo e conservar, preservar e
disponibilizar um rico acervo de forma organizada, considerando uma das
funções sociais da Universidade, a saber, proporcionar amplo acesso ao
conhecimento sistemático, o que não se faz sem uma política de organização,
preservação e conservação de sua memória.
5.

Corpo Cênico.

Criação. No ano que a Ufal completou seus 55 anos, a Coordenação de
Assuntos Culturais (CAC) encampou uma demanda dos cursos de Teatro e
Dança: a Criação do Corpo Cênico da Ufal. O Programa de Extensão (um dos
mais novos equipamentos culturais da Ufal, conta com a participação de 10
estudantes bolsistas e 15 voluntários, estando sobre a coordenação do Prof.
Dr. Marcelo Gianini do Curso de Teatro Licenciatura. A perspectiva é que o
novo equipamento seja um espaço pedagógico para os estudantes das
Licenciaturas em Artes, além de um espaço de diálogo artístico-cultural com
a sociedade alagoana. Foi lançado Edital para seleção dos alunos bolsistas.

6.

Equipamentos
Culturais.

Retomada do fórum em caráter bimestral, agora nomeado Fórum Integrado de
Arte e Cultura da Ufal, responsável pelo acompanhamento da elaboração dos
regimentos internos, inserção de programas no SIGAA. Reestruturação do
projeto do Corufal e Orquestra Sinfônica Universitária que se encontram em
processo.

7.

Espaço Cultural.

Gestão Participativa com reuniões trimestrais, contando com a participação
de estudantes, técnicos administrativos e professores para o planejamento de
ações e tomada de posição acerca de decisões. Lançado de Edital 01/2016 de
Intervenção Artístico Visual no Espaço Cultural universitário. Foram três
projetos apresentados para locais pequenos e específicos, concluiremos esta
etapa no início de 2017 e criaremos um curso de criação de projetos para
auxiliar a qualidade dos pretendentes de elaborar um projeto artístico.

8.

Editais. PROINART, A seleção de bolsistas pela via de Editais da Proex passa a ser obrigatório
ZumbiManinha para cumprir com o decreto Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010,
Xukuru-Kariri
portanto deve ser uma política para todos os equipamentos (coro, orquestra,
(NEAB),
museus etc.). Foram incorporados os indicadores do FORPLAD no quesito de
PROCAEXT.
avaliação/relatórios. Também se solicitou que se demonstrasse a articulação
com os PPC dos cursos e o PDU.

9.

Bolsas.

Em todos os editais foi indicado como critérios básicos para recebimento de
bolsas o decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, que trata da concessão
de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão
universitária. Além disso os valores das bolsas foram unificados para todos os
projetos e programas, prevalecendo o princípio da isonomia. Critério para
recebimento de bolsas é que os programas e projetos estejam registrados no
SIGAA – a PROEX está fazendo um esforço nesta direção, solicitando,
incentivando e apoiando a inserção no sistema.

10.

Serviços Eventuais.

De acordo com a orientação da PROGEP, os serviços eventuais foram
regulamentados, sendo suspensos em alguns casos, tendo em vista se
caracterizavam como contínuos.

11.

Sistema Integrado de Foi feita uma transição para migrar o registro de ações de extensão no papel
Gestão
de
Ações para o uso do Módulo de Extensão no SIGAA. Para tanto, nossos servidores
Acadêmicas
técnicos administrativos responsáveis pelo módulo de Extensão do SIGAA na

6

(SIGAA).

PROEX (Robson Carneiro e Demétrio Silva), percorreram todos os Campi e
Unidades Educacionais dialogando amplamente com a comunidade
acadêmica sobre sua utilização através de um curso organizado pelos próprios
servidores. Além disso, a equipe da PROEX trabalhou na atualização do
módulo e no atendimento a comunidade acadêmica para dirimir dúvidas e
resolver problemas operacionais. Os canais de comunicação entre o setor
responsável pelo SIGAA e a comunidade são diversos, por e-mail, telefones,
whatsapp e presencial, totalizando cerca de 2.000 (mil) atendimentos no ano.

12.

Curricularização/
Foi realizado o Seminário de Curricularização da Extensão proposto pela
creditação da Extensão PROEX, além de diversas reuniões institucionais nos três Campi da UFAL
(prevista no PNE
acerca desta ação que prevê a incorporação de 10% da carga horária dos
2014-2024).
cursos na forma de ações de extensão, que significa que estas serão
obrigatórias para todos os alunos dos cursos superiores da UFAL.
Entendemos como uma mudança de paradigma que tem como objetivo a
mudança no perfil do profissional que é formado e maior diálogo da
universidade com a população, que através das atividades extensionistas se
aproxima e pode colocar o ensino superior no seu horizonte de vida. Está em
fase de conclusão um documento que orientará esse processo quando da
reelaboração dos projetos pedagógico dos cursos.

13.

Regularização da
emissão de
certificados

O Setor de Programas e Projetos para otimizar o atendimento às solicitações
de certificados da Comunidade Acadêmica e Externa, referentes as ações
registradas na PROEX, anteriores a implementação do SIGAA/Módulo
Extensão, passou a recebe-las exclusivamente por e-mail e a emitir os
certificados em PDF. A nova dinâmica de trabalho propiciou a diminuição do
fluxo de pessoas no setor, otimização do tempo e economicidade de material.
Depois de um levantamento e da realização de um mutirão organizado por
uma servidora (Ana Paula dos Santos, que coordenou) e dois servidores
(Jailson Albuquerque e Ana Bastos) da PROEX, foi possível emitir 15.526
(quinze mil) manualmente (seja impresso, seja em PDF por e-mail).

14.

Materiais e
infraestrutura

Quanto aos materiais, a servidora Juliana Pereira coordenou todo o
levantamento das demandas de materiais de consumo junto aos equipamentos
culturais. Todas as listas foram encaminhadas à PROGINST (Pró-Reitoria de
Gestão Institucional) em tempo hábil para suprir as necessidades indicadas.
Além disso foi realizado diagnósticos da infra-estrutura tanto por parte da
PROEX, quanto por parte da SINFRA (Superintendência de Infra-Estrutura),
e estamos passo a passo planejando e pleiteando recursos para investir nesta
dimensão. Foram enviados memorandos á SINFRA solicitando providências
quanto a infraestrutura.

15.

Divulgação: diálogo
com a comunidade

Foram elaborados dois documentos: mapeamento da área vicinal do Campus
A. C. Simões e foi encaminhado/solicitado que os demais Campi possam
fazê-lo, de forma a conhecermos quem são as comunidades do nosso entorno
e possamos dialogar com suas demandas; outro que está em estágio final de
preparação é a Carta/Catálogo das Ações de Extensão da Ufal, a ser lançado
no início de 2017, para que a comunidade em geral tome conhecimento do
que acontece em termos de ações de extensão e do que gostaria de participar.

2) Das metas e resultados do PDI
Conforme solicitado, segue uma síntese dos resultados.
METAS
Metas da Dimensão 1 –
UFAL e Formação
Reestruturação do
Programa Conexões
Saberes.

AÇÕES REALIZADAS EM 2016 PARA O ALCANCE DAS METAS
Dimensão 1 – UFAL e Formação
O programa não mais apoiado financeiramente pelo Governo Federal, passou a
ser assumido pela própria universidade. Antes haviam diversas ações, e hoje, há
apenas o Curso “Pré-Enem”. Pelo perfil do Projeto, de grande relevância social,
optamos por iniciar um processo de negociação com o Programa PAESP
(Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado), para que o Conexões de

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Saberes ficasse como uma das ações do PAESP, passando a estar abrigado não
mais na FANUT (apenas por convenção de cessão de salas), mas a partir de
2017 ficasse no CTEC, pela identificação com o projeto político pedagógico
que o PAESP desenvolve. Houve redução do número de tutores de nove para
quatro, e apontou-se uma transição nos valores das bolsas para 2017, visando
unificar para R$400,00.
Implantação do Projeto
O projeto não foi implantado, mas há ações na direção de incentivar visitas à
Indo e Vindo: Escolas no universidade que precisam ser mapeadas e sincronizadas. Essa política foi
Campus e Campus na
incentivada nos equipamentos culturais, com o agendamento de visitas de
Escola, por meio de
escolas aos museus. Exemplo é a Usina Ciência com seus projetos: a)
agendamentos e visitas.
PROJETO DE POPULARIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CIÊNCIAS
(atividade permanente) com apresentações dos Shows de Física, Química,
Biologia e Astronomia. Envolveu regularmente a vinda de alunos da rede básica
À Usina Ciência mas também a participação da Usina Ciência em Shopping
Centers, e eventos em escolas da capital e do interior de Alagoas. No ano de
2016 foram 125 apresentações alcançando um público de 5.000 pessoas. b)
PROJETO DE INCENTIVO À EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS
(atividade permanente). O objetivo principal é contribuir para a melhoria do
ensino de ciências fundamental e médio do Estado de Alagoas, através da
difusão da utilização de experimentos e recursos audiovisuais em sala de aula, a
produção de materiais didático-experimentais, assim como oferecer orientação e
treinamento para utilização de kits experimentais. O público alcançado foi de
cerca de 2.000 alunos e professores da rede de ensino básico. No ano de 2016
lançamos o Edital do Pré-Enem que visa preparar alunos da rede pública de
ensino para a prova do ENEM. Os instrutores serão alunos dos cursos de
licenciatura da Ufal. C) Participação na Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia (evento de periodicidade anual). Concomitante comemoração dos
25 anos da Usina Ciência e também dos 12 anos de parceria com a Caravana da
Ciência. Este evento apresenta também tem um papel formador e acontece com
caráter itinerante dentro desta semana. A Usina Ciência apresentou os Shows da
Física, de Biologia, da Química e de Astronomia (Planetário); participou
também ministrando 10 oficinas. Este ano o tema escolhido foi “Ciência
alimentando o Brasil” e passou pelas cidades alagoanas de São Luiz do
Quitunde, Branquinha, Rio Largo e Palmeira dos Índios. O público alcançado
por esta ação em 2016 foi entorno de 11.000 pessoas. d) PROMOÇÃO DO 1º
FESTIVAL DE SORVETE COM CIÊNCIA (evento iniciado em 2016 que
pretendemos ter periodicidade anual). O festival é promovido pela Usina
Ciência como estratégia para a popularização e a divulgação de Ciências com
foco na comunidade universitária e convidados da rede de ensino básico.
Durante o festival é abordado um tema científico através de exposição de
pôsteres e vídeos de curta duração, assim como são apresentados shows de
Química, Física, Biologia e Astronomia (com exposição do Planetário). Este
evento alcançou em 2016 cerca de 300 pessoas e contou com a atuação de
alunos de Química, Física, Biologia e Geografia, assim como monitores,
técnicos e docentes para o êxito de sua realização. e) A Usina Ciência colaborou
na ExpoFísica (evento de periodicidade anual), realizada pelo Instituto de
Física, com destaque para o empréstimo do gerador de Van der Graaff e do
Planetário. Monitores da Usina Ciência e alunos da Física Licenciatura e
Bacharelado operacionalizaram tais equipamentos. O público alcançado foi de
aproximadamente 2.000 alunos e professores da rede de ensino básico.
Realização do Congresso A PROEX, por meio da Coordenação de Assuntos Culturais, preparou uma
Acadêmico da UFAL fora programação durante o VI CAIITE nos equipamentos culturais fora da sede
do Campus.
(Espaço Cultural, Pinacoteca, Museu Théo Brandão, Usina Ciências e Museu
de História Natural), visando atender a um público diverso que aquele que
frequenta a programação científica do CAIITE, os estudantes do ensino médio;
outro aspecto foi divulgar também esses espaços e suas atividades, enquanto
pertencentes a Ufal, que normalmente não são relacionados à universidade.
Total de frequentadores nesses espaços: Museu Theo Brandão (136 pessoas),

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Escola Aberta e Segundo
Tempo do Governo
Federal.

Inclusão dos PPC’s das
licenciaturas nas
temáticas cultura afrobrasileira e
educação ambiental.

Inclusão da Extensão
como componente
curricular obrigatório.

Ampliação em 10% do
Programa Pibip-Ação.

Espaço Cultural (21 apresentações artísticas, sendo na sexta e no sábado 12h de
programação. Totalizando 167 artistas e um público geral contabilizado em
mais de 400 pessoas).
Em parceria com a PROEST, encaminhamos projeto relativo a dois núcleos do
Segundo Tempo Universitário para Edital de Chamamento Público nº 02/2015
do Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão
Social. A UFAL ficou em nono lugar dos 31 projetos apresentados, sendo
contemplada com os recursos. Ocorre que estes não foram disponibilizados
pelo Ministério até o momento. Seria uma ampliação de um, para dois núcleos:
um em Maceió (já existente), e outro em Arapiraca (a ser implantado). Número
da proposta 051F/2016.
A Proex, contribuiu com o debate dos temas: 1) Por meio do Projeto UFAL
DEBATE GRANDES TEMAS. Foram realizadas duas conferências em 2016:
A ação entre espécies competidoras na presença de poluentes em meios
naturais - a Matemática em ação no meio ambiente e nas políticas públicas; e
ÁGUA: dinamismo econômico, qualidade de vida. 2) Por meio do NEAB a
PROEX vem contribuindo com o debate acerca da cultura Afro-Brasileira:
dentro da universidade com cursos de formação étnico-racial, e atendimento às
unidades acadêmicas para discussão da temática e adequação às especificidades
dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso o NEAB lançou Edital
que culminou com a submissão de 18 projetos ao edital Zumbi e Maninha
Xucuru-Kariri (antigo Odé Ayê), com aprovação de 15 projetos (08 do Campus
A. C. Simões e 07 do Campus Arapiraca) com 30 bolsistas e 30
colaboradores/as, com vigência de outubro de 2016 a setembro de 2017. O
Edital teve como sub título: Educação, saúde, cultura, língua e territorialidades
para as relações étnico-raciais: intervenções na realidade alagoana. Dentre os
objetivos do Edital estão: Desenvolver ações concernentes à educação para
relações étnico-raciais (afrobrasileiras e/ou indígenas) e ao processo de
implementação e consolidação da Lei 11.645/08; Contribuir para fortalecer o
desenvolvimento institucional da Ufal no que se refere às políticas afirmativas
e estudos afro-brasileiros e indígenas no Estado de Alagoas.
Realização, nos dias 18 e 19 de maio de 2016, do Seminário: “A
Curricularização da Extensão caminhos e contextos: aproximações e diálogos
entre universidade e sociedade”. Contou com 91 participantes, entre docentes e
técnicos administrativos. Além disso foram realizadas reuniões nos campi de
Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.
Realização, no Campus A. C. Simões, dia 29/09/16, a Roda de Conversa:
Estratégias da Curricularização da Extensão visando debater experiências
exitosas, desafios, possibilidades e problemáticas que giram em torno das
modalidades que podem ser adotadas pelos cursos nos diversos campi e
unidades acadêmicas. Participaram 30 docentes, e 2 servidores técnicos
administrativos. Encaminhou-se a demanda de elaboração de documento
orientador incorporando os debates e sugestões.
O setor de Programas e Projetos colaborou com as unidades acadêmicas que já
realizam ações de extensão na socialização de informações e implementação da
curricularização da extensão.
Considerando o crescente corte de recursos e o contingenciamento do
orçamento da Universidade, não foi possível aumentar o programa. O que foi
feito foi um redimensionamento de duas ordens: 1) o Edital passou a chamar-se
PROCCAExt “Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas”,
visando colocar no centro das ações a extensão e não a pesquisa, como vinha
ocorrendo; 2) readequamos o número de bolsas por projeto que passou a ser 3 e
não 4, unindo as bolsas do PIBIP-Ação e do ProExtensão, ampliando o número
de projetos contemplados, que passaram a ser 100 projetos, e 300 bolsas.

Metas da Dimensão 2 –
Dimensão 2 – UFAL e Conhecimento
UFAL e Conhecimento
Nenhuma das metas cabe à PROEX, no entanto, observando os objetivos estratégicos, identificamos os

9

seguintes elementos. - Desenvolver, expandir e consolidar áreas de conhecimento; - Identificar
potencialidades e estabelecer demandas induzidas; - Fomentar a inovação e o empreendedorismo.
Criação do Corpo Cênico. O Programa de Extensão (um dos mais novos equipamentos culturais da Ufal),
conta com a participação de 10 estudantes bolsistas e 15 voluntários.
Criação do Centro de
O Centrou surgiu da necessidade de organizar um importante acervo que estava
Documentação e
guardado no Espaço Cultural. Constituído basicamente pela doação em 1981 do
Memória Artística
médico Professor Dr. Ismar Malta Gatto, com mais de 5 mil itens. Até
Cultural da Ufal.
dezembro de 2016 foi catalogado mais de 1500 itens com a contribuição de
quatro estudantes bolsistas e cinco estudantes voluntários.
Metas da Dimensão 3 –
UFAL e Sociedade
Criação de um banco de
pareceristas e consultores
para atuação em
atividades esporádicas.
Reestruturação do
Congresso Acadêmico.

Estímulo às ações
relacionadas aos Núcleos
Temáticos da UFAL.

Implantação de uma
Política de Cultura da
UFAL.

Consolidação dos
calendários de evento e,
cultural da Ufal.

Renovação de 100% dos

Dimensão 3 – UFAL e Sociedade
Levantamento atualizado dos contatos dos membros do Comitê Assessor de
Extensão; e composição de um banco de três representantes por curso para
avaliações de trabalhos e projetos nos eventos institucionais e editais.
A PROEX com sua equipe participou ativamente do CAIITE 2016. Pela
primeira vez, a Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) tomou assento na
Comissão de Organização do Congresso, participou em todo processo desde a
pré-produção até a pós-produção do evento, em novo formato realizado dentro
das instalações da Ufal. A Coordenação de Programas e Projetos atuou
fortemente na preparação e durante todo o evento também. Os trabalhos foram
organizados em trilhas (Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Inovação).
Foram inscritos na Trilha da Extensão X trabalhos, dos quais X foram
aprovados. Houveram 27 mesas de apresentações orais, duas mesas redondas
propostas pela Proex por meio do NEAB – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros,
e apresentações artísticas organizadas pela PROEX durante o evento, a
exemplo do Concerto com a Orquestra Sinfônica Universitária e a apresentação
do CorUfal.
A PROEX deu todo o apoio à reestruturação do NEAB – Núcleo de Estudos
Afro-Brasileiros. Também acolheu o novo Projeto das Casas de Cultura,
tornando-o um programa da PROEX, que passou a fomentar as bolsas dos
monitores e os cursos passaram a ser gratuitos. Outra ação foi um mapeamento
dos Núcleos da UFAL, liderado pelo Setor de Projetos e Programas visando
ampliar a organização e o apoio aos mesmos.
No início do ano, a equipe da CAC elaborou coletivamente um documento
intitulado Atividades da CAC – eixos, metas e processos. Nele foi definida uma
série de ações com metas a serem estabelecidas pela gestão institucional.
Devido às dificuldades de um ano fiscal turbulento, que ocasionou a ausência
de dotação orçamentária na Pró-reitoria de Extensão que pudesse ser
empregada nos processos de produção cultural, à exceção das bolsas
extensionistas voltadas aos editais e aos equipamentos e núcleos de cultura.
Desta forma, algumas das metas que exigiriam provisão financeira não foram
alcançadas.
Nesta linha organizamos o Fórum dos Equipamentos Culturais (que se
transformou posteriormente no Fórum Integrado de Arte e Cultura da Ufal, que
contou com uma participação mais ampla de secretarias de cultura e
equipamentos culturais do estado, não se restringindo à universidade), para que
fosse possível a organização coletiva do calendário, com o objetivo de
sincronizar as ações da Ufal com a agenda cultural da Prefeitura de Maceió e
do Estado de Alagoas. Por outro lado, devido a defasagem de corpo técnico na
Ascom e no NTI, que levou a estes setores definirem outras prioridades, o site
da CAC não pode ser criado, o que inviabilizou em parte a realização do que
foi planejado. Em contrapartida, toda a programação artístico-cultural foi
divulgada nas redes sociais franpage e Facebook dos equipamentos, da CAC,
Proex e Ufal.
Em 2014 houve aprovação do projeto “Projeto Manutenção e Aquisição de

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instrumentos da
orquestra.

Divulgação dos eventos
da PROEX.

Instalação de um novo
complexo esportivo.
Revitalização dos
equipamentos culturais.

Ampliação dos convênios
e da oferta de estágios
para estudantes de
graduação, inclusive na

Instrumentos para a Orquestra Sinfônica Universitária – OSU/UFAL”, projeto
vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, aprovado junto ao órgão financiador
Funarte, através do Edital “PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A
ORQUESTRAS”. Em 2016 não houve aquisição de novos instrumentos.
Em 2016: foram divulgadas 183 matérias relacionadas à extensão no portal da
Ufal, sendo, Espaço Cultural: 89; Museu Théo Brandão: 34; Usina Ciência:11;
Pinacoteca Universitária: 19; Museu de História Natural: 29; Corufal e
Orquestra: 16 e 27 respectivamente. No Facebook da PROEX, há 3.523
seguidores e até 31/12/16 a página recebeu 3.558 curtidas (que indica que as
pessoas visualizaram as publicações). No Twitter, há 838 seguidores, e
houveram 72 publicações. Outro aspecto que estamos trabalhando na
divulgação, é dos projetos aprovados em Edital, de forma que a comunidade
acadêmica e a comunidade externa possa tomar conhecimento e escolher algo
para participar: trata-se da criação da carta de atividades de extensão da Ufal. Já
foi elaborada uma minuta que está em fase final de elaboração.
No que compete à PROEX, estamos compondo o GT Esporte, instituído em
12/2016, visando criar a política de esporte da UFAL, incluindo a política de
funcionamento do Complexo Esportivo que se encontra em fase de conclusão.
Em relação ao Museu Théo Brandão, a direção do Museu formalizou um
documento em forma de processo que foi dirigido à SINFRA e à PROEX, para
providências acerca da manutenção e necessidade de reformas. A PROEGINST
informou que o termo de referência para restauro e reforço da estrutura está em
estudo da forma de contratação. Na Usina Ciências houve a construção de um
novo espaço (cobertura em policarbonato) para que o domo do planetário possa
ser utilizado a confecção de painéis e totens explicativos (recursos de projeto
aprovado junto ao CNPq). Também houve pintura dos experimentos do Parque
Científico (através do pedido realizado via memorando 31 UC); e conserto do
telhado da Usina Ciência (através do pedido realizado via memorando 31 UC.).
No Espaço Cultural (EC) foi terminado a reforma de todos banheiros que
estavam interditados; houve reestruturação física da secretaria geral do EC e da
CAC numa única e ampla sala; a sala da Camerata que é composta por um mini
auditório também ficou semi-pronta em 2016; a “Sala Preta”, espaço
pedagógico de apresentação artística e de espetáculos esta em finalização,
mesmo assim já foi palco de apresentações artísticas no CAIITE e na
finalização do semestre; a antiga sala grande do Neab esta se transformando em
uma Sala Multi-uso Cultural e de Multimídia; Novas salas foram preparadas
para receberem em 2017 as secretarias das graduações de Artes e para fechar o
ano foi lavada a fachada do Espaço Cultural. Pinacoteca Universitária: Foi
realizado a troca do forro interno da Pinacoteca. O Museu de História Natural
no ano de 2016, com a mudança de sua localização abriu definitivamente sua
exposição permanente ao público em geral. Está em curso uma série de
manutenções e reformas, a exemplo do Espaço de Alimentação (Espaço Café
ComCiência); Auditório (Salão Nobre); sala do projeto Educacional. Todos
com o objetivo de revitalizar e ampliar o acesso a esses equipamentos. A
Orquestra Sinfônica Universitária (OSU) passou por um processo de
reorganização da sua gestão, que passou a ser mais coletiva e mais próxima das
políticas institucionais. Isso culminou com novos projetos de repertórios, a
exemplo do projeto “Trilhas Sonoras” que lotou por duas vezes a capacidade do
Teatro Deodoro (Maceió), atraindo um público diferente daquele que frequenta,
por exemplo, o projeto “Quintas Sinfônicas”, ampliando a abrangência e
impacto deste equipamento cultural, contribuindo para a formação de novas
plateias. No inicio de 2016 criamos um questionário de pesquisa de satisfação e
necessidades do Corufal e OSU, gerando dados que vem propiciando um
planejamento e reestruturação mais consistente para esses equipamentos.
Conexões de saberes: 1) Parcerias no Feirão de Estudantes com o Papo de
Universitário: com Escola Pública no Município de Coruripe; 2) SERIS –
Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, parceria para revisão
do ENEM/PPL para os reeducandos do Sistema Prisional Alagoano. 3)

11

própria UFAL.

Aumento em 10% do
número de convênios
firmados com outras
Instituições de Educação
Superior (IES).

SEPREV – Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, parceria para
revisão do ENEM/PPL para os socioeducandos da Unidades de Internação de
adolescentes em conflito com a lei da SUMESE/SEPREV. O Museu de
História Natural (MHN) prestou assessoria técnica ao Museu Paleontológico
de Maravilha “Otaviano Florentino Ritir”; a criação da Casa de Cultura do
município de Inhapi; e a criação do Museu de Território do município de Olho
D’Água do Casado. Sobre estágio, o MHN, no início de 2016, com a mudança
do Museu de História Natural para a nova sede, além da reabertura da
exposição permanente “Alagoas: Do mar ao Sertão” em paralelo foi iniciada o
projeto de formulação do Educativo. Para isso foi firmada uma parceria com o
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências
Biológicas e da Saúde – ICBS, para recebimento de alunos da Disciplina de
Estágio Supervisionado I. Os alunos são incentivados a perceber o Museu como
um espaço de educação não formal e explorar os aspectos didáticos possíveis
para transposição do conhecimento ao visitante, refletir sobre ação de mediar
uma exposição, o papel desempenhado pelo mediador na instituição e sua
formação. Ao final devem elaborar estratégias de difusão do conhecimento,
instrumentos de formação para mediação ou produtos didáticos para serem
utilizados pelo educativo do Museu.
Conexões de saberes: Parcerias no Feirão de Estudantes com o Papo de
Universitário: com o IFAL- Campus Piranhas. Museu de História Natural:
Retomou a parceria com o Museu de História Natural de Moscou-Rússia
(Museu de Darwin); Manteve as parcerias com o Instituto Butantã, Museu
Nacional da UFRJ; Colaborou com o Projeto Flora Nacional.

Metas da Dimensão 4 –
Desenvolvimento
Acadêmico
Ampliação da oferta de
disciplinas de línguas
estrangeiras para alunos
da UFAL.

Dimensão 4 – Desenvolvimento Acadêmico

Metas da Dimensão 5 –
Desenvolvimento
Administrativo
Revisão do Estatuto
Geral
e
Regimento
Interno da UFAL para
incorporação das novas
estruturas acadêmicas e
administrativas.
Substituição do Sistema
de Informação Gerencial
(Módulo Acadêmico e
Módulo Administrativo).

Dimensão 5 – Desenvolvimento Administrativo

São ofertados cursos de Língua Inglesa, Francesa, Espanhola, Portuguesa e
LIBRAS no projeto “Casa de Cultura no Campus”. De acordo com dados
extraídos do SIGAA, são 404 estudantes da UFAL concluintes dos cursos de
línguas em 2016. Porém sabe-se que este número é maior, pois com a transição
no uso do módulo de extensão, alguns cursos não foram devidamente
registrados, e ainda estão em processo de conclusão do fluxo no sistema.
Promover a melhoria da No ano de 2016 a Usina Ciência encaminhou para publicação com selo Edufal
qualidade do fazer
dois Cadernos temáticos: Principais doenças endêmicas de Alagoas; e
acadêmico: produção dos Biotransformação de resíduos a Bioplásticos e Biocombustíveis. Cada título está
materiais didáticos, taxa saindo com 500 exemplares. Elaborou também a exposição de pôsteres
de sucesso, condições de (Micróbios- um mundo quase sempre invisível). A exposição conta com 29
permanência (corpo
banners.
social), acessibilidade,
inclusão e inserção.

A Proex participou ativamente do GT Estatuto. Uma vez que a Pró-Reitora é
oriunda do Campus Arapiraca, esta teve protagonismo na defesa de formas mais
democráticas de inserção dos Campi fora de Sede e respectivas Unidades
Educacionais na estrutura da Universidade, resultando na proposta que será
apresentada ao Conselho Universitário.
A PROEX buscou difundir sobre a obrigatoriedade do uso da ferramenta por
docentes, técnicos e discentes, através dos servidores responsáveis pelo sistema.
Todos os Campi fora de sede e Unidades Educacionais da UFAL foram
contemplados com um treinamento para operacionalizar o Módulo de Extensão
do SIGAA, além do campus Maceió que teve 5 turmas aberta a todos da

12

comunidade acadêmica. Exemplos da atuação do setor para consolidar essa
política também são as visitas a diretores de unidades acadêmicas e
coordenadores de extensão para apresentar particularidades do sistema. Foi
realizada um encontro em junho na FOUFAL com diversos docentes e técnicos
para apresentar e mostrar o funcionamento do módulo; e em dezembro foi a vez
das casas de cultura do Espaço Cultural na praça Sinimbu, onde o encontro para
mostrar o uso da ferramenta e dirimir gargalos no processo de submissão de
propostas de extensão. Os canais de comunicação entre o setor responsável pelo
SIGAA e a comunidade são diversos, por e-mail, telefones, whatsapp e
presencial, totalizando mais de 2.000 (mil) atendimentos no ano de 2016 pelos
canais supracitados. Foram elaborados também pelo setor de apoio a eventos,
vídeos tutoriais para explicar passo a passo como se inscrever em um evento que
esteja cadastrado no SIGAA. As ações registradas no SIGAA neste ano de 2016
com status de concluída podem não refletir a realidade, uma vez que foi um ano
de aprendizado e de efetivo uso da ferramenta, as ações não foram finalizadas, e
estão com o status de submetidas, em execução ou aguardando avaliação, apesar
de poderem estar em execução. Mas são desafios e que estamos trabalhando
para responder. Quanto ao Curso de capacitação: Módulo Extensão – SIGAA:
Campus A.C. Simões e os demais campi do interior. Período: 04/abril a 10/maio
de 2016. Público: Técnicos Administrativos e Docentes. Inscritos: 246;
Concluintes: 152.
Fortalecimento da
Foram retomadas as reuniões do Comitê Assessor de Extensão com maior
representatividade
regularidade (seis reuniões em 2016). Destacamos ainda a nossa participação no
institucional em Fóruns e FORPROEX estando presente, discutindo e propondo em âmbito nacional, além
Comitês Locais,
de sintonizar a política de extensão da UFAL com a Política Nacional de
Regionais, Nacionais e
Extensão Universitária. Também foi reativado, de forma bimestral, o fórum dos
Internacionais.
equipamentos culturais que este ano passou a se chamar Fórum de Arte e
Cultura da Ufal, que contou com presença inclusive do vice-reitor, abrangendo
os equipamentos culturais, as graduações e extensões que abordam esse tema, e
com a presença dos parceiros representantes do Município e do Estado, SESC,
biblioteca pública etc. Participamos ativamente, representados pelo prof. Dr.
Ivanildo Piccoli e pela Servidora MS. Anna Rodrigues (Suplente) de todas as
seções do Conselho Municipal de Políticas Culturais, além do Fórum Estadual
de Cultura onde o Vice-Reitor, Prof. Dr. José Vieira é titular e o prof. Dr.
Ivanildo Piccoli é o suplente, além de estarmos sempre representados nos
Fóruns Setoriais como o Mova (Movimento Cultural Alagoano) com Prof. Dr.
Otávio Cabral e no Fórum Alagoano de Áudio Visual com a prof. Dra. Ana
Flávia Ferraz. Temos também participações no CIEA – Comissão
Interinstitucional de Educação Ambiental, e no Comitê de Bacias do CELMM –
Comitê de Bacias do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba, com o
Servidor Ulysses Cortez Lopes.
Outros: incorporação dos Foram incorporados às exigências dos Editais da PROEX, os indicadores
indicadores FORPLAD
propostos pelo FORPLAD. Os indicadores são definições que permitem a
nos Editais PROEX.
instituição acompanhar e avaliar a materialização da sua função social e
especialmente, a função social da extensão para a formação dos profissionais e
para a sociedade alagoana. São eles: a) carga horária total do projeto (incluindo
todas as ações – considerando as ações indicadas no cronograma); b) número de
participantes (com direito a certificado), ou seja, alcance do trabalho (indicador
quantitativo – previsão do número de sujeitos envolvidos); c) número de alunos
de graduação envolvidos no projeto; d) quantidade de áreas
(interdisciplinaridade - áreas de conhecimentos mobilizados nas ações do
projeto) (quantitativo/qualitativo); e) alcance territorial (qualitativo - bairro ou
municípios envolvidos); f) relevância para a formação dos estudantes envolvidos
(qualitativo); g) relevância para a comunidade (qualitativo), indicando se
desenvolvido em instituições públicas, como escolas públicas ou em
comunidades vulneráveis; h) impacto social (nível de resolução da problemática
– quantitativo/qualitativo); i) produtos da ação (quantitativo/qualitativo).

13

Metas da Dimensão 6 –
Pessoas
Modernização e
desburocratização de
30% dos processos de
trabalho por ano.

Dimensão 6 – Pessoas
No segundo semestre de 2016 tivemos a divulgação de todos os Editais Internos
para fomento às atividades de Extensão no Campus da Capital e nos Campi do
Interior, totalizando 414 bolsas. A novidade para cadastramento dos bolsistas foi
o envio de formulário digital, através da plataforma Doity, adaptada para que
cada coordenador inserisse os dados e anexasse a documentação dos bolsistas e
posterior inserção, por parte dos Servidores da PROEX, no Módulo Bolsa do
SIPAC. De forma célere e econômica otimizamos o recebimento das
informações para cadastramentos dos mais de 400 bolsistas, eliminando o fluxo
de papel que circulava até chegar na secretaria desta Pró-Reitoria, e em tempo
concluímos todo processo de cadastramento para elaboração das folhas de
pagamentos.
O Setor de Programas e Projetos para otimizar o atendimento às solicitações de
certificados, referentes as ações registradas na PROEX anteriores a
implementação do SIGAA/Módulo Extensão, passou a recebê-las
exclusivamente por e-mail e a emitir os certificados em PDF, o que propiciou a
diminuição do fluxo de pessoas no setor, otimização do tempo e economicidade
de material. Foram emitidos um total de 15.526 certificados, sendo 13.581 no
primeiro semestre, e 1.945 no segundo semestre, o que demostra que a emissão
de certificados, conforme modelo antigo, diminuiu significativamente, quando
comparando os dois semestres. Com o registro das ações no SIGAA, houve um
ganho de tempo, permitindo que as demandas acumuladas de anos anteriores
fossem e continuem sendo atendidas, à medida que os relatórios são entregues.
A expectativa é de que gradativamente todas as pendências sejam solucionadas e
o fluxo se dê unicamente pelo sistema.
O SIGAA – Sistema integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas/Módulo
Extensão foi implantado na UFAL, a partir do dia 08/12/2015, no intuito de
informatizar, modernizar e desburocratizar os procedimentos para submissão e
participação em ações de extensão. Anterior a vigência do Sistema, os
procedimentos eram feitos de forma manual: a submissão era realizada com a
entrega de formulário impresso, com as assinaturas do Coordenador da ação,
Diretor e Coordenador de Extensão da unidade ou setor proponente, e na versão
eletrônica, via e-mail. Após isso era enviado à PROEX para análise e registro no
Mapa de Extensão (espécie de tabela do Excel na qual se enumerava, por área
temática, as ações). Ao finalizar a ação, o coordenador enviava o relatório,
seguindo trâmites similares aos da submissão, após aprovação do relatório,
aguardava-se a confecção e impressão dos certificados. Dessa mesma forma
(manual), os números, referentes as ações de extensão, eram colhidos durante o
ano inteiro, à medida que os registros iam ocorrendo. Com a implementação do
Sistema, os processos de trabalho mencionados foram significativamente
otimizados, propiciando uma maior agilidade e economicidade na execução das
atividades realizadas pelo Setor de Programas de Projetos. A emissão de
certificados pelo sistema foi um dos maiores ganhos para a PROEX, pois a
atividade sofria com a defasagem de pessoal e vulnerabilidade quanto a
frequentes problemas apresentados pelos recursos materiais utilizados. Pelo fato
da submissão das ações de extensão, aprovação, entrega de relatórios e posterior
emissão de certificados se concentrarem no âmbito do sistema, acredita ser
possível um melhor gerenciamento das mesmas, visibilidade e acesso das
informações pelo público interno e externo sobre ações de extensão oferecidas
pela Universidade. Além disso, o sistema oferece diversos relatórios
concernente aos números da extensão que são gerados automaticamente com
base nos registros, eliminando, com isso, o trabalho manual que era realizado
durante o ano.
Um dos elementos que contribui para modernizar o processo de trabalho é a
emissão eletrônica dos Certificados. Com o uso do Módulo de Extensão do
SIGAA, foram gerados de forma eletrônica, no período de: 01/01/2016 a
31/12/2016 um total geral de 3.648 certificados.

14

Sistematização de
atividades esportivas
regulares para os
servidores.
Implantação de um
programa de inserção
dos servidores técnicos
na Extensão
universitária.
Implantação de
atividades de arte,
cultura e/ou lazer para
servidores.

Capacitação de, no
mínimo, 50% do quadro
de servidores para o
exercício funcional.

Capacitação de, no
mínimo, 20% dos
servidores para o
exercício da gestão.
Outros: Recrutar e
dimensionar o quadro de
servidores.
Implantação de
atividades de arte,
cultura e/ou lazer para
servidores.
Metas da Dimensão 7 –
Infraestrutura
Construção de novos
laboratórios de ensino,
pesquisa e extensão.
Ampliação de
laboratórios de ensino,
pesquisa e extensão.

A partir de 08/16 foi implantado o Programa “Cultura Corporal, Esporte e
Saúde” para atender as demandas esportivas da comunidade acadêmica. Por
exemplo, faz parte deste programa o projeto “Academia na Universidade”, que
desde então, possui seis bolsistas cadastrados e desenvolvem avaliação física e
atividades físicas aberta a toda comunidade acadêmica do Campus A.C.Simões.
O programa não foi implantado, porém todos os Editais lançados em 2016
pressupunham a participação de pelo menos um técnico administrativo na
equipe do projeto como critério para seleção dos projetos; assim como foi
incentivada a participação dos técnicos administrativos como coordenadores de
projetos.
Um dos Editais lançados em 2016 pela PROEX (nº03/2016), o PROINART, que
teve 22 projetos contemplados nos diferentes Campi da UFAL, visa despertar o
interesse e estimular a participação da comunidade universitária em atividades
artísticas e culturais, abrindo espaços para a expressão de talentos e potenciais
criativos no meio universitário e nas suas relações com a sociedade do entorno e
em geral, contemplando as vertentes popular, erudita e clássica. As atividades
contemplam a pesquisa, criação, produção e difusão de produtos artísticos nas
áreas de Música, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Literatura, Audiovisual
e Artes Visuais (Performances, Fotografia, Design Gráfico, Pintura, Escultura,
Moda e Instalação). A programação dos projetos é sempre amplamente
divulgada entre a comunidade universitária. Além disso, novos projetos nos
Equipamentos culturais surgem com esse objetivo. Podemos citar como
exemplo no Museu de História Natural foi implantado o projeto “Fim de semana
no Museu” e “Haloween MHN” com ampla programação gratuita e amplamente
divulgada com a comunidade universitária. Com a Orquestra Sinfônica
Universitária temos o Projeto “Quintas Sinfônicas” que ocorre no Teatro
Deodoro, e já tem um público consolidado. O acréscimo das atividades artísticas
nos equipamentos culturais durante o VI CAIITE propiciou também o acesso a
seus servidores. São muitos os exemplos de projetos que acolhem a comunidade
acadêmica.
Usina Ciência: A servidora Maria do Socorro Dias de Oliveira está realizando
doutorado na Universidad SEK/Chile. O servidor Mozart Cerqueira Lima está
no Mestrado em Gestão Pública na FEAC/UFAL. Os servidores Maria do
Socorro Dias de Oliveira, Mozart Cerqueira Lima, Talitha Mary Correia de
Melo Araújo e Virginia Maria de Melo Aureliano Gomes e Wilma Alves de
Oliveira Antônio fizeram curso de capacitação para a utilização do SIPAC.
Usina Ciência: A servidora Renize Melo Silva participa do Mestrado em
Direção de Recursos Humanos na Universidade de Ciências Sociais de Buenos
Aires. Pinacoteca: Tatiana Alves de Almeida Museóloga (cursando mestrado
até março de 2017).
Usina Ciência conta a partir de 2016 com uma nova professora colaboradora
Monique Gabriella Angelo Silva, lotada no Instituo de Química e Biotecnologia
para desenvolver atividades de pesquisa e extensão e colaborar com a supervisão
dos alunos bolsistas.
Em programação acordada com o PINS a PROEX recebe em seus equipamentos
culturais os novos servidores da Ufal com o objetivo de conhecerem os
diferentes equipamentos científicos e culturais da universidade, dando-os a
conhecer e que o servidor possa usufruir de suas atividades durante todo o ano.
Dimensão 7 – Infraestrutura
Em 2016 iniciou-se a reforma do Espaço Educacional e do Salão Nobre no
Museu de História Natural. Na Usina Ciência foi elaborado um novo espaço
para que o domo do planetário seja inflado.
Em 2016 parte do prédio do Museu de História Natural que estava sendo
Utilizado Pelo IML foi devolvido e reintegrado à estrutura do Museu, ampliando
sua possibilidade de crescimento (Carece de reforma). No Espaço Cultural a sala
da Camerata e a Sala Preta ambas semi prontas servem aos grupos de pesquisa e

15

Ampliação dos espaços
de convivência para o
corpo social nos campi.
Ampliação de
bibliotecas.

extenção dos cursos de artes.
Em 2016 iniciou-se a construção do Espaço Café ComCiência no Museu de
História Natural.
Em 2016 a Pinacoteca Universitária trabalhou exaustivamente no levantamento
e registro de seu acervo, visando consolidar uma possível biblioteca temática
naquele espaço nos próximos anos.

Metas da Dimensão 8 –
Sustentabilidade
Financeira
Implantação de um
Sistema de Custeio por
Unidade Acadêmica,
Campus e/ou Unidade
Gerencial.

Dimensão 8 – Sustentabilidade Financeira

Considerando a existência de Centros de Custos próprios para cada
Equipamento Cultural, assim como Agentes SINFRA responsáveis pelos envios
das demandas de custeio-material de expediente de suas unidades,
descentralizamos a distribuição de recursos, no montante anual total de
R$ 15.825,94 (quinze mil oitocentos e vinte e cinco reais e noventa e quatro
centavos). Assim cada equipamento ganhou autonomia para que mensalmente
organizasse e lançasse suas demandas, conforme calendário da Divisão de
Almoxarifado e Patrimônio-DIAP.
Outros:
Ampliar Usina Ciências: No ano de 2016 concluiu-se a execução do projeto aprovado
orçamento de convênios. junto ao CNPq “APRIMORAMENTO E EXPANSÃO DAS ATIVIDADES DE
DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E
TECNOLÓGICOS DA USINA CIÊNCIA DA UFAL”. Através deste projeto
conseguiu-se recursos no montante de R$ 121.366,00 dos quais R$ 61.920,00
foram alocados no ano de 2016. Com estes recursos foi possível melhorar as
condições de nossos espaços expositivos adquirindo novos experimentos, um
novo domo para o planetário, publicação de dois cadernos, uma exposição de
banners. Ademais foi melhorada a sinalização através da reformulação de totens e
cartazes explicativos, e foram produzidos e impressos folders de divulgação da
Usina Ciência. O projeto também contemplou bolsa para três alunos de cursos da
Ufal (dois de física e um de biologia) que participaram da seleção de
experimentos e elaboração de cadernos temáticos e exposição de banners. Museu
de História Natural: está em discussão a criação da Associação de Amigos do
Museu, com o intuito de facilitar a operacionalização do Museu, facilitando a
captação de recursos em outras fontes senão apenas editais públicos, tais como
parcerias com empresas privadas, doações, entre outros.
3) Dos dados acerca das ações de extensão na UFAL - PROEX EM AÇÃO E EM NÚMEROS
Programas e Projetos
Programa Conexão de Saberes Contribuir para a inclusão dos
jovens das classes populares,
tendo como finalidade a
inserção de estudantes de
escolas
Públicas
na
universidade, através de aulas
preparatórias ministradas pelos
discentes da Ufal de acordo com
as disciplinas do ENEM EXAME NACIONAL DO
ENSINO MÉDIO.
PROCCAEXT – Programa
Círculos
Comunitários
de
Atividades Extensionistas.

Descrição/participantes
Através do Processo Seletivo aberto à comunidade de baixa renda,
recebeu a inscrição de 1.058 pessoas, o que demonstra a grande
demanda social.
Atendeu a 300 secundaristas oriundos de escolas públicas que pleiteiam
ingresso no ensino superior.
Foram realizados 16 aulões na UFAL, 03 no Papo de Universitario
(evento no Shopping) e 01 no presídio, totalizando 20 aulões.
25 bolsistas – 04 tutores e 21 monitores que ministram as aulas, sob a
coordenação da Servidora Janda Alencar.
Total de atendimentos diretos (processos seletivos, parcerias, aulões e
aulas estratégicas para PPL- ENEM): 7.824 pessoas.
Total de 212 projetos submetidos e aptos a concorrer. No Campus
Maceió, foram 150 projetos submetidos e 139 aprovadas. Foram
submetidas 42 propostas no Campus Arapiraca, sendo: Sede: submetidas
(32), total aprovadas (31); PENEDO submetidas (6), aprovadas (5);
VIÇOSA submetidas (3), aprovadas (3); PALMEIRA dos Índios

16

Proinart
–
Programa
Iniciação Artística.

de

Zumbi- Maninha Xukuru-Kariri
(NEAB).
Programa Cultura Corporal,
Esporte e Saúde.
Projeto Incluir - CORUFAL
Programa Casas de Cultura e
Casas de Cultura no Campus.
Corpo Cênico
Equipamentos Culturais (Usina
Ciência, Museu Théo Brandão,
Espaço Cultural, Museu de
História Natural, Pinacoteca
Universitária,
Corufal
e
Orquestra
Sinfônica
Universitária),

submetidas (1), aprovadas (1). CAMPUS DO SERTÃO Sede:
submetidos (17), aprovadas (12); Unidade Santana do Ipanema
submetidas e aprovadas (3). Total de aprovados com bolsa: 100
projetos, sendo 50 para o Campus de Maceió; 32 para o campus de
Arapiraca; e 18 para o Campus do Sertão (Não completou, remanejamos
para o Campus Maceió).
44 projetos inscritos 22 foram contemplados, com um total de 74 bolsas.
A inovação foi uma distribuição de bolsas compatível com a
característica dos projetos. Desta forma não houve um número igual de
bolsas por projetos. Estes informaram no envio das propostas quantas
bolsas necessitavam, e esse dado foi levado em consideração no
momento da distribuição das mesmas.
15 projetos que conta com a participação de 30 estudantes bolsistas e 30
estudantes voluntários.
Criado em 2016, atualmente com 6 bolsistas, com previsão de 20
bolsistas distribuídos nos três Campi para 2017.
Contou com sete bolsistas. Será reestruturado para 2017.
São respectivamente, 27 e 39 bolsistas, que atendem cerca de 70 turmas,
e cerca de 1400 estudantes em cursos de línguas.
25 estudantes envolvidos sendo 10 bolsistas e 15 voluntários.
São 39 bolsistas. Os equipamentos desenvolveram: MTB – 34 ações
com 4.643 atendimentos; MHN – 12 ações com 3.122 atendimentos;
Pinacoteca Universitária: 5 ações com 2.397 atendimentos; Usina
Ciência: 136 ações com 18.300 atendimentos; CorUfal, contou com 18
bolsistas, e um total de 30 coristas: cerca de 20 apresentações, com
cerca de 4000 atendimentos; Orquestra Sinfônica Universitária: 60
bolsistas, 4 Servidores Técnicos, com 11 concertos em 2016, com cerca
de 5000 atendimentos.
4 bolsistas, catalogando um acervo de cerca de 5 mil itens. 1500 já
catalogados em 2016.

Núcleo de Documentação e
Memória Artística e Cultural da
UFAL
PAESP - Programa de Apoio às 8 bolsistas, que atendem 480 estudantes da escola pública durante todo o
Escolas Públicas do Estado. ano.
(Inclui o PAESP Junior).

Eventos organizados pela PROEX
Realização do Projeto Semana da Mulher, em parceria com a PROEGEP, com 200 participantes;
Jornada Universitária da Reforma Agrária, com cerca de 400 participantes considerando os movimentos de
luta pela terra e a comunidade universitária. Foram desenvolvidas ações socialmente leis no Campus: plantio
de mudas de árvores no CIC; manutenção do Bosque em defesa da vida; limpeza da área da horta
universitária.
Seminário “A Curricularização da Extensão caminhos e contextos: aproximações e diálogos entre
universidade e sociedade” contou com 91 participantes.
Projeto UFAL debate grandes temas: duas mesas acerca de temas ambientais, com cerca de 150
participantes.
Seminário no Campus Maceió (manhã e noite), Arapiraca e Unidade de Penedo: BRASIL: CONJUNTURA
ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL. Com total de 500 participantes.
Trilha de Extensão no VI CAIITE: Maceió:132 trabalhos; Arapiraca: 20 trabalhos; Delmiro: 06 trabalhos;
Penedo: 14 trabalhos; Viçosa: 02 trabalhos; Santana do Ipanema: 02; Total: 176 trabalhos aprovados.
Participaram mais de 30 docentes na coordenação de mesas de comunicação oral. Novidade para os
trabalhos de artes que além da apresentação da comunicação oral, tinha o palco à disposição para
apresentação artística. Exemplo foi a bela apresentação do coro da Uncisal no CIC. Houveram apresentações
artísticas; no Espaço Cultural foram 21, sendo na sexta e no sábado 12h de programação. Totalizando 167
artistas e um público geral de mais de 400 pessoas. Fora às visitas à Pinacoteca, Museus Théo Brandão com
oferta de oficina, e abertura do Museu de História Natural e Usina Ciência no sábado, o que foi avaliado por
todos como muito positivo pelas coordenações dos equipamentos culturais.

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Dados Gerais sobre a Extensão na UFAL - Ações de Extensão Cadastradas no SIGAA:
AÇÕES CONCLUÍDAS:
CURSO: 32
EVENTO: 43
PRODUTO: 0
PROGRAMA: 0
PROJETO: 7

RESUMO GERAL:
CURSO: 103
EVENTO: 115
PRODUTO: 2
PROGRAMA: 8
PROJETO: 118
TOTAL: 346 ações

EM EXECUÇÃO:
CURSO: 50
EVENTO: 32
PRODUTO: 0
PROGRAMA: 4
PROJETO: 58

Total de Categoria de Membros por Modalidade - Edital: Fluxo Contínuo, concluídos:
Tipo de ação: Curso
Total de docentes: 53
Total de discentes: 68
Total de servidores: 6
Total de membros externos: 22
Total de membros: 149

Tipo de ação: Evento
Total de docentes: 207
Total de discentes: 295
Total de servidores: 27
Total de membros externos: 135
Total de membros: 664

Tipo de ação: Projeto
Total de docentes: 8
Total de discentes: 18
Total de servidores: 2
Total de membros externos: 11
Total de membros: 39
Total 852

Edital: Fluxo Contínuo, em execução - Dados de ações desenvolvidas entre 04/01/2016 a 30/12/2016
Tipo de ação: Curso
Total de docentes: 62
Total de discentes: 98
Total de servidores: 11
Total de membros externos: 22
Total de membros: 193

Tipo de ação: Evento
Total de docentes: 91
Total de discentes: 231
Total de servidores: 12
Total de membros externos: 49
Total de membros: 383

Tipo de ação: Projeto
Total de docentes: 140
Total de discentes: 481
Total de servidores: 38
Total de membros externos: 118
Total de membros: 777
Total 1353

Editais PROEX - Total de Categoria de Membros - Dados de ações desenvolvidas entre 04/01/2016 a 30/12/2016
Edital Procaext
Total de docentes: 260
Total de discentes: 560
Total de servidores: 51
Total de membros externos:
38
Total de membros: 909

Edital Proinart
Total de docentes: 60
Total de discentes: 168
Total de servidores: 7
Total de membros externos: 6

Edital NEAB
Total de docentes: 28
Total de discentes: 53
Total de servidores: 4
Total de membros externos: 1

Total de membros: 241

Total de membros: 86
Total

Dados de ações desenvolvidas entre 04/01/2016 a 30/12/2016
Público atingido: Eventos, Cursos e Projetos que
apresentaram relatório final
Total de certificados emitidos via SIGAA
Abrangência dos projetos - Municípios

Total
348
781
62
45

1236

9.832
EVENTOS: 2.870; PROJETOS: 83
CURSOS: 695; TOTAL:
Em execução: 342 ações em 37 municípios
CONCLUÍDOS: 115 ações em 7 municpíos

Conclusão
Diante do exposto foi possível verificar grandes avanços e identificar diversos desafios para que a
extensão seja consolidada enquanto um dos tripés formativos na Ufal. Vale ressaltar que este relatório é
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sintese de outros relatórios que estão disponíveis na página da Proex no sítio da Ufal, além de outros
relatórios detalhados que estão disponíveis no SIGAA. Cabe aqui ressalytar que esse ano a Proex passou por
uma transição para que a comunidade passasse a utilizar o módulo de extensão no SIGAA. Desta forma, os
número apresentados provavelmente estão aquém do que realmente foi realizado, considerando as
dificuldades durante à acomodação da comunidade acadêmica ao novo sistema, o que consideramos normal.
Reafirmamos nossos compromisso em continuar o trabalho de consolidação do uso da ferramenta para que
possamos avançar no registro das ações. A Pro-Reitoria de Extensão se coloca à disposição, e ressalta a
importância da publicização destes dados, para que haja transparência, controle social e assegure elementos
sistemáticos para um processo de avaliação interna que está em curso, assim como oplanejamento para os
próximos anos.

Joelma de Oliveira Albuquerque
Pró-Reitora de Extensão
Maria Betânia Gomes Brito
Coordenadora de programas e Projetos de Extensão
Ivanildo Piccoli Lubarino dos Santos
Coordenador de Assuntos Culturais

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