2011
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
RELATÓRIO 2011
Eurico de Barros Lôbo Filho
Reitor
Rachel Rocha de Almeida Barros
Vice-Reitora
Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra
Pró-Reitor de Extensão
José Roberto Santos
Coordenador de Extensão
José Guido Dantas Lessa da Silva
Coordenador de Assuntos Culturais
INTRODUÇÃO
A Pró-Reitoria de Extensão - PROEX continuou, em 2011, sua proposta de
estreitar relações entre a universidade e a sociedade, direcionando suas ações,
de modo a contribuir para o desenvolvimento institucional e coletivo. Efetivou
ações de interesse social, formalizou parcerias com Órgãos Governamentais, Não
Governamentais e com o Setor Privado, como uma das formas de envolver cada
vez mais pessoas no âmbito da universidade. Esse resultado retrata o avanço na
relação
teórica
e
metodológica
das
diferentes modalidades
de
ações,
consolidadas em propósitos sólidos de construção de uma sociedade mais justa e
igualitária. Trata-se de um processo de construção e ressignificação da
concepção de extensão e, nesse sentido, há que se considerar, em sua trajetória:
1. O conceito assumido em 1987 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de
Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, entendendo-a como
"processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa
de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a
universidade e a sociedade";
2. O preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão,
conforme Artigo 207 da Constituição de 1988; e,
3. A efetivação do Plano Nacional de Extensão Universitária - PNEU que
incorpora as definições anteriormente referidas.
4. O compromisso da Universidade Federal de Alagoas que, em 2003, em
seu Estatuto assume a extensão como uma das dimensões da vida
acadêmica, como uma forma de vivenciar o processo ensino-aprendizagem
além dos limites da sala de aula.
A PROEX incorpora seus problemas e demandas a processos de produção
de conhecimento e de intervenção socialmente referenciados, a fim de garantir
aos grupos sociais vulnerabilizados, o acesso aos bens culturais, científicos,
econômicos, artísticos, tecnológicos e vem investindo na educação em direitos
humanos e segurança pública, a fim de capacitar e apropriar a sociedade do
entendimento sobre os seus direitos e deveres como cidadãos.
As Unidades Acadêmicas - UAs e os setores ligados administrativamente à
PROEX, Espaço Cultural, Pinacoteca Universitária, Museu Théo Brandão de
Antropologia
e
Folclore,
Usina
Ciência,
Museu
de
História
Natural,
UNITRABALHO e Assessoria em Direitos Humanos e Segurança Pública –
AEDHESP, produzem e coordenam várias ações no sentido de concretizar esse
processo de interação e de troca com a sociedade, referenciando às
necessidades das comunidades externas, privilegiando a inclusão social e a
valorização de conhecimentos produzidos nesse processo de construção de
saberes por uma sociedade mais justa.
Portanto, a conjugação entre os programas, projetos, cursos e eventos
contribuiu para o êxito da PROEX. O processo de mobilização ao registro,
incrementado pelos Programas Institucionais de Extensão e a divulgação das
ações no Portal da Extensão, ampliou a visibilidade do espaço extensionista da
UFAL, intensificando o apoio logístico à realização de ações das mais diversas
naturezas, e fortalecendo a política de fomento por intermédio do aporte de
recursos aos Programas de Extensão e de editais de bolsas. Esse último, instituiu
um procedimento que possibilitou à comunidade universitária igual acesso à
distribuição de bolsas, ofertadas aos alunos dos três campi da UFAL, A.C.Simões,
Arapiraca e do Sertão. Consequentemente, viabilizou a expansão do número de
alunos envolvidos nas atividades de extensão, estimulando o aumento
significativo, tanto do registro das ações, quanto da demanda acadêmica pelas
atividades de extensão, favorecendo a consolidação da Extensão Universitária na
UFAL, repercutindo na rede de instituições que compõem o cenário nacional.
1 - INDICADORES DAS AÇÕES DE EXTENSÃO
1.1 - Ações por Unidade Acadêmica
As atividades, desenvolvidas pelas UAs, mais que um trabalho acadêmico,
refletem o compromisso com a produção e socialização do conhecimento. As
ações de extensão, que se constituem nas modalidades de projetos, cursos,
eventos, produção e publicação, totalizam 642 (Quadro 1). São elaboradas e
realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos Núcleos Temáticos incluídos na
somatória das UAs a que fazem parte. Essas ações, acrescentadas às 160
atividades realizadas pelos demais setores da UFAL, envolvidos com a Extensão
e aquelas originadas e coordenadas pela PROEX (Quadro 2), totalizam 802
registros.
O público atingido totaliza 689.991 beneficiados pelas atividades de
extensão
desenvolvidas
através
das
UAs
e
dos
setores
ligados
administrativamente à PROEX, de acordo com as informações extraídas dos seus
respectivos relatórios. Nesse número, também estão incluídos os dados do
Programa Conexões de Saberes, do Hospital Universitário e da Escola Técnica
de Artes, assim como há registros de ações coordenadas pela própria
Pró-Reitoria de Extensão (Quadro 2).
A considerar todos os envolvidos com a extensão, docentes, discentes,
técnicos, externos e população beneficiada, o número atinge 693.872.
Quadro 1 – Ações por Unidade Acadêmica e Público Atingido
Nº
1
UAs
CECA
2
CEDU
3
CTEC
4
ESENFAR
Programas
Projetos
Cursos
Eventos
Produção
Total
Público
TOTAL
29
8
20
3
23
20
46
12
9
7
19
2
6
1
0
15
24
9
3
9
2
1
108
12
7
1
22
3
392
7
3
5
2
2
4
2
5
1
11
2
4
2
0
3
12
2
0
2
3
0
17
2
0
4
3
2
100
3
3
4
2
4
4
2
3
5
10
0
2
2
1
2
6
5
1
2
5
2
17
9
1
1
20
4
120
0
0
0
0
0
0
0
1
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
19
27
13
28
27
55
17
19
14
41
4
13
6
2
21
43
17
5
14
11
4
145
24
9
7
47
10
642
2940
4616
1815
2649
952
21161
24678
1360
9380
4401
514
6320
258
100
2455
3440
1118
1000
1816
390955
41000
28408
3598
1150
1030
4978
UE Santana
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
0
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
3
1
1
1
2
1
5
FALE
6
FAMED
7
FANUT
8
FAU
9
FDA
10
FEAC
11
FOUFAL
12
FSSO
13
IC
14
ICAT
15
ICBS
16
ICHCA
17
ICS
18
IF
19
IGDEMA
20
IM
21
IQB
C.ARAPIRACA
22
UE Palmeira
UE Penedo
UE Viçosa
23
C.SERTÃO
562092
Quadro 2 – PROEX e outros setores envolvidos com a extensão e público
atingido
Nº
Setores
Programas
Projetos
Cursos
Eventos
Produção
TOTAL
1
PROEX
0
5
1
5
3
14
2
HU
0
4
0
2
0
6
3
Pinacoteca
2
1
4
7
1
15
4
U. Ciência
3
6
1
9
0
19
5
MHN
1
2
0
7
0
9
6
MTB
1
5
8
14
0
27
7
Conexões
1
4
0
20
1
26
8
AEDHESP
0
2
1
1
0
4
9
UNITRABALHO
0
0
0
1
0
1
10
ETA
0
6
6
25
0
37
8
35
21
91
5
160
TOTAL
Público atingido por todos os setores:
127.899
Setores: PROEX – Pró-Reitoria de Extensão (ações da Coordenação de Extensão e da
Coordenação de Assuntos Culturais); HU – Hospital Universitário; Pinacoteca Universitária; Usina
Ciência; MHN – Museu de História Natural; MTB – Museu Théo Brandão de antropologia e
Folclore; Conexões de Saberes e Escola Aberta: Programas Institucionais coordenados pela
PROEX; AEDHESP: Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública,
vinculada à PROEX; UNITRABALHO: Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o
Trabalho; ETA: Escola Técnica de Artes.
1.2 - Ações por Área Temática
O Plano Nacional de Extensão, classifica as ações em oito Áreas
Temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e justiça, Educação, Meio
Ambiente, Saúde, Tecnologia e produção e Trabalho.
Quadro 3 – Ações por Área Temática
Áreas
Programas Projetos Cursos Eventos
Temáticas
Produção
TOTAL
1
7
1
9
0
18
Cultura
5
47
22
61
3
138
Direitos
Humanos e
Justiça
5
23
6
8
0
42
19
117
44
74
4
258
1
34
5
9
0
49
6
128
15
20
0
169
5
41
19
19
0
84
1
28
4
11
0
44
43
425
116
211
7
802
Comunicação
Educação
Meio
Ambiente
Saúde
Tecnologia e
Produção
Trabalho
TOTAL
1.3. Programas de Extensão das Unidades Acadêmicas
A Pró-Reitoria de Extensão e as demais Pró-Reitorias Acadêmicas
lançaram, em 2010, a chamada para a apresentação de propostas de Programas
de Extensão Universitária Institucionalizados das Unidades Acadêmicas, de
acordo com o estabelecido nos Artigos 19, 21 e 34 do Estatuto da UFAL. O
Programa, denominado PRÓ-EXTENSÃO, que em julho de 2011, iniciou a
segunda vigência, prevê o apoio para 32 Programas na forma de financiamento
com recursos próprios, no valor de até R$ 14.100,00 (Quatorze Mil e Cem Reais)
por programa, alocados nos seguintes elementos de despesas: a) equipamentos
e/ou material permanente; b) material de consumo e c) transporte para
deslocamentos das equipes para os locais de realização das atividades.
Os Programas (Quadro 4) apoiados pelo PRÓ-EXTENSÃO seguem os
princípios e as diretrizes da Extensão Universitária, de natureza acadêmica e de
relação com a sociedade, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar
ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito
da UFAL.
Quadro 4 – Programas de Extensão Institucionalizados
Nº
Unidades Acadêmicas
Nº Programas
1 Centro de Ciências Agrárias – CECA
1
2 Centro de Educação – CEDU
1
3 Centro de Tecnologia – CTEC
1
4 Escola de Enfermagem e Farmácia - ESENFAR
1
5 Faculdade de Medicina – FAMED
1
6 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU
1
7 Faculdade de Direito – FDA
1
8 Faculdade de Nutrição – FANUT
1
9 Faculdade de Economia, administração e Contabilidade - FEAC
1
10 Instituto de Computação – IC
1
11 Instituto de Ciências Atmosféricas - ICAT
1
12 Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - ICBS
1
13 Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA
1
14 Instituto de Ciências Sociais – ICS
1
15 Instituto de Física – IF
1
16 Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA
1
17 Instituto de Matemática – IM
1
18 Instituto de Química e Biotecnologia - IQB
1
19 Faculdade de Letras – FALE
1
20 Faculdade de Odontologia – FOUFAL
0
21 Faculdade de Serviço Social – FSSO
1
22 CAMPUS ARAPIRACA e Unidades de Ensino
6
23 CAMPUS SERTÃO e Unidade de Ensino
3
24 Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
1
25 Museu de História Natural
1
26 Pinacoteca Universitária
1
TOTAL
32
1.4. Responsáveis pelas ações de extensão
1.4.1. Internos
Quadro 5 – Responsáveis internos pelas ações de extensão - UAs
Nº
Unidades
Docentes
Discentes Técnicos
TOTAL
Acadêmicas
1
CECA
16
56
0
72
2
CEDU
71
205
0
276
3
CTEC
23
51
0
74
4
ESENFAR
44
135
1
180
5
FALE
35
75
1
111
6
FAMED
55
268
9
332
7
FANUT
20
96
3
119
8
FAU
20
85
0
105
9
FDA
21
55
1
77
10
FEAC
33
156
0
189
11
FOUFAL
9
23
0
32
12
FSSo
11
55
1
67
13
IC
7
46
0
53
14
ICAT
7
9
0
16
15
ICBS
33
55
1
89
16
ICHCA
48
254
2
304
17
ICS
15
51
0
66
18
IF
12
9
1
22
19
IGDEMA
19
36
0
55
20
IM
18
110
1
129
21
IQB
12
18
0
30
C. Arapiraca - sede
126
342
22
490
22
23
Pólo Palmeira
18
81
0
99
Pólo Penedo
12
42
0
54
Pólo Viçosa
15
56
3
74
Campus Sertão
37
76
6
119
737
2445
52
3234
TOTAL
Quadro 6 – Responsáveis internos pelas ações de extensão – PROEX e
outros setores
Nº
Setores envolvidos
Docentes Discentes Técnicos
TOTAL
1 PROEX
4
9
10
23
2 Hospital Universitário
0
3
41
44
3 Pinacoteca
1
4
4
9
4 Usina Ciência
3
16
6
25
5 Museu de História Natural
10
6
6
22
6 Museu Théo Brandão
6
0
10
16
7 Conexões de Saberes
3
64
3
70
8 AEDHESP
3
19
13
35
9 UNITRABALHO
1
2
0
3
10 Escola Técnica de Artes
7
65
6
78
TOTAL
38
188
99
325
1.4.2. Externos
Quadro 7 – Participantes externos
Áreas Temáticas
Externos
Comunicação
2
Cultura
51
Direitos Humanos e Justiça
6
Educação
73
Meio Ambiente
11
Saúde
154
Tecnologia e Produção
13
Trabalho
12
TOTAL
322
O resultado obtido entre o pessoal interno e o externo é de 3.881
envolvidos em atividades de extensão.
1.5 - Bolsas de Extensão
Quadro 8 – Bolsas institucionais e interinstitucionais de extensão
Categoria
Bolsas Institucionais
BET
PIBIP-AÇÃO CAMPUS A.C. SIMÕES
PIBIP-AÇÃO CAMPUS ARAPIRACA
PIBIP-AÇÃO CAMPUS DO SERTÃO
ÒDE AYÉ
PROINART
CORAL DA UFAL
ORQUESTRA
CONEXÕES DE SABERES
PRÓ-EXTENSÃO
TOTAL
Quantidade
Recursos
90
70
70
15
30
21
20
60
64
30
470
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
UFAL
BET: bolsas para projetos não vinculados a Programas
PIBIP-AÇÃO: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-ação
ÒDE AYÉ: Programa de Ações Afirmativas (específico para alunos cotistas.)
PROINART: Programa de Iniciação Artística
PRÓ-EXTENSÃO: Apoio aos Programas de Extensão das Unidades Acadêmicas
2. PROGRAMAS DE EXTENSÃO
2.1 - Programas Institucionais
2.1.1 - PIBIP-AÇÃO
O Programa PIBIP-AÇÃO é composto de Projetos de Pesquisa-Ação que
concorrem ao Edital da PROEX/PROPEP e contemplam atividades relacionadas
com as diversas formas de ação coletiva orientadas para a transformação social,
desenvolvidas por professores, técnicos e alunos dos Campi A.C.Simões,
Arapiraca e do Sertão. Constitui-se de projetos que propõem contribuir para a
melhoria da qualidade de vida da população parceira e para o processo de
formação profissional dos alunos, no tocante à prática de investigação científica
aplicada. Caracteriza-se, efetivamente, como um processo educativo de
formação, reafirmando, assim, o compromisso da UFAL com a sociedade.
2.1.2 ÒDE AYÉ
Programa de Ações Afirmativas, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão
e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB, que visa possibilitar a inserção
do estudante cotista no âmbito acadêmico, através do desenvolvimento de ações
de pesquisa e de extensão, bem como desenvolver estudos relativos às relações
étnico-raciais e ao processo de implementação da Lei 10.639/03 nas redes de
ensino, além de Contribuir para a formação profissional e cidadã dos estudantes.
2.1.3 PROINART
Os projetos que concorrem ao Programa de Iniciação Artística da UFAL
contemplam atividades relacionadas à produção e difusão artística que
contribuem para a consciência cultural no que diz respeito à memória, à criação e
à prática da Arte como um patrimônio cultural de toda a sociedade. Os projetos
seguiram em 2011, a temática “JUVENTUDE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS” como elemento integrador do programa. O desenvolvimento do
Programa tem como palco as bibliotecas, corredores, escolas, ruas, jardins,
teatros, auditórios, abrangendo tanto a comunidade universitária, quanto a
comunidade em geral e motivando a formação de novas plateias e agentes
multiplicadores.
As propostas concorrem nas Expressões Artísticas de Música, Teatro,
Dança, Fotografia, Pintura, Audiovisual e Literatura. Foram disponibilizadas três
bolsas para cada um dos projetos aprovados.
2.1.4. PRÓ-EXTENSÃO
Além dos Programas acima mencionados, a PROEX coordena o
PRÓ-EXTENSÃO. Os objetivos e a destinação dos recursos constam no item 1.3
deste relatório.
Em julho de 2011, foi lançada a segunda vigência do PRÓ-EXTENSÃO,
com a concessão de bolsas para estudantes, sendo uma para cada Programa.
Foram incluídos os equipamentos culturais da UFAL, vinculados à PROEX:
Pinacoteca Universitária, Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, e
Museu de História Natural.
Em setembro, foi realizado o I Seminário Geral do PRÓ-EXTENSÃO, que
contou com a participação de professores, técnicos e alunos dos três campi da
UFAL, que desenvolvem as mais diversas ações, nas modalidades de projetos,
cursos, eventos e publicações dentro do referido programa.
2.2. Programas Interinstitucionais
2.2.1.Conexões de Saberes e Escola Aberta
O Programa Conexões de Saberes é composto por quatro projetos:
Pré – Vestibular Comunitário no Campus Maceió e nos polos de Arapiraca,
Palmeira dos Índios e Penedo, atendeu em 2009, 510 (quinhentas e dez) tendo
124 (cento e vinte e quatro) pessoas que passaram no vestibular da UFAL, em
2010, 6050 (seis mil e cinquenta) pessoas em todo estado se inscreveram no
portal da COPEVE, para participar do cursinho preparatório para o vestibular
2010/2011, no total de 960 atendidas pelo projeto. Foram aprovadas 190 (cento e
noventa) pessoas. Para a preparação dos alunos foram realizadas as seguintes
atividades: uma aula inaugural com a participação de 350 pessoas e dezoito
“aulões”, com a presença de 180 pessoas por aula.
Educação Complementar e Cidadania: cerca de 100 (Cem) crianças e
adolescentes com baixo poder aquisitivo, são atendidas pelo projeto junto com
suas famílias. Esse projeto se desenvolveu nas instalações do Instituto Nazareno
Pão da Vida que se localiza no Bairro do Clima Bom e desenvolve atividades com
crianças em vulnerabilidade social
Organização e Mobilização Comunitária: nas duas aldeias são atendidas
cerca de 100 jovens, que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, e
que visam o ingresso na universidade.
Vizinhança: cerca de 680 famílias são atendidas pelo projeto com a parceria
de outros órgãos públicos, desenvolvendo capacitações, palestras, implantação
de atividades sócio-educativas e econômicas de geração de emprego e renda,
reuniões com os núcleos da própria Universidade entre outros.
Escola Aberta: As ações foram desenvolvidas com atividades de Leituração,
Direitos Humanos e Educação e Meio Ambiente.
O Programa Conexões de Saberes ofereceu uma capacitação de 180 horas,
para os alunos integrantes dos projetos que o compõem.
Além disso, foi lançado o livro Grandes Temas, desenvolvido pelo bolsistas do
programa, como uma ação plural, voltada para a permanência com qualidade do
estudante de origem popular, na Universidade.
2.2.2 - Programa de Extensão Universitária – PROEXT/MEC
O Programa de Extensão Universitária - PROEXT – MEC/SESu é um
instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com
ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham
fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e
Estaduais de Ensino Superior .
A UFAL foi contemplada com recursos para a execução de oito programas
e cinco projetos, que concorreram em 2011.
Programas:
- Programa de Formação Docente UFAL SEE-AL: As dificuldades de
Aprendizagem no Ensino Superior, responsabilidade social de todos
- Formação de Incubadora de Empreendimentos Culturais e Artísticos –
IncArte/UFAL
- Programa Integrado de Atenção Primária à Saúde
- Educação, promoção da saúde e desenvolvimento humano
- Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Assentamentos da Mata e
Litoral Alagoano
- Programa de Ações Articuladas em Economia Solidária no Estado de
Alagoas
- Folguedos Populares em Alagoas: recuperação, disponibilização e
pesquisa nos acervos sonoro, fotográfico e documental do Museu Théo Brandão
de Antropologia e Folclore
- PRÓ-IDENTIDADE: A Percepção de Identidade na Educação Básica:
gênero, etnia e sexualidade nas relações educacionais das comunidades
Quilombolas e Indígenas do Alto Sertão
Projetos:
- Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de
Materiais Recicláveis
- Organização do Processo de Trabalho dos Catadores de Material
Reciclável do Bairro de Mangabeiras - Arapiraca/AL
- Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano
- A Eficácia do Judiciário e o Acesso à Justiça
- Práticas socioeducativas: estratégia para redução de danos e prevenção
do uso de drogas por adolescentes e jovens
2.2.3 – Outras participações interinstitucionais
2.2.3.1- Projeto Rondon: O Projeto Rondon é uma ação interministerial de
Governo, coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da
Educação, destinada a incorporar, de forma ativa, a contribuição do estudante
universitário na redução das desigualdades sociais e regionais. A missão do
Projeto Rondon, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade
social e da defesa dos interesses nacionais, é viabilizar a participação do
estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de
fortalecimento da cidadania.
A UFAL foi selecionada para o Projeto Rondon em duas Operações:
1) Operações Julho/2011: uma equipe foi selecionada e desenvolveu
atividades no município de Presidente Figueiredo na Amazônia, na
Operação Peixe-boi.
2) Operações Janeiro/2012: uma equipe foi selecionada e irá desenvolver
atividades no município de Estreito no Maranhão, na Operação Babaçu.
2.2.3.2 – Programa Novos Talentos – CAPES
Este programa tem como objetivos, tornar o conhecimento científico
acessível a professores e estudantes da educação básica da Escola Pública,
aproximando-o de seu cotidiano e visando à transformação da realidade;
capacitar esses professores e estudantes a prosseguirem seu aprendizado, de
modo continuado, contribuindo para uma formação que responda às demandas
da sociedade moderna, do mercado de trabalho e do exercício pleno da
cidadania; estimular programas das escolas públicas que levem à melhoria das
condições de aprendizagem e à socialização dos jovens, favorecendo sua
promoção e integração social; despertar vocações em estudantes de baixa renda
para carreiras tecnológicas e científicas, propiciando sua preparação para o
acesso nos cursos das IES públicas; capacitar professores da rede pública com
vistas ao seu desenvolvimento profissional, contribuindo para a elevação do
padrão de qualidade da educação básica; incentivar a produção de metodologias,
estratégias e materiais didáticos inovadores, visando à melhoria das condições de
aprendizagem da língua materna e das ciências, em articulação com a realidade
local, regional e global; viabilizar maior interação entre o meio acadêmico notadamente estudantes de pós-graduação, grupos e centros de estudos e
pesquisas com as escolas públicas de educação básica.
Em 2010, a UFAL elaborou uma proposta multidisciplinar denominada
Novos Talentos em Alagoas, com a participação das seguintes Unidades
Acadêmicas: Centro de Educação – CEDU, Escola de Enfermagem e Farmácia –
ESENFAR, Faculdade de Letras – FALE, Faculdade de Medicina – FAMED,
Faculdade de Nutrição – FANUT, Instituto de Ciências Biológicas – ICBS, Instituto
de Física – IF, Instituto de Matemática – IM, Instituto de Química e Biotecnologia –
IQB e Campus Arapiraca.
As atividades foram desenvolvidas em 2011 e culminaram, em dezembro,
com a realização do I Seminário Novos Talentos.
2.2.3.3 - PET/Conexões
O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de
estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de
graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio
da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O PET também tem por objetivo a criação de até 150 (cento e cinqüenta)
novos grupos PET/Conexões de Saberes, sendo até 04 (quatro) grupos por
Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), distribuídos da seguinte forma:
Lote G: até 2 (dois) novos grupos, por IFES, que envolvam exclusivamente
estudantes de graduação oriundos de comunidades populares urbanas;
Lote H: um novo grupo, por IFES, que envolva exclusivamente estudantes de
graduação de comunidades do campo ou quilombolas;
Lote I: um novo grupo, por IFES, que envolva exclusivamente estudantes de
graduação de comunidades indígenas.
Foram contempladas, em 2010 e desenvolvidas em 2011, as quatro
propostas da UFAL inscritas para o PET/Conexões, das Unidades Acadêmicas,
sendo a do Centro de Tecnologia – CTEC, da Faculdade de Serviço Social –
FSSO e da UE Penedo – Campus Arapiraca, para estudantes de graduação
oriundos de comunidades populares urbanas. A proposta da UE Palmeira dos
Índios – Campus Arapiraca é voltada para estudantes de graduação de
comunidades do campo ou quilombolas
2.2.3.4 - Programa de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública
A Assessoria de Educação em Direitos Humanos vinculada ao Programa
REDHBRASIL / Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da
República – SEDHPR/ e Ministério da Educação – MEC/SECAD, foi instituída em
2008 na Universidade Federal de Alagoas, organizada nas estruturas da PróReitoria de Extensão - PROEX, através de um processo de conquistas pela
afirmação de uma cultura em direitos humanos junto à sociedade. É um espaço
de intercâmbio entre ensino, pesquisa e extensão com atividades que transpõem
as termos do Estado de Alagoas. Vale ressaltar que sua proposta contribui para o
debate em torno da inacessibilidade dos direitos, ampliação da discussão sobre a
“questão social”, assim como o incentivo teórico-crítico sobre o que permeia ao
exercício da cidadania.
Curso de Especialização de Educação em Direitos Humanos e Diversidade –
EDHDI.
O Curso EDHDI trata-se de um curso semipresencial e é composto por
nove módulos (ver quadro 01) com aulas virtuais via plataforma Moodle e
encontros presenciais para avaliação ao final de cada módulo. O curso tem como
objetivo, proporcionar qualificação em nível de pós-graduação lato sensu na área
dos Direitos Humanos e Diversidade aos docentes e demais integrantes da
comunidade escolar, bem como profissionais da área de segurança pública;
lideranças comunitárias; membros de Comitês e Conselhos municipais ou
estaduais, bem como pesquisadores ligados à área de Direitos Humanos,
contribuindo, assim, para a construção de uma cultura de direitos humanos no
Estado de Alagoas. É composto por uma equipe de 20 docentes; 467 discentes,
25 tutores, sendo 06 presenciais e 19 on-line; 03 bolsistas estagiários; 01 suporte
técnico moodle e 02 gerentes do curso.
Quadro 01 – Módulos do Curso de Especialização EDHDI
MÓDULO
Disciplina
Carga Horária
I
Conceitual EAD e Ferramenta
Moodle
30 h
Aula inaugural
presencial
Introdução a EAD
8h
II
A Escola como Espaço de DH
60 h
III
Fundamentos da Educação em
Direitos Humanos
60 h
IV
Diversidades: escola, públicos
e sociedade I
45 h
V
Diversidades: escola, públicos
e sociedade I
45 h
VI
Diversidades: escola, públicos
e sociedade III
45 h
VII
Metodologia de estudos e
pesquisas científicas em
Educação em Direitos
45 h
Humanos
VIII
Plano de ação em Educação
em Direitos Humanos
90 h
Total h/aula
450 h
Encontros
presenciais para
fins de avaliação
Final de cada módulo
72h
Realização de 05
simpósios sobre
EDHD durante o
curso
Abordando temas referentes
aos módulos
40h
Orientação de
TCC
Final do curso
160h
Total de horas
730h
Naturalização dos direitos das crianças e adolescentes
O projeto trata de uma proposta de formação continuada de profissionais
da rede pública de ensino básico e demais segmentos sociais no enfrentamento
às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes no contexto
escolar. Desta forma, objetiva estimular o debate acerca da violação dos direitos
das crianças e adolescentes e propor formas de enfretamento a tais violações,
além
de
fomentar
a
interlocução
entre
pesquisadores
e
profissionais,
potencializando a melhoria continuada da prática profissional e formação
específica de lidar com as diferentes formas de violência.
Capacitou 250 educadores e representantes da sociedade civil
organizada. Envolveu sete docentes, um discente, um técnico e quatro externos.
A Assessoria desenvolveu, também, o projeto Saberes e Práticas na
Reconstrução do Material Informativo e Formativo de EDH, com uma equipe
composta por três docentes, três discentes e cinco externos. A proposta de
produção de materiais paradidáticos referentes à acessibilidade no âmbito da
Educação em Direitos Humanos, tema transversal, destina-se a estudantes
iniciantes do ensino fundamental, como forma de atingir turmas subsequentes,
envolvendo gestores e familiares, bem como demonstrar o vínculo com a EDH. A
inclusão adequada da acessibilidade, principalmente, nos materiais didáticos,
pode incorporar aspectos relativos à formação de cidadãos críticos e capazes de
discutir com propriedade sobre sua responsabilidade social em qualquer nível de
educação. Os materiais paradidáticos favorecem o tratamento interdisciplinar dos
conhecimentos científicos, apresentando os conteúdos de interesse a partir de
temas do cotidiano, auxiliando os estudantes para o exercício da cidadania em
sua plenitude. Tratar de um tema tão complexo como a acessibilidade é motivo
para buscar alternativas, a exemplo da forma lúdica que remete à configuração de
materiais paradidáticos (cartilhas; guias; folders e panfletos) um significativo
elemento na formação individual e política de leitores que se encontram na fase
inicial do fundamental no processo de escolarização, enriquecendo o nível das
relações. “É através deles que os adolescentes tomarão contato de forma
espontânea ou orientada com temas que apontam para novas relações entre
humanidade/natureza na conquista de novas habilidades, novas atitudes, novos
comportamentos”, ou por outros termos: valorização para uma mudança nos
padrões das relações dos seres humanos entre si.
Público-alvo:
1 - Profissionais da educação atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental;
2 - Gestores (as) de educação: secretários (as) estaduais e municipais de
educação, diretores (as) de escolas; coordenadores (as) pedagógicos (as) etc;
3 - Demais profissionais que lidam com a educação: psicólogos(as);
orientadores(as), inspetores(as), merendeiros(as), serventes; assistentes sociais.
4 - estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
3 - ATIVIDADES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS
3.1 - Secretaria Administrativa
A Secretaria é responsável pela organização e arquivamento dos
documentos
da
PROEX,
de
recebimentos
e
guarda
de
equipamentos
permanentes e materiais de consumo, de emissão e confecção de certificados,
certidões, ofícios,
formulários,
planilhas de folhas de pagamentos e
cadastramentos dos bolsistas, controle e emissão de certificados/certidões,
requerimentos para certificações de professor, técnico administrativo e de aluno,
abertura e recebimento de processos, a inclusão de diárias no SCDP, sistema
implantado e em execução pelo Governo Federal a partir de 2010, alimentação
no Sistema SIE de informação, referentes às férias dos servidores lotados na
Pró-Reitoria de Extensão, afastamentos, processo de avaliação e desempenho,
tramitação de processos e requisição de material ao Almoxarifado, abertura das
folhas de pagamentos dos bolsistas e a sua confirmação de recepção de
materiais ou serviços.
A dificuldade relacionada ao espaço físico continua, e não é adequada às
necessidades, pois é imprescindível a reestruturação da Pró-Reitoria de Extensão
no que se diz respeito ao seu espaço físico/layout.
As atividades desenvolvidas pelos servidores e bolsistas da Secretaria, são
demonstradas, quantitativamente, abaixo.
Certificação emitida até 25/11/2011*
Ano de 2010
Descrição
Até 25/11/11
Até 23/12/10
Certificados por relatórios
16.873
14.328
Certificados por requerimentos
391
643
Certificados reimpressos
522
1.119
Certidões por requerimentos
391
339
TOTAL
18.177
16.429
*Os números de dezembro de 2011 serão apresentados no próximo relatório da PROEX, no comparativo
entre 2011 e 2012.
Documentação emitida e recebida até 25/11/2011
Ano de 2010
Descrição
Até 25/11/11
Até 23/12/10
Memos emitidos pela PROEX
430
522
Ofícios externos emitidos pela PROEX
31
59
Circulares emitidas pela PROEX
25
25
Memos-ofícios circular internos (UFAL) recebidos
436
Memos-ofícios circular externos recebidos
(empresas privadas e outros órgãos)
40
CI (UFAL) recebida
93
Circular PROGEP recebida (UFAL)
9
Memo-Ofício-Ofício Circular recebido
40
Diversos: (processos
UFAL/convites/folders/convocações/portarias/agendam
ento de Datashow/notebook e microfone
453
295
TOTAL
1.557
1.525
624
*Os números de dezembro de 2011 serão apresentados no próximo relatório da PROEX, no comparativo
entre 2011 e 2012.
3.2 - Setor Técnico de Projetos
O Setor Técnico de Projetos desenvolveu as seguintes atividades:
Assessoria na montagem e tramitação das ações de extensão:
Registro e mapeamento das ações - cadastramento e relatórios parcial e
final - bem como os procedimentos iniciais relativos à certificação,
antecedendo a elaboração dos certificados, a cargo da Secretaria da
PROEX. Através do endereço eletrônico do setor, 4.850 mensagens foram
recebidas e 5.549 enviadas, em contatos com os coordenadores das ações
de extensão, seja para registros, assessorias, comunicados, convites,
solicitações e outras atividades afins. Nos demais e-mails do Setor Técnico
de Projetos, específicos para os editais institucionais, foram recebidas 539
mensagens e enviadas 513.
Assessoria às reuniões do Comitê Assessor de Extensão:
O setor acompanhou todas as reuniões, sendo o responsável pela
sistematização dos assuntos tratados e o repasse das informações aos
membros do referido Comitê, assim como de todas as informações de
interesse do grupo.
Organização dos editais institucionais:
Os projetos concorrentes aos Editais PIBIP-AÇÃO Campus A.C.Simões,
Arapiraca e Sertão, ÒDE AYÉ e PROINART, num total de 300, foram
registrados, organizados e enviados a um banco de avaliadores ad hoc
externo.
Acompanhamento dos editais interinstitucionais:
Os coordenadores dos programas e projetos concorrentes ao Edital
PROEXT MEC/SESu 2011-2012, foram instruídos sobre a forma de
apresentação das propostas, através do SIGPROJ (Sistema de Informação
e Gestão de Projetos) e demais atividades pertinentes. Tratou, também,
da operacionalização do processo de participação da UFAL nas operações
do Projeto Rondon.
Organização dos trabalhos apresentados na X Semana de Extensão,
realizada durante o VIII Congresso Acadêmico da UFAL:
Foram sistematizados os trabalhos referentes aos Campi A.C.Simões e do
Sertão, especificamente de Delmiro Gouveia, que foram apresentados em
Maceió. Com a colaboração dos coordenadores de extensão das Unidades
Acadêmicas, organizou as bancas de avaliadores, compostas por
professores e técnicos de nível superior da UFAL.
São, também de responsabilidade do Setor Técnico de Projetos, a
elaboração dos relatórios da PROEX, para o Relatório Anual de Gestão da UFAL,
para a Comissão Própria de Avaliação – CPA e para o Sistema Integrado de
Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC, do Ministério da Educação.
Faz-se necessária a ampliação da estrutura física do setor. Em que pese a
recente substituição do mobiliário e dos equipamentos, o espaço físico não está
acompanhando a expansão da Universidade e o consequente aumento do
registro das ações de extensão. A reforma proporcionará melhores condições de
trabalho aos servidores a aos bolsistas, assim como no atendimento aos
professores, técnicos e alunos que procuram o setor diariamente.
3.3 - Assessoria de Ações de Extensão
Os trabalhos realizados auxiliaram a diversidade dos projetos, programas e
eventos, para atender, embora parcialmente, as demandas da Ufal e da
comunidade externa, face às dificuldades enfrentadas, tanto de pessoal, quanto
de equipamento e material para disponibilizar aos coordenadores das ações de
extensão.
Vale registrar que a divulgação nos meios de comunicação (impresso e
eletrônica), produção de materiais gráficos, realizados em conjunto com a
Assessoria de Comunicação da Ufal, ampliou a visibilidade das ações de
Extensão.
4. SETORES LIGADOS ADMINISTRASTIVAMENTE À PROEX
4.1. ESPAÇO CULTURAL
4.1.1. - Coordenação de Assuntos Culturais
Concerto Didático
Série de apresentações da Orquestra da UFAL no auditório do Espaço
Cultural direcionada aos alunos de escolas públicas e particulares de Maceió.
Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Datas: 2 e 23/08, 13/09, 25/10 e 22/11
Público: 1.000 crianças
Projeto Quinta Sinfônica
Série de concertos da Orquestra da UFAL no Teatro Deodoro tendo como
parceira a Secretaria Estadual de Cultura e a Diteal.
Datas: 18/08, 22/09, 13/10, 16/11 e 20/12
Público: 1.200 pessoas
PROINART (Programa de Iniciação Artística)2011
Acompanhamento dos projetos selecionados durante o Congresso
Acadêmico 2011.
Público: 30 pessoas
Série Postais do Conhecimento
Produção de 7 edições de um jornal comemorativo dos 50 anos da UFAL,
numa parceria Ufal/Proex.
Tiragem: 70.000 exemplares
Livro dos 50 anos da UFAL
Livro comemorativo sobre os 50 anos da UFAL.
Tiragem: 500 exemplares
Projeto Secult
Convênio em tramitação, aguardando a liberação de recursos. Engloba o
Museu Théo Brandão, a Pinacoteca e a Orquestra da UFAL, prevendo um circuito
de visitação nesses equipamentos.
Agenda Cultural
Agenda em forma de revista com eventos culturais/científicos da UFAL.
Fase de avaliação devido a dificuldades de acesso a informações das unidades
acadêmicas.
Semana Delmiro Gouveia
Participação com atividades culturais, oficinas e minicursos.
Data: 07, 08 e 09/10
Projeto Circuito UFAL de Arte e Cultura
Aprovado pelo Edital MEC/ SESu 2010. Recursos já liberados e em fase de
aquisição de equipamentos.
Data: a partir de agosto
Público: previsão de 2400 pessoas
Festival Universitário de Cinema
Festival organizado pela Unidade Penedo em parceria com a PROEX,
PROEST e CineArte Popular.
Data: 23 a 27/11
Público: 1000 pessoas (aproximadamente)
Participação no Congresso Brasileiro de Extensão (CBEU)
O Congresso contou com a participação de projetos de extensão, incluindo
a comunicação oral sobre o concerto didático da Orquestra da UFAL, apresentado
pelo professor Nilton Souza e a produtora cultural Nicolle Freire.
Data: 07 a 11/11
Público: 50 pessoas (aproximadamente)
Semana da Música
Semana destinada à comemoração do dia do músico, contendo palestras,
recitais e cursos.
Data: de 21 a 25/11/2011
Público: 300 pessoas (aproximadamente)
Concerto de Natal
Realizado em dezembro, o 10ª edição na Catedral Metropolitana de
Maceió.
Data: 15/12/2011
Público: 800 pessoas (aproximadamente)
4.1.2. PINACOTECA UNIVERSITÁRIA
As ações planejadas pela Pinacoteca Universitária para o ano de 2011
foram, na sua maioria, cumpridas de modo plenamente satisfatório. As metas não
atingidas, independeram dos esforços empreendidos pela PU.
No planejamento anual, estabeleceu-se como prioridade a execução do
projeto de organização e montagem do Salão de Exposição Permanente. Com o
aval da Reitora e do Pró-Reitor de Extensão deu-se inicio ao processo, com o
convite da Profª. Alejandra Hernandez Muñoz, da Escola de Belas Artes da UFBA
para fazer o projeto expográfico e a curadoria da exposição. Em agosto pp, a
referida professora veio à Maceió para conhecer o espaço físico e o acervo da
Pinacoteca. O resultado foi a escolha do Salão III e uma primeira seleção de
obras a serem expostas.
A adequação do Salão III vai requerer uma pequena reforma, que foi
solicitada à SINFRA. Feita uma avaliação estrutural preliminar, estamos
solicitando a visita do Departamento de Arquitetura/SINFRA para a definição do
projeto, cuja execução aguardará um período sem exposições temporárias.
Concluídas as obras, retoma-se o trabalho de museografia propriamente dito, que
requer disponibilidade orçamentaria. A PU acredita fazer a abertura da Pauta de
2012 com a Exposição Permanente.
Para o corrente ano, a Comissão de Pauta selecionou 04(quatro)
candidaturas ao Edital Pinacoteca 2011 e a PU escolheu o artista alagoano
Fernando Pontes com convidado. As exposições foram:
• Um certo olhar Cavalcante Uma retrospectiva da carreira da artista plástica
Eva Cavalcante, de 05 a 20 de janeiro – 42 visitantes.
• Relevo [0 que e relevante?] do fotógrafo alagoano Ricardo Lêdo, de 07 de
abril a 18 de maio, de 08 de abril a 18 de maio – 732 visitantes.
• Nudez do artista alagoano Paulo Santo, de 02 de junho a 08 de julho – 367
visitantes.
• Pássaros do artista alagoano Fernando Pontes, de 28 de julho a 02 de
setembro – 541 visitantes.
• Eternecer das fotógrafas alagoanas Karla Melanias e Camila Cavalcante, de 20
de setembro a 28 de outubro – 1.151 visitantes.
• Arte ou Lixo (que nem roupa), do artista mineiro Raimundo Brito, de 24 de
Novembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012. Até o dia 20 de dezembro, 352
pessoas visitaram a exposição.
Em janeiro a Pinacoteca firmou um termo de empréstimo de obras do
acervo ao LCCV (Laboratório de Computação Gráfica e Visualização) com o
objetivo de levar a outros ambientes da UFAL o rico patrimônio artístico do qual é
guardiã, acreditando dessa forma, criar um novo público apto a compreender e
admirar a arte contemporânea. A exposição LCCV ficou até o mês de novembro.
A Pinacoteca manteve a parceria com a Diretoria de Cultura da Fundação
Joaquim Nabuco (iniciada em novembro de 2010), através do Programa Cultura
Contemporânea:
uma
introdução,
da
Coordenadoria
de
Estudos
Culturais/FUNDAJ. Cinco cursos de 16h cada estavam previstos - Música,
Literatura, Cinema, Dança e Artes Plásticas - dos quais dois (Literatura e Artes
Plásticas) foram cancelados pela própria FUNDAJ. Os demais foram realizados
com sucesso e tiveram uma participação significativa de alunos da UFAL e
interessadas nos assunto.
Curso realizados em 2011:
• Itaú Cultural – Portfólio do artista, em 18 de março - 44 participantes.
• Fundação Joaquim Nabuco –
- Cultura contemporânea: Uma Introdução – Módulo Música, de 9 a 12 de
agosto – 50 participantes.
- Cultura contemporânea: Uma Introdução – Módulo Dança, de 28 a 30 de
setembro – 20 participantes.
- Cultura contemporânea: Uma Introdução – Módulo Cinema, de 24 a 27 de
outubro – 50 participantes.
O programa "A Escola vai à Pinacoteca" (coordenado pela vice-diretora
Christina Cavalcanti Rabelo) cujos objetivos visam estimular o interesse e a
sensibilidade da criança, do adolescente e do adulto pelas artes visuais; divulgar
a arte contemporânea junto aos meios estudantis; estimular o hábito à visitação
de
exposições,
museus,
galerias
e
locais
afins
e
contribuir
para
o
desenvolvimento cultural do individuo e da sociedade, sofreu uma retração em
relação ao ano anterior. O número de escolas participantes foi mais reduzido.
Convém ressaltar o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Prof. Ângelo Faria, da
Casa de Cultura Britânica, em todas as exposições, com acompanhamento de
bolsistas da Pinacoteca.
O trabalho de catalogação e organização física das obras do acervo,
iniciado pela museóloga Tatiana Almeida em 2010, está em fase de conclusão,
após urna longo e difícil trajeto no sentido de colher todas as informações
necessárias a correta catalogação. Importante ressaltar a participação da referida
museóloga na organização, transporte, montagem e desmontagem das obras no
LCCV.
Em de novembro, a Pinacoteca Universitária fez o lançamento do catálogo
A Pinacoteca Universitária na arte do século XXI, onde estão registradas todas
as exposições ocorridas nesse espaço, no decorrer da primeira década desse
século.
4.2.
MUSEU THÉO BRANDÃO
JANEIRO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 500 pessoas (público diverso)
FEVEREIRO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 350 pessoas (público diverso)
2 - Projeto carnaval que nos convém
Data – De 17 a 25/02/2011
2.1 - Batizado do boi das Alagoas - Dia 17/02/2011
2.2 - Exposição – Brincando de Boi
Autor – Gil Lopes
Data de abertura – 17/02/2011
Estatística da abertura – 50 pessoas
Período de duração – 17/02 a 31/03/2011
Estatística duração - 401 pessoas
Estatística Total: - 451 pessoas
3 - Oficina de maracatu – Proporcionada pelo grupo
de Maracatu Baque Alagoano
Data – 19/02/2011
Estatística – 40 pessoas
4 - Oficinas
Confecção de Bois de carnaval – Expedito Júnior
Máscaras – Aciole Filho
Frevo- Edson dos Santos e Joelma Pereira
5 - Papel no Varal Erótico
Dia 24/02/2011
Organização - Ricardo Cabús
Estatística - 200 pessoas
6 - Concurso de frevo
Dia 25/02/2011
Organização – Ítalo Jonh
Estatística - 80 pessoas
7 - Projeto Munguzá Cultural
Dia 24/02/2011
Temática - Carnaval em perspectiva
Palestrantes:
Bruno Cavalcanti – Trajetória do carnaval de rua de Maceió: do popular ao
massivo
Daniel Reis – Os circuitos da Mamãe: entre o Museu e a folia de carnaval.
Nadir Nóbrega – Os blocos afro-baianos: criações de negros, lugares de
aprender.
Estatística – 70 pessoas
8 - Bloco Carnavalesco – Filhinhos da mamãe
Data – 25/02/2011
Organização – ATA
Estatística – 2.000 pessoas
9 - Visita Técnica - FUNARTE/CCPF - IPHAN/CNFCP
Wagner Chaves – Local – Rio de Janeiro
Data – De 27/02 a 06/03/2011
Objetivo – Cumprimento de agenda prévia
Contato – Cláudia Márcia Ferreira e Sandra Baruki
Total do mês – 3.241 pessoas
MARÇO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 237 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio
e Acervos Áudio Visuais
Dia 26/03/2011
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
Estatística – 14 alunos e 2 professores
3 - Reunião geral com funcionários
Dia 14/03/2011
4 - Reunião para definição da programação de abril/2011
Dia 18/03/2010
Museu Théo Brandão - Funcionários
FUNAI – Carla Lyra
5 - Reunião com bolsistas para definição de participação
em projetos
Total do mês – 251 pessoas
ABRIL
1 - Circuito museográfico
Estatística – 137 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio
e Acervos Áudio Visuais
Dia 01 e 27/04/2011
Estatística – 30 alunos e 02 professores
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
3 - Oficina de maracatu – Proporcionada pelo
grupo Baque Alagoano
Dias 02, 09 e 16/04/2011
Estatística – 120 pessoas
4 - Abril Indígena no Museu Théo Brandão
Dias 13 a 19/04/2011
4.1 - Exposição – Visadas do Pagé Miguel Celestino
Autores – D. Generosa e Sérgio Galdino
Data de duração - 19/04 a 31/05/2011
E s t a t í s t i c a d e a bertura - 150 pessoas
Estatística de duração – 473 pessoas
4.2 - Apresentação do Toré
Dia 19/04/2011
Grupos participantes – Kariri-Xocó e Xucuru-Kariri
Estatística - 45 pessoas
5 - Projeto Munguzá Cultural
Temática - Dimensões das culturas indígenas em Alagoas
Data – 14/04/2011
Palestrantes:
Siloé Amorim – Índios do Alto Sertão de Alagoas
Evaldo Mendes – Grupos Indígenas em Alagoas: apontamentos de pesquisa.
Fábia Pereira da Silva- A pesquisa linguística sobre a língua Yaathe (Fulni-ô)
Estatística - 75 pessoas
6 - I Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos
Dias - 14 e 15/04/2011
Lançamento de livro –
Data – Dia 15/04/2011
Lançamento de CD – Titulo - Kariri - Xocó
Autoria - Rojão
Data – 15/04/2011
Lançamento de filme – Título – Visadas do Pajé Miguel Celestino
Autoria – Celso Brandão
Data – 15/04/2011
Titulo – Folhas ao Vento
Autoria - Evaldo Mendes
Estatística - 210 pessoas
7 - Visita Técnica - Tribo Xucuru-Kariri
Wagner Chaves – Local – Palmeira dos Índios
Objetivo – Recolher esculturas de Miguel Celestino
Contatos – Celso Celestino, D. Generosa e Sérgio Galdino
Data – De 08 a 10/04/2011
8 - Reunião geral com funcionários
Dia 04/04/2011
Total do mês – 1.240 pessoas
MAIO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 400 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio
e Acervos Áudio Visuais
Dia 12/05/2011
Estatística – 23 alunos e 2 professores
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
3 - Semana de Museus – Museu e Memória
Dia 16 a 22/05/2011
3.1 - Munguzá Cultural – Temática - Memórias do Museu Théo Brandão
Dia 19/05/2011
Palestrantes:
Radjalma Cavalcante – História de Théo Brandão
Fernando Lôbo – Acervo do Museu Théo Brandão
Carmen Lúcia Dantas – Restauração do prédio
Estatística - 50 pessoas
4 - Curso Restauração de Fotografias – FUNARTE
Dia 24 a 27/05/2011
Instrutoras: Sandra Cristina Baruki e Maria Julia Cardoso
Professores: Wagner Chaves, Fernanda Rechemberg
e Maria de Lourdes Lima
Estatística – 09 alunos
5 - Reunião geral com funcionários
Dia 09/05/2011
6 - Reunião com Núcleo de Ação Educativa
Dia 11/05/2011
7 - Reunião geral com funcionários
Dia 17/05/2011
8 - Reunião geral com funcionários
Dia 31/05/2011
Total do mês – 487 pessoas
JUNHO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 150 pessoas (público diverso)
2 - Exposição – Telas de Vicente Ferreira
Data de abertura – 17/06/2011
Estatística da abertura – 80 pessoas
Período de duração – De 17/06 a 31/08/2011
Estatística da duração – 380 pessoas
3 - Oficina de forró
Dia 14 a 17/06/2011
Instrutor - Joyce dos Santos
Estatística – 10 pessoas
4 - São João no Museu Théo Brandão
Dia 17/06/2011
Atrações: Cantador de pagode, Emboladores,
Trio de Forró e Pescaria.
Lançamento do livro – A economia simbólica da cultura sertanejo-nordestina
Autor - Elder Patrick Maia
Estatística – 200 pessoas
5 - Reunião geral com funcionários
Dia 13/06/2011
Total do mês -740 pessoas
JULHO
1 - Circuito museográfico
Estatística – 220 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio e Acervos Áudio
Visuais
Dia 12/07/2011
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
Estatística – 15 Alunos e 2 professores
3 - Visitas Técnicas - FUNARTE – CCPF
Dia 04 a 09/07/2011
Graça de Oliveira e Fernanda Rechenbrerg
Local – Rio de Janeiro
Objetivo – Curso de higienização de fotografias
Estatística – 02 pessoas
4 - Visitas Técnicas - Arquivo Nacional
Wagner Chaves - Local – Rio de Janeiro
Data – 21/07/2011
Objetivo – Estabelecer contato para parcerias em projetos
de preservação de acervos sonoros.
Instituição – Mauro Domingues - Coordenador de Preservação
do Acervo do Arquivo Nacional
5 - Reunião geral com funcionários
Dia 04/07/2011
Total do mês - 238 pessoas
AGOSTO
1 - Circuito museográfico com atividades lúdicas – danças populares
Estatística – 670 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio e Acervos Áudio
Visuais
Dia 13/08/2011
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
Estatística – 20 alunos e 02 professores
3 - Curso de restauração de fotografias
Dia 13 e 26/08/2011
Estatística – 12 pessoas
4 - Semana das Culturas Populares do Museu Théo Brandão
Dia 23 a 26/08/2011
4.1 -Projeto Munguzá Cultural
Temática - A cultura popular do samba na contemporaneidade
Dia – 24/08/2011
Palestrantes:
Fernando Rodrigues – Reflexões sobre síntese simbólica entre
os sentidos econômicos e eróticos no pagode baiano.
Levy Brandão – A dinâmica do samba em Maceió no final
do século XX e inicio do XXI.
Bruno Cavalcanti – Do samba de matriz ao samba de raiz:
o apelo comunitário do samba e a cultura popular afro-brasileira e regional.
Estatística – 60 pessoas
5 - Engenho de Folguedos
Dia 25/08/2011
Grupo Malacada, Samba de Matuto - Massagueira,
Fandango do Pontal da Barra e Feira de Arte Literária.
Estatística – 300 pessoas
6 - Visitas Técnicas - Casa de Graciliano Ramos
José Carlos da Silva e Anna Cristina Rodrigues
Local – Palmeira dos Índios
Data – Dia 08/08/2011
Objetivo – Montagem da exposição de Miguel Celestino
Contato – Cícero Albuquerque – UFAL – Campus Palmeira
7 - Exposição Itinerante
Organização – Museu Théo Brandão
Campus de Palmeira dos Índios
Data – De 17/08 a 05/09/2011
Local – Casa de Graciliano Ramos
Autoria – D. Generosa e Sérgio Galdino
Curadoria – José Carlos da Silva
Total do mês -1.062 pessoas
10
SETEMBRO
1 - Circuito museográfico com atividades lúdicas – danças populares
Estatística – 1.217 pessoas (público diverso)
2 – Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio e Acervos Áudio
Visuais
Dias 02, 09 e 16/09/2011
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
Estatística – 35 alunos e 02 professores
3 - Oficina de restauro de chapéus de Guerreiro
Dias 19, 20, 21, 26,27 e 28/09/2011
Estatística – 10 funcionários e 02 instrutores
4 - Engenho de Folguedos
Dia 29/09/2011
Grupo de d. Mariquita, Baianas Mensageiras e Guerreiro.
Estatística – 200 pessoas
5 - Visitas Técnicas - José Carlos da Silva e Graça de Oliveira
Local – Piaçabuçu
Dia – 21/09/2011
Objetivo:
Contatar o artesão premiado Zé da Véia, Secretaria Municipal de Cultura
e Maria Santana Correia de Castro - Secretária.
Local – Batalha
Dia 26/09/2011
Objetivo:
Contatar artesão premiado Chico Cigano, Secretaria Municipal
de Cultura e Vilma Leandro Rodrigues - Secretária.
5 - Reunião do regimento interno
Dia 22e 29/09/2011
Grupo de trabalho: Bruno Cavalcanti, Wagner Chaves
Maria de Lourdes Lima, Rachel Rocha e Silvia Martins.
Total do mês – 1.466 pessoas
11
OUTUBRO
1 - Circuito museográfico com atividades lúdicas
– danças populares
Estatística – 782 pessoas (público diverso)
2 - Grupo de Estudos em Cultura Popular, Patrimônio e Acervos Áudio
Visuais
Dias 01/10/2011 e 14/10/2011
Coordenação: Wagner Chaves e Fernando Rechenberg
Estatística – 20 alunos e 2 professores
3 - Oficina de restauro de chapéus de Guerreiro
Dias 03,04,05, 10, 11, 187, 18 e 19/10/2011
Estatística – 10 funcionários e 02 instrutores
4 - Projeto Munguzá Cultural
Dia 18/10/2011
Temática – Os estudos de folclore em Alagoas
Palestrantes:
Elder Patrick Maia – O movimento folclórico brasileiro
em Alagoas: fluxos e refluxos.
Wagner Diniz Chaves – Théo Brandão e a documentação
dos folguedos populares de Alagoas.
Bruno Cesar Cavalcanti – Abelardo Duarte e o folclore negro
Debatedor – Fernando de Jesus Rodrigues
Estatística – 36 pessoas
5 - Engenho de Folguedos
Dia 27/10/2011
Mazurca - Jaramataia
Coco Alagoano – Nelson Rosas – Arapiraca
6 - Reunião do regimento interno
Dia 14 e 28/10/2011
Grupo de trabalho: Bruno Cavalcanti, Wagner Chaves
Maria de Lourdes Lima, Rachel Rocha e Silvia Martins.
7 - VIII Prêmio Gustavo Leite
Dia 27/10/2011
Artesãos premiados - Zé da Véia – Piaçabuçu e Chico Cigano - Batalha.
Exposição dos artesãos premiados
Abertura – Dia 27/10/2011
Período de duração – De 27/10 até 30/11/2011
Estatística – 150 pessoas
Total do mês – 1.015 pessoas
Os dados referentes aos meses de novembro e de dezembro de 2011, serão
apresentados no relatório de 2012.
4.3. MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
O Museu de História Natural está desde o mês de julho de 2010 com
o salão de exposições desmontado. As atividades de extensão foram
prejudicadas pelo fato de não termos uma infraestrutura adequada para receber o
público visitante, formado em sua maioria por crianças e adolescentes em idade
escolar.
Para se ter uma noção da quantidade de pessoas que estariam
sendo atendidas pelo Museu, basta verificarmos o número de visitantes da Usina
Ciência, pois, por sermos vizinhos, virtualmente teríamos o mesmo público,
agregando valor a essas visitações, por termos um acervo bastante diferenciado e
que, aliás, nos torna o único Museu no estado com essa tipologia. Além do
público escolar, poderíamos atrair também os diversos grupos de turistas que
visitam nosso estado e que em seu roteiro têm como parada o Mirante de São
Gonçalo, que fica a cerca de trezentos metros de distância do MHN-UFAL.
Desta forma, é preciso envidar esforços para que possamos reabrir
o salão de exposições do MHN o mais rápido possível, e atender a sociedade
com uma qualidade de serviço que faça jus a nossa Universidade.
Apesar de não estarmos com a nossa capacidade de atendimento
devidamente utilizada, no ano de 2011 pudemos desenvolver as seguintes
atividades:
- Abril: visita ao Colégio Contato, onde cerca de 100 pessoas, entre
professores e alunos dos 8º e 9º anos que puderam ver uma pequena mostra do
acervo de paleontologia, além de uma breve palestra sobre a ciência;
- Junho: visita ao Colégio Diógenes Jucá, com a presença de 40
alunos do 2º ano do ensino médio;
- Agosto: visita ao Colégio Geraldo Melo, onde cerca de 80 pessoas
prestigiaram uma palestra sobre paleontologia, tendo inclusive acesso a uma
mostra do acervo do museu;
- Setembro: o setor de Paleontologia foi convidado para proferir uma
palestra para cerca de 40 pessoas, dentro das comemorações do centenário da
Escola Agrotécnica de Satuba (IFAL Satuba);
- Setembro: visita ao Colégio Edson Monteiro, com a presença de 40
alunos do 3º ano do ensino médio, que tiveram acesso a uma mostra do acervo
de paleontologia do MHN;
- Outubro: recebemos a visita da turma de Graduação em
Licenciatura do curso de Ciências Biológicas do IFAL Maceió, onde cerca de trinta
alunos participaram de uma palestra sobre os acervos do MHN e da importância
dessas coleções para a pesquisa sobre a biodiversidade;
- Outubro: participação pelo sexto ano consecutivo, da Caravana
Itinerante de Ciência e Tecnologia, ação coordenada em Alagoas pela Secretaria
de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SECTI, dentro da Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia.
Além dessas atividades, temos as ações do CRAD (Centro de
Referência em Áreas Degradadas), que tem mobilizado populações tradicionais
na produção e plantio de mudas de espécies nativas, na recuperação da
vegetação na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.
Apesar das dificuldades que passamos, acreditamos que ainda nos
primeiros meses de 2012 estaremos funcionando plenamente. Para tanto, é
imprescindível a continuidade do apoio da PROEX.
4.4. USINA CIÊNCIA
A Usina Ciência é um órgão da Universidade Federal de Alagoas que
promove ações educativas e de divulgação científica visando contribuir para a
alfabetização científica e para melhoria do ensino de Ciências e suas relações com a
tecnologia e Sociedade no Estado. Estas ações têm contribuído para a superação
das dificuldades das escolas públicas e privadas de Alagoas em realizar um ensino
de Ciências adequado, investigativo e atualizado, minimizando os problemas
existentes quanto à infraestrutura adequada (laboratórios, materiais didáticos,
bibliografia especializada etc.) e quanto à formação inicial inadequada dos
professores da área de Ciências da Natureza. Nos últimos anos tem sido um
importante espaço de apoio didático pedagógico buscando oferecer oportunidades
de atualização para professores da educação básica.
No ano de 2011 a Usina Ciência deu continuidade aos programas
desenvolvidos durante os anos anteriores e finalizou o Projeto intitulado “Usina
Ciência: Consolidação e Expansão de Programas Educativos e de Divulgação
Científica” financiado pelo CNPq .
Nosso espaço científico participou em 2011 do Projeto de Extensão Novos
Talentos em Alagoas através do subprojeto Atividades na Área de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias para o Aprimoramento da Cultura Científica no Ensino
Básico de Alagoas.
Vale salientar que durante o ano de 2011, a Usina Ciência é parte integrante
do
Programa
de
Pós-Graduação
em
Ensino
de
Ciências
e
Matemática/PPGECIM/UFAL que é desenvolvido com a colaboração e envolvimento
acadêmico de várias Unidades Acadêmicas da UFAL como o Instituto de Química e
Biotecnologia, Instituto de Física, Instituto de Matemática, Instituto de Ciências
Biológicas e Centro de Educação da UFAL.
Neste relatório serão descritas as ações realizadas nos principais programas
de ações educativas e de divulgação científica, além das demais atividades
desenvolvidas durante o ano de 2011..
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS DURANTE O ANO DE 2011
PROGRAMA
DE
POPULARIZAÇÃO
E
DISSEMINAÇÃO
DAS
CIÊNCIAS
NATURAIS
Com o desenvolvimento deste programa, a Usina Ciência coloca a disposição
de seu público visitante um espaço com um acervo de experimentos científicos que
pode ser visitado com monitoramento de pessoal qualificado (professores e
monitores de sua equipe). Além disso, este programa contempla ações como a
organização e realização de eventos científicos tais como palestras, debates,
exposições, mostras e feiras de ciências. Shows de Química e Shows de Física são
realizados regularmente com a apresentação de experimentos instigantes e de forte
apelo visual visando despertar atitudes favoráveis no interesse e motivação dos
alunos para o aprendizado das Ciências. Os shows são sempre acompanhados de
palestras sobre conceitos relevantes destas áreas do conhecimento humano.
Na área de Astronomia são realizadas observações celestes com ajuda de
telescópios e planetário móvel, equipamentos que possibilitam além de atender ao
público na cidade de Maceió, alcançar também públicos em cidades do interior do
Estado de Alagoas.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
DENTRO
DO
“PROGRAMA
DE
POPULARIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS” DURANTE O
ANO DE 2011
REALIZAÇÕES DOS SHOWS DE QUÍMICA E DE FÍSICA
Os “Shows de Química” e “Shows de Física” são realizados regularmente para
atender o público escolar alagoano. As escolas interessadas agendam previamente
as visitas e trazem seus alunos para a Usina Ciência onde as apresentações são
realizadas.
Número de apresentações realizadas durante o ano de 2011: 133 (cento e trinta e
três).
Público Médio atingido: cerca de 6.650 (seis mil seiscentos e cinquenta) alunos da
educação básica do Estado de Alagoas.
Local: As apresentações são realizadas principalmente na Usina Ciência. Algumas
em outros espaços como Escolas, Universidades etc..
PARTICIPAÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu em
uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas.
A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoas em
2011
encontra-se
no
seguinte
endereço
eletrônico:
http://www.cienciaetecnologia.al.gov.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia2011.
A programação da semana foi iniciada no dia 17 de outubro de 2011 e se
estendeu até o dia 21 de outubro de 2011. No dia 17 de outubro a equipe de
colaboradores formada por membros da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da
Usina Ciência, do Museu de História Natural da UFAL e do CEAAL partiram em
caravana itinerante para o interior do Estado. Foram realizadas apresentações dos
Shows de Química e de Física, do planetário e observações do Céu, além de
Oficinas.
Participação da Usina Ciência na Semana de Ciência e Tecnologia de 2011:
Segunda-feira (17)
Local: Escola Estadual Moreira e Silva
Horário: 10h às 22h - Solenidade de Abertura
Atividades: Shows de Química e Física, Sessão de Planetário, Observação do Céu
com Telescópio, Mostra de Vídeos Científicos, Oficinas de Biologia, Meio Ambiente,
Desenho, Matemática, Constelário, Quebra-cabeça, O impacto das mudanças
climáticas nos microrganismo, Carro Foguete de Corrida, Exposição “Ciência em
Alagoas”, Expedição”, “Opara ou Racha II” e “Paisagens Cósmicas” palestra sobre
prevenção de riscos e mudanças climáticas e desertificação.
Cidade: Penedo
Terça-feira (18)
Local: Escola Estadual Alcides Andrade
Horário: 14h às 22h - Solenidade de Abertura
Atividades: Shows de Química e Física, Sessão de Planetário, Observação do Céu
com Telescópio, Mostra de Vídeos Científicos, Oficinas de Biologia, Meio Ambiente,
Desenho, Matemática, Constelário, Quebra-cabeça, O impacto das mudanças
climáticas nos microrganismo, Carro Foguete de Corrida, Exposição “Ciência em
Alagoas”, Expedição”, “Opara ou Racha II” e “Paisagens Cósmicas” palestra sobre
prevenção de riscos e mudanças climáticas e desertificação.
Cidade: Pão de Açúcar
Quarta-feira (19)
Local: Escola Municipal Professora Maria Tavares Pinto
Horário: 14h às 22h - Solenidade de Abertura
Atividades: Shows de Química e Física, Sessão de Planetário, Observação do Céu
com Telescópio, Mostra de Vídeos Científicos, Oficinas de Biologia, Meio Ambiente,
Desenho, Matemática, Constelário, Quebra-cabeça, O impacto das mudanças
climáticas nos microrganismo, Carro Foguete de Corrida, Exposição “Ciência em
Alagoas”, Expedição”, “Opara ou Racha II” e “Paisagens Cósmicas” palestra sobre
prevenção de riscos
Cidade: Piranhas
Quinta-feira (20)
Local: Escola Estadual do Xingó
Horário: 14h às 22h - Solenidade de Abertura
Atividades: Shows de Química e Física, Sessão de Planetário, Observação do Céu
com Telescópio, Mostra de Vídeos Científicos, Oficinas de Biologia, Meio Ambiente,
Desenho, Matemática, Constelário, Quebra-cabeça, O impacto das mudanças
climáticas nos microrganismo, Carro Foguete de Corrida, Exposição “Ciência em
Alagoas”, Expedição”, “Opara ou Racha II” e “Paisagens Cósmicas”, “Plantas da
caatinga” palestra sobre prevenção de riscos.
Cidade: Delmiro Gouveia
Sexta-feira (21)
Local: Escola Watson Clementino de Gusmão
Horário: 14h30 às 22h - Solenidade de Abertura
Atividades: Shows de Química e Física, Sessão de Planetário, Observação do Céu
com Telescópio, Mostra de Vídeos Científicos, Oficinas de Biologia, Meio Ambiente,
Desenho, Matemática, Constelário, Quebra-cabeça, O impacto das mudanças
climáticas nos microrganismo, Carro Foguete de Corrida, Exposição “Ciência em
Alagoas”, Expedição”, “Opara ou Racha II” e “Paisagens Cósmicas”, “Plantas da
caatinga” palestra sobre prevenção de riscos.
VISITAS ÀS SALAS DE EXPOSIÇÕES DA USINA CIÊNCIA
Nossas Salas de Exposições “Ciências e Vida”, “Energia: Pedra Fundamental
o Desenvolvimento Humano” e “Sala de Óptica”, nosso Parque Científico e Casa
Ecológica são espaços com um acervo renovável de experimentos científicos
interativos e recebem visitantes regularmente. Geralmente as escolas que nos
visitam participam dos shows de Química e visitam os demais espaços expositivos
da área de Física, Biologia, entre outras áreas das Ciências. As visitas são sempre
acompanhadas por bolsistas ou professores de nossa equipe, que oferecem as
explicações necessárias a cada experimento ou exhibit. Um projeto desenvolvido
pela Usina Ciência em 2010 )ainda em fase final de execução, e apoiado pelo CNPq,
permitiu a criação de novos espaços expositivos, bem como a instalação de novos
experimentos.
EXPOSIÇÃO A QUÍMICA NO COTIDIANO
O corrente ano marcou a celebração do Ano Internacional da Química, um
grande evento de projeção internacional, escolhido em função da celebração do
centenário da Prêmio Nobel de Cientista Marie Curie.
A Usina Ciência apresentou entre 25 e 29 de Abril a Exposição A Química
no Cotidiano, elaborada pelo Museu da Vida, em parceria com a Sociedade
Brasileira de Química (SBQ), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Nesta ocasião foram realizadas uma oficinas de experimentos mostrando a
importância da Química para o bem estar
das pessoas. O público foi de 300
pessoas da rede de ensino básico de Alagoas.
PROGRAMA DE INCENTIVO À APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS:
APOIO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES
Este programa visa difundir a utilização de experimentos e recursos
audiovisuais que contribuem para o enriquecimento das aulas de ciências. Para isso
a Usina Ciência possui um acervo de CD-ROM, DVDs, softwares, kits experimentais
(alguns deles desenvolvidos em nossos laboratórios pela equipe de professores,
monitores da UC) etc. Todo este material fica a disposição dos professores e alunos
da rede de ensino inscritos no programa de empréstimos.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO “PROGRAMA DE INCENTIVO À
APRENDIZAGEM
DAS
CIÊNCIAS
NATURAIS:
ESCOLARES” DURANTE O ANO DE 2011
APOIO
ÀS
ATIVIDADES
Atendimento a Alunos na Biblioteca
A Biblioteca da Usina Ciência conta com um acervo de livros, computadores
ligados à internet, cd-roms, DVDs e softwares educativos, principalmente na área de
Ciências da Natureza.
No ano de 2011 este espaço denominado “Multimediateca” atendeu a cerca de
200 (duzentas pessoas) seja para consulta do acervo bibliográfico seja para consulta
da rede de Internet.
Este serviço oferecido pela Usina Ciência tem colaborado com alunos da
educação básica facilitando a realização de pesquisas e trabalhos escolares.
Nosso acervo bibliográfico foi ampliado (verba do CNPq) com títulos visando
atender as necessidades do PPGECIM. No ano de 2011 foram realizados 412
(quatrocentos e doze ) empréstimos de livros, principalmente para professores da
Escola Básica e alunos da Pós-Graduação (PPGECIM).
ATENDIMENTO A ALUNOS DA REDE DE ENSINO BÁSICO COM ORIENTAÇÃO
NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS PARA FEIRAS E MOSTRA DE CIÊNCIAS
Durante o ano de 2011 nossos bolsistas e professores do nosso quadro
atenderam 452 (quatrocentos e cinquenta e dois ) alunos em orientação de
pesquisas bibliográficas e elaboração de experimentos para trabalhos escolares e
Feiras de Ciências.
EMPRÉSTIMO
DE
MATERIAIS
DIDÁTICOS
(KITS
EXPERIMENTAIS
E
RECURSOS AUDIOVISUAIS)
DVDs sobre diversos assuntos nas áreas de Ciências, Química, Física,
Geografia, Biologia, Matemática, Astronomia, Meio-Ambiente, Saúde etc. são
regularmente emprestados durante todo o ano. Os professores utilizam estes
recursos didáticos em suas aulas. O quadro abaixo mostra o número de
empréstimos e uma estimativa dos alunos atingidos (supõe-se que cada Fita/DVD ou
Kit Experimental emprestado seja usado em pelo menos duas turmas atingindo um
total de cem alunos):
Tipo de Material
Nº de empréstimos
Didático
Total de alunos atingidos
DVDs
72
~7.200
de
93
~9.300
Educativos
Kits
Experimentos
~16.500
TOTAL
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
NATURAIS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO
Este Programa consiste na realização de palestras, cursos/oficinas de
atualização e/ou aperfeiçoamento de professores da rede de ensino fundamental e
médio em Alagoas.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
DENTRO
DO
PROGRAMA
DE
APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DE NÍVEL
FUNDAMENTAL E MÉDIO
A Usina Ciência da UFAL tem dado sua contribuição para a melhoria
do ensino de Ciências e para formação de profissionais da educação através do
apoio e da realização de várias ações:
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO
ALAGOAS,
SUBPROJETO
ATIVIDADES
NA
NOVOS TALENTOS EM
ÁREA
DE
CIÊNCIAS
DA
NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PARA O APRIMORAMENTO DA CULTURA
CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO DE ALAGOAS
As informações sobre o referido projeto encontram-se no seguinte
endereço da Internet: www.proex.ufal.br/projeto/novostalentos. e no anexo 1.
CICLO DE PALESTRAS CIÊNCIA E VIDA
Este ciclo de Palestras foi realizado no período de 26 de Abril a 07 de
Junho de 2011 e contou com a participação de renomados cientistas de nossa
Universidade e teve como público alvo alunos e professores ligados ao ensino
básico de Alagoas, mas com a participação de alunos de cursos universitários e
do público em geral. O público total destas palestras foi de 210 pessoas.
O evento fez parte das atividades de comemoração dos vinte anos da
Usina Ciência.
Mais informações sobre este Ciclo de Palestras encontram-se no anexo 2
deste relatório.
Avaliação das ações desenvolvidas na Usina Ciência
A avaliação das ações realizadas nos programas desenvolvidos pela Usina
Ciência ocorre continuamente durante a execução das mesmas e envolve
múltiplos aspectos, tais como:
- Alcance dos objetivos e metas estabelecidos inicialmente.
- Aproveitamento do público participante frente às atividades propostas e
desenvolvidas.
- Reflexão contínua da equipe executora quanto ao caráter educativo das ações
desenvolvidas, referentes ao processo de planejamento e montagem dos
experimentos, atividades etc. e ao interesse e aproveitamento do público a que se
destinam.
Os principais instrumentos de avaliação são: sondagem sobre a impressão
e aproveitamento dos visitantes; listas de frequência e participação em eventos
promovidos pela Usina Ciência.
Todos os processos de avaliação devem contribuir para otimizar as ações
visando o melhor aproveitamento possível dentro de nosso objetivo maior que é o
de contribuir para melhoria do ensino de ciências do Estado de Alagoas.
Conclusão
O ano de 2011 marcou a comemoração dos 20 anos da Usina Ciência da
UFAL e através de nossas ações regulares continuamos a contribuir para a
melhoria da qualidade do ensino de Ciências em Alagoas, bem como seguimos
com nosso papel de importante polo para o Entendimento Públicos da Ciência no
Estado de Alagoas.
Além dos eventos regulares, duas participações importantes da Usina
Ciência no corrente ano foram:
- Na celebração do Ano Internacional da Química, juntamente com o Instituto
de Química e Biotecnologia.
- No desenvolvimento do Projeto Novos Talentos em Alagoas, através do
subprojeto Atividades na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
para o Aprimoramento da Cultura Científica no Ensino Básico de Alagoas.