Ufal inicia novo semestre da graduação a distância com aula inaugural
Evento virtual, no dia 19 de agosto, marca início das aulas do semestre 2025.2 e vai reunir calouros e veteranos de diversos polos de Alagoas
Por Danielle Cândido – Ascom Cied
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) dá início, na próxima segunda (18), ao semestre letivo 2025.2 da graduação a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para marcar o começo das atividades, será realizada, às 19h do dia 19 de agosto, uma aula inaugural com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Cerca de 700 novos estudantes vão compor as turmas de cursos de licenciatura ofertados em diversos polos de apoio presencial em Alagoas.
O evento virtual terá boas-vindas institucionais, apresentação de informes gerais e um momento especial dedicado às experiências formativas de egressos da UAB Ufal. Participam do painel: Valci Melo Silva dos Santos [Ciências Sociais – Olho d’Água das Flores], Vanessa Ferreira [Matemática – São José da Laje] e Aluerlla Pereira da Silva [Pedagogia – Olho d’Água das Flores], entre outros convidados.
Neste semestre, a Ufal ofertou sete cursos de licenciatura: Pedagogia, Letras–Português, Letras–Espanhol, Letras–Inglês, Geografia, Matemática e Ciências Sociais. As aulas atenderão estudantes dos polos de Arapiraca, Boca da Mata, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Olho D’Água das Flores e Santana do Ipanema.
Além dos calouros, o semestre marca o retorno de estudantes veteranos que somam, aproximadamente, mil alunos matriculados em diversos cursos e distribuídos entre os diferentes polos do estado. Com isso, o total de matriculados na graduação a distância da Ufal será de pouco mais de 1.700 estudantes.
Para a coordenadora-geral da UAB Ufal, professora Lilian Figueiredo Voss, o início do semestre é mais que um marco acadêmico. “A cada nova turma, reforçamos o compromisso da Ufal com a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade, especialmente na formação de professores e na interiorização da educação no estado”, afirmou.
A coordenadora adjunta, professora Natallya Levino, também destaca a relevância do momento. “Estamos recebendo estudantes de diferentes regiões, com histórias e expectativas únicas. A aula inaugural é uma oportunidade para inspirá-los e mostrar que a educação a distância é capaz de transformar vidas e realidades locais”, ressaltou.
Com a combinação de atividades síncronas e assíncronas, apoio presencial nos polos e momentos de integração acadêmica, a graduação a distância da Ufal segue ampliando o alcance e a inclusão no ensino superior em Alagoas.