Considerações sobre o relatório

Do resultado da Avaliação e os destaques:

A avaliação do SINAES é sobretudo formativa. Ela não tem como prerrogativa rankear como fazem outras plataformas não oficiais de avaliação. Ela é formativa, pois possibilita que a instituição enxergue suas fragilidades e, assim, planeje ações que possam melhorar os indicadores, considerando o contexto/lugar avaliado sem que isso tenha uma perspectiva de competição e comparação. Ou seja, a instituição avaliada é a UFAL e ela foi avaliada levando em consideração os 51 indicadores já preconizados pelo SINAES no seu contexto de atuação. 
 
​Os conceitos atribuídos no instrumento são de 1 a 5; sendo 1 e 2 insatisfatórios. A UFAL não recebeu nenhum conceito 1 ou 2, sendo atribuídos aos 51 indicadores:
  • 36 indicadores conceito 4
  • 9 indicadores conceito 5
  • 6 indicadores conceito 3

A UFAL recebeu conceito 5 nos seguintes indicadores:

EIXO 3
 
  • 3.1. Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação.
  • 3.2. Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (aplica-se também às Faculdades e Centros Universitários, quando previstos no PDI).
  • 3.4. Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística e cultural. 
  • 3.5. Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão.
 
EIXO 4
  • 4.1. Política de formação e capacitação docente.
  • 4.3. Gestão institucional.
  • 4.4. Sistema de registro acadêmico.
  • 4.7. Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo docente (indicador aplicado para fins de Recredenciamento e Credenciamento para transformação de Organização Acadêmica). 
  • 4.8. Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo (indicador aplicado para fins de Recredenciamento e Credenciamento para transformação de Organização Acadêmica)

Foram  5 eixos avaliados: 

EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Nesse eixo destacamos a evolução institucional a partir a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional. Segundo o relatório de avaliação: "é demonstrado o crescimento expressivo do número de professores e alunos da IES com 1680 docentes e 1742 técnicos administrativos, 99 cursos de graduação, 55 programas stricto sensu de pós-graduação em 2016. Grupos de pesquisa passaram de 266 em 2011 para 375 em 2016.  Nos relatórios de auto-avaliação 2014, 2015 e 2016 observam-se avanços na resolução de problemas detectados em autoavaliações anteriores de tal forma que podemos afirmar que a IES faz uso destes relatórios na sua evolução institucional. Por fim, no relatório apresentado em 2016 ao TCU observa-se também estas evoluções em vários indicadores apresentados. Concluindo, pode-se afirmar que observa-se uma evolução institucional muito boa tanto no Relato Institucional quanto nas autoavaliações institucionais, relatórios ao TCU e relatórios de gestão desses últimos anos.

EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 

No eixo 2, destacamos as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação; as práticas de extensão.  As atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural: Interlocuções in loco com a comunidade e visita às instalações, assim como, relatos dos documentos institucionais denotam que há coerência muito boa entre o PDI e as atividades previstas/implantadas de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural, as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social, ações de responsabilidade social: inclusão social, ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial. Segundo o relatório de avaliação "A UFAL, através da PROEX (a qual em articulação com outras pró-reitorias), tem planejado, coordenado e supervisionado programas relevantes com impactos positivos tanto na comunidade interna como na externa. Relatos de sua comunidade (discente, e de supervisores) e representantes de seus campi e unidades universitárias realçam as informações documentais apresentadas na visita in loco, denotando que há coerência muito boa entre o planejamento do seu projeto de desenvolvimento institucional (PDI) e as práticas de extensão que outrora foram previstas e estão sendo implantadas; Também as ações desenvolvidas pela PROPEP e PROGRAD na construão de politica que intergram as duas atividades. A Açao do NEAB na promoção das políticas afirmativas, Também, o relatório destaca "os programas voltados para o apoio às escolas públicas do Estado, assim como às áreas de tecnologia e do trabalho; o comprometimento de "Grupos de Pesquisa" (pelos menos 13), com objetivos focados no desenvolvimento econômico e social, melhorias na infraestrutura urbana/local, qualidade de vida da população e projetos de inovação social. Acrescente-se ainda o trabalho prestado pela INCUBAL através das suas empresa incubadas; As açoes desenvolvidas pelo Núcleo de acessibilidade (NAC) que inclui e valoriza a diferença, adequa espaço e capacita a comunidade acadêmica. as ações regulares de assistência estudantil (restaurantes universitários e residências universitárias) destinadas aos estudante de baixa renda e o atendimento estudantes da rede pública estadual por meio do curso preparatório para o ENEM, por meio do programa "Conexões dos Saberes". 

Dimensão 3: EIXO 3 - POLÍTICAS ACADÊMICAS

Neste eixo destacamos, segundo o relatório, os aspectos relacionados às ações acadêmico-administrativas previstas/implantadas que estão relacionadas de maneira excelente com as políticas de ensino para os cursos de graduação. Ações como o PIBID, 12 PET´s, PROVAB, Pró-Saud, estágios supervisionados, programa de monitoria e o PEC-G. Os 39 cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e 13 cursos de doutorado, todos recomendados pela CAPES. A ampliação no últimos quatro anos de 50% o número de cursos de mestrado e 62,5% no de cursos de doutorado. Os 348 grupos de pesquisa certificados, que entre os principais programas colaborativos, o Sistema de Pós-Graduação em sua trajetória recente, contou com o apoio do REUNI/CAPES, PDSE/CAPES, PNPD/CAPES, FAPEAL/CAPES, PROAP/CAPES, Pró-Equipamentos/CAPES, CT-INFRA/FINEP entre outros. Programas que são desenvolvidos no âmbito da Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo (PIBIC/PIBITI, ações afirmativas, PIBIC-EM, BIA, BDAI, entre outros), assim como, outras ações de pesquisa (Excelência acadêmica, PIT, INCUBAL, entre outras). As Aç!oes PIBIP-Ação, ÒDE AYÉ (Programa de Ações Afirmativas, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB), PROINART, PROINART CINEMA, PRÓ-Extensão, Conexões de Saberes, projeto Rondon, UFAL Debate grandes temas, Projeto Quinta Sinfônica, Festival Universitário de Cinema de Alagoas, entre outros, Os programas de apoio aos estudantes, inclusive aos estrangeiros, estão muito bem implantado. São de responsabilidade da Pró-Reitoria Estudantil: é oferecido apoio psicopedagógico; são oferecidos os programas de acolhimento e permanência de Bolsas: Pro-Graduando, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Emergencial, Ajuda de Custo, Programa Bolsa Permanência MEC e Bolsa do Centro de Inclusão Digital e Bolsas de Monitoria.

EIXO 4 - POLÍTICAS DE GESTÃO

Ações como o Programa de Inserção do Novo Servidor (PINS), Programa de Qualificação, Programa de Qualificação, Programa de Desenvolvimentos de Equipes e o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD).  O relatório destaca que "A Gerência de Capacitação em 2017,  aproximadamente 1900 servidores foram contemplados em aproximadamente 203 eventos internos e externos o que representa a alocação de quase 100% do orçamento de capacitação para esse ano. Segundo o relatório "Em reunião com o corpo docente da IES, os professores se mostraram satisfeitos com a política de formação e capacitação docente prevista na IES tanto no sentido da divulgação de tais ações quanto no seu atendimento às demandas do corpo docente. Cabe destacar que nesta reunião professores de outros campi da UFAL se disseram satisfeitos com o empenho da IES no sentido de atender as demandas destas unidades. Diante disso, esta Comissão entende que a IES tem uma política de formação e capacitação docente excelente tanto na sua formulação quanto na sua execução."Sobre a gestão institucional, o relatório destaca a estrutura da democrática da UFAL e destaca " que As escolhas dos representantes respeitam o regimento da UFAL, suas escolhas, indicações e reconduções também estão estabelecidas em regimento como também estão sendo respeitadas. Vale salientar que em reuniões tanto com os dirigentes da IES quanto com os professores, alunos e técnicos administrativos demonstram-se informados da existência desses diferentes órgãos de gestão tanto na sua composição e representatividades quanto nas suas esferas de decisão. Em suma, esta Comissão entende que a UFAL tem uma gestão institucional excelente o que leva a um funcionamento eficaz da Instituição""

EIXO 5 - INFRAESTRUTURA FÍSICA 

O relatório aponta que ":As instalações administrativas existentes atendem atendem muito bem às necessidades institucionais: são adequadas em quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança e conservação. Estão distribuídas nos diversos institutos, nos quais estão as coordenações dos cursos associados ao instituto, e são adequadas, e dispõem de secretaria e sala do coordenador. Sobre as As salas de aula, o relatório aponta que as salas existentes atendem muito bem às necessidades institucionais: a quantidade é suficiente; as dimensões são adequadas; são limpas; iluminação e acústica adequadas; algumas são equipadas com condicionadores de ar e ventiladores, outras apenas ventiladores; oferecem segurança, acessibilidade e são conservadas. Observa-se que nos prédios de construção mais recente as salas de aula são maiores. Por se tratar de uma IES Federal ela possui uma mega estrutura o que fez com que esta Comissão elegesse alguns prédios para serem visitados. No Prédio do Centro de Tecnologia verificam-se duas salas de aula com equipamentos ultra-modernos. Sobre os espaços para os estudantes, "Os demais órgãos que atendem aos discentes, como o Núcleos de Assistência ao Estudante e o restaurante Universitário, entre outros, também atendem de forma adequada. Na visita que esta Comissão fez ao Restaurante universitário verificou-se a existência de um atendimento de 1800 refeições no almoço e 1200 jantares ale´m do café da manhã para os residentes (aprox 135 estudantes). O principal tem uma capacidade de 2000 lugares, possui uma sala de coordenação com gerente, nutricionista e técnico nutricionista e aproximadamente 50 terceirizados"
Sobre a biblioteca: A infraestrutura física da Biblioteca Central atende muito bem às necessidades institucionais: dispõe de 100 mesas, 70 cabinas de estudo individual, totalizando 440 cadeiras. O espaço físico é amplo, apresenta limpeza, iluminação, ventilação, acessibilidade e conservação adequadas. Oferece condições para o atendimento educacional especializado. A áreas destinada ao acervo é adequada, bem como o espaço para técnicos administrativos. Dispõe de área para expansão física.A biblioteca funciona os três turnos. A biblioteca é muito utilizada, pois no período de novembro de 2017 a 20 de fevereiro do corrente ano, aconteceram aproximadamente 80.000 movimentos entre empréstimo, devoluções ou renovações de livros.
 
Sobre os laboratórios: Os laboratórios e ambientes para práticas didáticas atendem muito bem às necessidades institucionais. Todos os laboratórios têm pelo menos um servidor(a) técnico-administrativo e todos atendem às normas de segurança: em todos os laboratórios visitados observou-se a existência de manual de segurança do laboratório. Existem diversos laboratórios que realizam pesquisas de ponta.

N​as considerações finais destacamos:

Eixo​ 1: Planejamento e Avaliação Institucional, conceito 3,80 (três vírgula oitenta);
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional, conceito 3,89 (três vírgula oitenta e nove);
Eixo 3: Políticas Acadêmicas, conceito 4,00 (quatro);
Eixo 4: Políticas de Gestão, conceito 4,50 (quatro vírgula cinquenta);
Eixo 5: Infraestrutura Física, conceito 4,0 (quatro);
Totaliza-se, assim, uma média de avaliação 4,0 (quatro).

Portanto, a UFAL, por ter obtido conceito final igual a 4,0 (quatro), apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade.

(Trechos do relatório INEP)