PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO (PAC) 2015
Plano Anual de Capacitação_2015 .pdf
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1
Universidade Federal de Alagoas
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gerência de Capacitação
PLANO DE CAPACITAÇÃO
UFAL / 2015
2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Reitor
EURICO DE BARROS LÔBO FILHO
Vice-Reitora
RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
Pró-Reitor de Graduação
AMAURI DA SILVA BARROS
Pró-Reitor Estudantil
PEDRO NELSON BONFIM GOMES RIBEIRO
Pró-Reitor de Extensão
EDUARDO SARMENTO DE LYRA
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
SIMONI MARGARETI PLENTZ MENEGHETTI
Pró-Reitor de Gestão Institucional
PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho
SÍLVIA REGINA CARDEAL
Coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos
CLEIDE FERREIRA PINTO
Gerência de Capacitação
MELISSA ROSSANA DE OLIVEIRA MENEZES
Equipe
ADRIANA VIEIRA DA SILVA
ÉDINA FERREIRA DE SÁ
IOLANDA DOS SANTOS SILVA
IRIS CRISTINA MELO NASCIMENTO
MELINDA TORRES BARROS FERREIRA
Bolsistas
ADRIANA MEDEIROS ROCHA
MILANY KELLY FERREIRA PONTES
BÁRBARA NADINE DOS SANTOS
Colaborador
MISAEL DA SILVA PEREIRA
E-mail: capacitacao@progep.ufal.br / Fone: (82) 3214-1046
3
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO ............................................................................................................ 4
1.1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 4
1.2. Base Legal.................................................................................................................... 5
2. JUSTIFICATIVA ............................................................................................................... 6
3. OBJETIVOS ....................................................................................................................... 7
3.1 GERAL: ........................................................................................................................... 7
3.2 ESPECÍFICOS: .................................................................................................................. 7
4. PÚBLICO PARTICIPANTE ............................................................................................. 8
5. METAS E RESULTADOS ESPERADOS ........................................................................ 9
6. CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS......................................................... 10
6.1 LINHAS DE DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 10
6.2 PROGRAMAS ................................................................................................................. 10
7. LOCAL E REALIZAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS............................................ 12
8. CURSOS E EVENTOS EM OUTRAS LOCALIDADES .............................................13
9. VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO .............................................................14
10. PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS ........................15
11. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ..................................................................................... 16
12. DISPOSIÇÕES GERAIS ................................................................................................. 17
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................... 18
ANEXOSPROGRAMAÇÃO PARA 2015 ................................................................................. 19
1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2015
2. PROGRAMAÇÃO PARA 2015
2.1 PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR .......................................................................19
2.2 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO (LINHAS DE DESENVOLVIMENTO) ..............................................19
2.3 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO ...................................................................................25
2.4 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES ................................................................... 25
2.5 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR (PROFORD).....26
4
1. APRESENTAÇÃO
1.1. Introdução
As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES vêm ao longo dos anos vivenciando grandes
transformações, sejam elas acadêmicas, administrativas e/ou estruturais que visam reforçar o
compromisso dessas instituições com a produção e disseminação do conhecimento, com a formação
profissional e cidadã, enfim, com a sociedade em geral.
Esse fato se deve principalmente às grandes mudanças ocorridas no mundo global e aos avanços
tecnológicos, que impactam diretamente na dinâmica do fluxo de informações, exigindo-se, dessa
forma, que os profissionais estejam numa constante busca de aprimoramento e formação profissional.
Assim, as IFES estão priorizando cada vez mais a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento de
seus servidores – Técnicos Administrativos e Docentes, buscando elevar a qualidade dos serviços
prestados à sociedade.
Para reforçar esse compromisso, o Governo Federal vem desenvolvendo políticas de investimento
para os servidores públicos, determinando através de Leis, Decretos e Portarias que as IFES realizem
ações de capacitação e qualificação para que os servidores adquiram competências e possam
desempenhar suas atribuições com eficiência.
Segundo Chiavenato (2008), a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento são um
entrelaçamento de ações de caráter pedagógico, devidamente vinculadas ao planejamento da
instituição, que visa promover continuadamente, o desenvolvimento dos servidores, para que
desempenhem suas atividades com mais qualidade e eficiência.
Neste sentido, o Plano Anual de Capacitação de 2015 pretende desempenhar seu papel de garantir
que haja um mecanismo de estratégias e ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos
servidores através da aquisição e aprimoramento de um conjunto de habilidades e competências,
colaborando para que a Universidade Federal de Alagoas cumpra com sua missão de “formar
continuamente competências por meio da produção, multiplicação e recriação dos saberes coletivos e
do diálogo com a sociedade1”.
Este Plano foi construído pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho – PROGEP com
base nas avaliações de desempenho e no levantamento das necessidades postas pelas
unidades/órgãos/pró-reitorias da Universidade, com a colaboração da Pró-Reitoria de Graduação –
PROGRAD e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEP.
1
Citação retirada do PDI/UFAL (2013-2017).
5
1.2 Base legal
O Plano de Capacitação dos servidores da Ufal está fundamentado nas diretrizes definidas na Lei
11.091/2005, no Decreto 5.707/2006, no Decreto 5.824/2006, no Decreto 5.825/2006 e na Lei
12.772/2012.
A Lei 11.091, de 2005, estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em
Educação - PCCTAE e define também a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do
Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, integrado pelo Programa de
Dimensionamento, Programa de Avaliação de Desempenho e Programa de Capacitação e
Aperfeiçoamento.
O Decreto 5.707, de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da
Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional e regulamenta dispositivos da Lei
8.112, de 11 de dezembro de 1990. O citado Decreto, em seus arts. 1º e 3º, dispõe sobre as finalidades
e as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
O Decreto 5.824, de 2006, estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação
e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores integrantes do Plano de
Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro
de 2005.
O Decreto 5.825, de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento
dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e, em seu art.
7º define os objetivos e as linhas de desenvolvimento do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Já a Lei 12.772, de 2012, estrutura o Plano de Carreiras dos Docentes das Instituições de Ensino
Superior – IFE, inclusive dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Ensino
Básico Federal.
6
2. JUSTIFICATIVA
A elaboração deste Plano considerou as diretrizes existentes para o desenvolvimento do servidor
na carreira e as necessidades Institucionais.
São diretrizes deste Plano:
Incentivar e apoiar o servidor em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento
das competências institucionais e individuais;
Assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitação interna ou externamente ao seu local
de trabalho;
Promover a capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de
direção e assessoramento;
Incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias Unidades;
Estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta
regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional;
Incentivar a inclusão das atividades de capacitação como requisito para a promoção funcional do
servidor nas carreiras da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e
assegurar a ele a participação nessas atividades;
Considerar o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor
complementares entre si;
Oferecer oportunidades de requalificação aos servidores redistribuídos;
Oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação, respeitadas as normas específicas
aplicáveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor público;
Avaliar permanentemente os resultados das ações de capacitação;
Promover entre os servidores ampla divulgação das oportunidades de capacitação, e
Priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de
governo, favorecendo a articulação entre elas e visando à construção de sistema de escolas de
governo da União, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
7
3. OBJETIVOS
3.1 Geral:
Promover ações e estratégias de aprendizagem que visem atender ao corpo de servidores da
UFAL, propiciando aquisição e aprimoramento de competências que agreguem valor de qualidade à
instituição e valor social ao indivíduo, atendendo padrões de qualidade requeridos pela natureza da
função e missão institucional.
3.2 Específicos:
3.1.1. Contribuir para o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão;
3.1.2. Promover e apoiar as ações de capacitação e qualificação do servidor para o
desenvolvimento da gestão Institucional, e
3.1.3. Promover e apoiar a capacitação e qualificação do servidor para o exercício de atividades
de forma articulada com a função social da UFAL.
8
4. PÚBLICO PARTICIPANTE
O
público
participante
dos
cursos
oferecidos
e
organizados
pela
Gerência
de
Capacitação/PROGEP serão os servidores públicos (Docentes e Técnico - Administrativos) da
Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
9
5. METAS E RESULTADOS ESPERADOS
Acolhimento de 100% dos novos servidores por meio do Programa de Inserção dos
Novos Servidores – PINS;
Capacitação de 10%, ao ano, do quadro atual de docentes para o exercício da docência;
Capacitação do quadro de docentes para uso das novas Tecnologias de Informação e
Comunicação;
Capacitação de, no mínimo, 20% dos servidores para o exercício da gestão;
Capacitação de, no mínimo, 25% do quadro de servidores para o exercício funcional;
Capacitação de 100% do quadro de pessoal dos programas de pós-graduação para a
inserção adequada de dados na plataforma de coleta anual da Capes;
Capacitação de 100% dos servidores do Sistema SIBI/UFAL.
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6. CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS
6.1 Linhas de Desenvolvimento
Este Plano de Capacitação será desenvolvido em seis linhas de desenvolvimento, tendo como
base o proposto nos Planos de Capacitação das Unidade e as necessidades identificadas pela Progep
para toda a Universidade.
Iniciação ao Serviço Público: visa ao conhecimento da função do Estado, das especificidades do
serviço público, da missão da UFAL e da conduta do servidor público e sua integração no ambiente
institucional;
Formação Geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a importância dos
aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao controle das metas
institucionais;
Educação Formal: visa à implementação de ações que contemplem os diversos níveis de
educação formal;
Gestão: visa à preparação do servidor para o desenvolvimento da atividade de gestão, que deverá
se constituir em pré-requisito para o exercício de funções de chefia, coordenação, assessoramento e
direção;
Inter-Relação entre ambientes: visa à capacitação do servidor para o desenvolvimento de
atividades relacionadas e desenvolvidas em mais de um ambiente organizacional;
Específica: visa à capacitação do servidor para o desempenho de atividades vinculadas ao
ambiente organizacional em que atua e ao cargo que ocupa.
6.2 Programas
O Plano consistirá em cinco Programas quais sejam:
6.2.1. Programa de Inserção do Novo Servidor – Programa voltado para o acolhimento do
servidor recém nomeado, visando apresentar a UFAL a esses novos servidores, passar-lhes
informações básicas ao desenvolvimento de seus trabalhos e esclarecê-los de seu papel como
servidores públicos e, mais especificamente, como servidores da UFAL, tendo em vista o contexto
econômico-social em que a Universidade está inserida. O programa constitui-se em uma ferramenta de
integração do servidor à Instituição.
6.2.2. Programa de Capacitação – Programa voltado para ações de ensino-aprendizagem nãoformal, através do qual o trabalhador aprofunda, completa ou conduz sua formação profissional inicial,
atualiza seus conhecimentos e se torna apto a lidar com as inovações conceituais, metodológicas e
tecnológicas relacionadas diretamente às atividades que exerce.
6.2.3. Programa de Qualificação – Programa voltado para ações ensino-aprendizagem,
incluindo a educação formal, através do qual o trabalhador, tendo em vista o planejamento
institucional e o seu desenvolvimento na carreira, adquire conhecimentos e habilidades que excedem
às requeridas para as atividades em que está em exercício.
11
6.2.4. Programa de Desenvolvimento de Equipes – Programa voltado para o aprimoramento da
capacidade do trabalho em equipe, visando o estabelecimento de canais de comunicação e de
exposição de opiniões, idéias e sentimentos; respeito às diferenças e sua utilização construtiva e
criativa; e amadurecimento comportamental.
6.2.5. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - Programa
voltado para a proposição de uma política de formação profissional docente que atenda aos anseios da
docência universitária, por meio de reflexões e de fundamentos teórico-práticos, que possibilitem a
compreensão da universidade brasileira e da UFAL, buscando incorporar à práxis os processos
pedagógicos contemporâneos.
12
7. PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E EVENTOS DE CAPACITAÇÃO
As condições para participação do servidor em cursos de capacitação estão relacionadas na
Orientação Normativa nº 1, de 01 de abril de 2009, disponível em:
http://www.ufal.edu.br/servidor/desenvolvimento/capacitacao/informacoes/informacoes-aoscursistas/orientacoes-normativas/at_download/file
13
8. CURSOS E EVENTOS EM OUTRAS LOCALIDADES
As regras para participação do servidor em cursos e eventos externos estão descritas na
Orientação Normativa Nº 02, de 13 de abril de 2012, disponível em:
http://www.ufal.edu.br/servidor/documentos/legislacao/orientacoes-normativas/orientacao-normativada-progep-2012-n.-2-orientacao-a-tecnico-administrativos-para-participacao-de-eventos-externos/view
14
9. VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO
O plano de capacitação terá vigência no ano de 2015.
15
10. PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS
A avaliação das ações do Plano de Capacitação será realizada pela Gerência de Capacitação da
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas em conjunto com as Unidades de lotação dos servidores
capacitados, considerando-se: a elevação da qualificação e capacitação dos servidores decorrentes dos
Programas estabelecidos e o alcance dos indicadores de desempenho das Unidades. Os resultados
serão acompanhados seguindo o modelo de avaliação de Kirkpatrick (1998), por meio dos
procedimentos descritos abaixo:
Avaliação de Reação – será encaminhado um formulário on-line com o objetivo de verificar os
seguintes aspectos: participação do cursista, domínio do conteúdo ministrado pelo instrutor e
sua interação com a turma, ambiente de realização do curso e papel do coordenador.
Avaliação da Aprendizagem – será realizada pelo instrutor, no início do curso, uma avaliação
diagnóstica, para verificação do que a turma já conhece do conteúdo a ser ministrado e ao
final, uma avaliação somativa, para verificar se houve mudança na aprendizagem.
Avaliação de Impacto – a equipe de capacitação, três meses após o término do curso, realizará
na lotação dos concluintes dos cursos relacionados com as competências de trabalho nas linhas
de Formação Específica e Gestão, uma entrevista com o servidor e com alguns componentes
de sua equipe, além de sua chefia imediata. Essa avaliação terá início como um projeto piloto
de cursos selecionados dentro da Linha de Desenvolvimento de Formação Específica.
16
11. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
Os recursos para execução deste Plano serão provenientes dos orçamentos da Universidade
Federal de Alagoas e do Ministério da Educação, através do PRODEP - Programa de Desenvolvimento
de Pessoal.
17
12. DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1. A Gerência de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal
de Alagoas deverá promover ampla divulgação dos programas e projetos de capacitação e qualificação
a que se refere este Plano.
12.2. O levantamento das necessidades de capacitação deverá ser elaborado pelos Campi e
Unidades Acadêmicas e apresentado à Progep, no caso de Técnico-Administrativo, e Prograd, no caso
de Docente.
12.3. O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior é exclusivo para a
categoria Docente.
12.4. As inscrições para os eventos ofertados pela Universidade serão realizadas, exclusivamente,
através do Portal do Servidor, onde o servidor preencherá formulário eletrônico.
12.5. As vagas ofertadas serão preenchidas de acordo com o público alvo, as demandas
específicas, ou através da publicação de Edital.
12.6. As inscrições para eventos fora da sede serão realizadas conforme formulários específicos
disponíveis no portal do servidor.
12.7. Para ter direito ao certificado, o servidor terá que obter uma frequência mínima de 75%
(setenta e cinco por cento) da carga horária do curso.
18
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm
BRASIL. Decreto 5.824, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5824.htm
BRASIL. Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm
BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm
BRASIL. Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: Elsevier, 2008.
UFAL. Plano de Desenvolvimento Institucional (2013-2017). Disponível em:
http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/plano-de-desenvolvimento/2013-2017
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ANEXOS
1. Previsão Orçamentária para 20152
NATUREZA
ORÇAMENTO
Bolsas stricto sensu
R$ 408.000,00
Serviços de terceiros - Pessoa física
R$ 490.000,00
Serviços de terceiros - Pessoa jurídica
R$ 213.000,00
Diárias
R$ 197.000,00
Obrigações tributárias
R$ 69.000,00
Passagens e locomoção
R$ 237.000,00
Serviços de consultoria
R$ 70.000,00
TOTAL
R$ 1.684.000,00
Fonte: PROGINST
2. PROGRAMAÇÃO PARA 2015
2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Programa de Inserção do Novo Servidor – PINS
2.2 Programa de Capacitação (Linhas de Desenvolvimento)
2.2.1 Eventos na Sede3
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR
Turmas: Março / Junho / Outubro
2
Esta previsão foi feita antes da publicação dos cortes orçamentários do Governo Federal, portanto, sofrerá
alterações quanto à redução de valores.
3
Para o ano de 2015, a Gerência de Capacitação está implementando ações de parceria com as Escolas de
Governo (ENAP E ESAF) e o PRONATEC, a fim de viabilizar ofertas de turmas exclusivas na UFAL.
20
II – FORMAÇÃO GERAL
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
FORMAÇÃO GERAL
CURSOS
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
Ferramentas de Administração
Atualização em Língua
Portuguesa com a Nova
Reforma Ortográfica
Inglês – Go English
Curso básico
32h
Introdução a Libras
40h
Comunicação em Libras
40h
Redação Oficial, com atualização
da Reforma Ortográfica
40h
Leitura Crítica e
Produção Textual
20h
I Semestre/2015
Fórum Agente SINFRA
8h
II Semestre/2015
Fórum Secretários da UFAL
8h
II Semestre/2015
Planejamento Estratégico
20h
II Semestre/2015
(Maceió e Sertão)
30h
I Semestre/2015
40h
II Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
40h
I Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
48h
I Semestre/2015
40h
II Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
(Maceió)
II Semestre/2015
(Sertão)
Técnicas de arquivo e
tratamento de documentos
Introdução ao
Tratamento de Dados
Quantitativos/SPSS
SPSS aplicado à Administração
Pública
Legislação Acadêmica da UFAL
Construindo Estratégias
Integradoras e Inclusivas
Informática – Word e Excel
(Intermediário e Avançado)
Informática – In Design
(Adobe) e Photoshop
Informática – Utilização das
Ferramentas do Libre Office
Gestão de Documentos e
Gerenciamento de Arquivos
Setoriais
Oficinas: Preparação para
Aposentadoria
60h
90h
I Semestre/2015
(Sertão)
I Semestre/2015
(Maceió)
I Semestre/2015
(Sertão)
II Semestre/2015
(Maceió)
30h
II Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca e Sertão)
II Semestre/2015
(Maceió)
I Semestre
(Arapiraca)
Segurança do Trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho
I Semestre/2015
I Semestre/2015
(Maceió e
Arapiraca)
II Semestre/2015
30h
21
III – GESTÃO
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
GESTÃO
Relações de Poder, Conflitos e
Comprometimento no Trabalho
Gestão de Pessoas no
Setor Público
Elaboração de Indicadores de
Desempenho Institucional
Gestão e Execução
Orçamentária e Financeira
Planejamento de Compras
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
30h
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
24h
II Semestre/2015
24h
I Semestre/2015
60h
II Semestre/2015
IV – EDUCAÇÃO FORMAL
EDUCAÇÃO FORMAL
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO
V – INTER-RELAÇÃO ENTRE AMBIENTES
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
INTER-RELAÇÃO
ENTRE AMBIENTES
Comportamento Organizacional
Informática Básica
(Word, Excel e Power Point)
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
40h
I Semestre/2015
40h
I Semestre/2015
22
VI – FORMAÇÃO ESPECÍFICA
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
Como preparar a biblioteca
universitária para as avaliações do
MEC
Conservação Preventiva em
Bibliotecas e Arquivos
SCDP – Básico e Intermediário
(Legislação e prática)
Sistema Acadêmico da UFAL Módulo EAD
Introdução e Administração do
Sistema Linux
FORMAÇÃO
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
30h
I Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
(Sertão)
16h
I Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
Protocolos de Roteamento IP
24h
Monitoramento com Zabbix
24h
Segurança com Juniper
24h
Módulos do SIG
150h
(Previsão)
ESPECÍFICA
Curso de Biossegurança
na área de Saúde
Curso de Boas Práticas em
Laboratório
Licitações e sua aplicabilidade
Sindicância e Processo
Administrativo Disciplinar e
Leis nº 9.784/99 e nº 8.112/90 –
Noções Gerais
Sindicância e Processo
Administrativo Disciplinar e
Leis nº 9.784/99 e nº 8.112/90 –
Noções Gerais
Aplicação do Raciocínio Analítico
e Quantitativo na Gestão Pública
II Semestre/2015
(Arapiraca)
II Semestre/2015
(Arapiraca)
I Semestre/2015
(Arapiraca)
I Semestre/2015
(Arapiraca)
Condicionado ao
calendário da
implantação dos
módulos
60h
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
40h
II Semestre
(Maceió)
48h
I Semestre/2015
Raciocínio Lógico na Gestão
Pública
Fundamentos Teóricos em Gestão
Pública
Processo Teórico Administrativo
48h
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Elaboração de Editais e
outros Atos Administrativos
Mediação de público nos
equipamentos culturais da
Universidade
I Semestre/2015
48h
II Semestre/2015
48h
II Semestre/2015
48h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
23
Desenvolvimento de Equipes
Introdução das Normas da ABNT
para Elaboração de Projetos
Científicos
Metodologia de Ensino com
Tecnologia da Informação e
Comunicação no Ensino Superior
Utilização do Ambiente Virtual de
Ensino e Aprendizagem – Moodle
no Ensino Superior
Produção de Material Didático para
contextos à distância
Treinamento no Moodle
nova versão
Capacitação em novas ferramentas
da internet para AVA
Formação de Professores do Ensino
Superior para uso das TIC
Formação para a Utilização
da Plataforma Brasil/CEP
Capacitação para uso de
ferramentas de produção de
materiais didáticos digitais
Curso de Produção de Videoaulas
para Atividades Pedagógicas Inglês – Instrumental
Construção de Cursos Massivos
Online (MOOC)
Curso de
Videoconferência/Webconferência
40h
II Semestre/2015
40h
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
I Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
54h
II Semestre/2015
(Sertão)
II Semestre/2015
30h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
30h
2.2.2. PRONATEC/Servidor
CURSOS
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
Inglês Básico
Libras-Português
Espanhol Básico
Francês Básico
Programador WEB
Desenhista de Produtos Gráficos WEB
160h
160h
160h
160h
160h
160h
Previstos para o I Semestre
24
2.2.3. Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional (na sede)
FORMAÇÃO GERAL
Realização de eventos de capacitação, nas mais diversas modalidades, visando o processo
contínuo de aprendizagem do servidor através da abordagem de temas pertinentes ao
desenvolvimento profissional:
Painéis
Palestras
Mesas Redondas
Outros
2.2.4 Eventos fora da Sede (quando demandar diárias/passagens)
EVENTOS EXTERNOS 20154
4
Os eventos externos são aqueles que demandam diárias, passagens e, quando necessário,
inscrições. No ano de 2015, os eventos priorizados visam atender as demandas contidas do
Levantamento de Necessidades das Unidades/Órgãos/Pró-Reitorias, com destaque àqueles
ligados diretamente aos objetivos institucionais da Universidade Federal de Alagoas.
Considera-se como evento externo: congressos, seminários, simpósios, fóruns, encontros,
visitas técnicas, cursos, entre outros.
A participação em evento fora da sede se dará da seguinte forma: órgãos com atividades de
natureza centralizada ou sistêmica (a exemplo da SINFRA, NTI, SIBI, DAP entre outros)
terão direito de encaminhar até 03 (três) servidores por evento num total máximo de até 05
(cinco) eventos. Cumpre ressaltar que aqueles setores que compreendam atividades
descentralizadas nos campus Arapiraca e do Sertão, a quantidade prevista deverá incluir
servidores dos referidos Câmpus.
Para a participação em evento fora da sede, as demais unidades que não se enquadram na
situação descrita no item acima, terão direito de encaminhar até 02 (dois) servidores num total
máximo de até 03 (três eventos).
Diante da limitação orçamentária imposta pelo Governo Federal para o ano de 2015, a Administração da
UFAL estabeleceu alguns critérios para o atendimento das demandas levantadas com vistas ao uso eficiente dos
recursos financeiros da Capacitação. Cumpre ressaltar que ao longo do exercício poderão acontecer outros
ajustes.
25
2.3 Programa de Qualificação
EDUCAÇÃO FORMAL
Bolsa de Mestrado - 8 (oito)
Bolsa de Doutorado - 2 (duas)
2.4 Programa de Desenvolvimento de Equipes
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Serão realizadas ações por ambiente organizacional, levando em consideração as
especificidades:
Reitoria
Pró-Reitorias
Unidades Administrativas
Unidades Acadêmicas
Outras
2.5 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - (PROFORD)
I - INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Introdução a Formação em Docência do Ensino Superior na Ufal (Turmas: Março / Junho /
Outubro)
26
II- FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA
LINHA DE
FORMAÇÃO
CURSOS
(Formação em Docência Universitária)
Oficina de construção do currículo
de Medicina de Arapiraca em
problem based learning (PBL)
Encontro das Licenciaturas da
UFAL: caminhos da formação
docente
Formação em Avaliação de cursos
de graduação na perspectiva do
SINAES
Oficina: Metodologias ativas de
ensino e aprendizagem
Oficina: Metodologias ativas de
ensino e aprendizagem
Oficina pedagógica em Ciências
Agrárias
Oficina pedagógica motivacional
em Educação Física
DOCÊNCIA/
GESTÃO
Formação em Avaliação de cursos
de graduação na perspectiva do
SINAES
Formação em Avaliação de cursos
de graduação na perspectiva do
SINAES
Oficina: Interdisciplinaridade nas
licenciaturas
Encontros
institucionais
de
Monitoria
Encontros
institucionais
de
Monitoria
Encontros
institucionais
de
Monitoria
Oficina de criação e utilização de
AVEA
Oficina: Metodologias ativas de
ensino e aprendizagem
Atualização
pedagógica
em
docência
universitária:
do
planejamento à avaliação
Fórum de Gestão universitária
para diretores de unidade
Oficina:
Curricularização
da
extensão
Formação de membros do NDE
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
20h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
20h
I Semestre/2015
(Sertão)
20h
I Semestre/2015
8h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
20h
I Semestre/2015
(Sertão)
20h
I Semestre/2015
2h
I Semestre/2015
2h
2h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
I Semestre/2015
(Sertão)
20h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
50h
I Semestre/2015
60h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
8h
I Semestre/2015
27
LINHA DE
FORMAÇÃO
CURSOS
(Formação em Docência Universitária)
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
20h
I Semestre/2015
(Sertão)
Oficina: Avaliação do ensinoaprendizagem
20h
I Semestre/2015
Oficina: Prática pedagógica como
componente curricular
20h
I Semestre/2015
(Arapiraca)
Oficina: Prática pedagógica como
componente curricular
20h
I Semestre/2015
(Sertão)
20h
I Semestre/2015
8h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
20h
I Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
2h
II Semestre/2015
2h
II Semestre/2015
2h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
50h
II Semestre/2015
(Arapiraca)
Formação de membros do NDE
Formação de membros do NDE
Oficina:
Acessibilidade
na
educação superior
Palestra: Estágio na educação
superior – licenciaturas (CAIITE)
DOCÊNCIA/
Palestra: Estágio na educação
superior – bacharelados e cursos
tecnológicos (CAIITE)
Relato de experiências exitosas de
Monitoria (CAIITE)
GESTÃO
Oficina:
Educação
superior
inclusiva:
ensino-aprendizagem
para discentes com NEEs
Oficina: O processo de elaboração
dos instrumentos e procedimentos
de Avaliação no contexto do
Ensino Superior: uma abordagem
ética e formativa da avaliação
O estágio nos cursos de
licenciaturas: concepções teóricometodológicas
O estágio nos cursos de
bacharelados: concepções teóricometodológicas
Oficina: Previsão dos 20% a
distância: legislação e condições
de aplicabilidade
Atualização
pedagógica
em
docência
universitária:
do
planejamento à avaliação
Formação em Estágio para
coordenadores
28
LINHA DE FORMAÇÃO
CURSOS
(Formação em Docência Universitária)
Formação
em
Estágio
para
coordenadores
Oficina: Interdisciplinaridade nos
bacharelados e cursos tecnológicos
Encontro
Institucional
dos
Articuladores do PROFORD Painel:
Socialização
de
experiências didáticas na educação
superior
Encontro Regional do Colégio de
Pró-Reitores de Graduação COGRAD
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
20h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015
4h
II Semestre/2015
8h
II Semestre/2015
20h
II Semestre/2015