Plano Anual 2014
PLANO ANUAL 2014.pdf
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Universidade Federal de Alagoas
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gerência de Capacitação
PLANO DE CAPACITAÇÃO
UFAL / 2014
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Universidade Federal de Alagoas
Reitor
Eurico de Barros Lôbo Filho
Vice-Reitora
Rachel Rocha de Almeida Barros
Pró-Reitor de Graduação
Amauri da Silva Barros
Pró-Reitor Estudantil
Pedro Nelson Bonfim Gomes Ribeiro
Pró-Reitor de Extensão
Eduardo Sarmento de Lyra
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Simoni Margareti Plentz Meneghetti
Pró-Reitor de Gestão Institucional
Valmir de Albuquerque Pedrosa
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Sílvia Regina Cardeal
Coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Cleide Ferreira Pinto
GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO
Equipe
Thatiane Oliveira Pita dos Santos
Adriana Vieira da Silva
Iolanda dos Santos Silva
Íris Cristina Melo do Nascimento
Miguel Rodrigues dos Santos
Renize Melo Silva
Rafaelly Francine Nascimento França
Bolsitas
David da Silva Nascimento
Milany Kelly Ferreira Pontes
E-mail: capacitacao@progep.ufal.br
Fone: (82) 3214-1046
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1. APRESENTAÇÃO ............................................................................................................................................ 4
1.1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................................................... 4
1.2 BASE LEGAL....................................................................................................................................................... 4
2. JUSTIFICATIVA ............................................................................................................................................... 6
3. OBJETIVOS .................................................................................................................................................... 9
3.1 GERAL: ............................................................................................................................................................ 9
3.2 ESPECÍFICOS: ..................................................................................................................................................... 9
4. ESTRUTURA DO PLANO ............................................................................................................................... 10
4.1 LINHAS DE DESENVOLVIMENTO ........................................................................................................................... 10
4.2 PROGRAMAS ................................................................................................................................................... 10
5. AVALIAÇÃO ................................................................................................................................................. 12
6. GESTÃO DO PLANO ..................................................................................................................................... 13
7. DISPOSIÇÕES GERAIS .................................................................................................................................. 14
8. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ......................................................................................................................... 15
9. ANEXOS ....................................................................................................................................................... 16
9.1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2014 ............................................................................................................... 16
9.2 PROGRAMAÇÃO PARA 2014 .............................................................................................................................. 16
9.2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor ............................................................................................. 16
9.2.2 Programa de Capacitação ................................................................................................................... 16
9.2.2.1 Eventos na Sede (quando não demadar diárias/passagens) ........................................................... 16
9.2.2.2. Eventos fora da Sede (quando demandar diárias/passagens) ........................................................ 19
9.2.3 Programa de Qualificação ................................................................................................................... 19
9.2.4 Programa de Desenvolvimento de Equipes ......................................................................................... 19
9.2.5 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - (PROFORD) .......................... 20
10. RELAÇÃO DOS EVENTOS NA SEDE.............................................................................................................. 21
11. CURSOS 2014 ............................................................................................................................................ 22
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APRESENTAÇÃO
1.1. Introdução
As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES passam por um processo de expansão, seja
por meio da ampliação de vagas, seja pela criação de novos cursos e campus, o que leva,
consequentemente, ao crescimento da infraestrutura e do quadro de servidores.
Diante desse cenário o Governo Federal, visando o desenvolvimento profissional e a otimização
da gestão pública, vem implementando políticas de investimento nos servidores.
Seguindo essa linha, o presente Plano de Capacitação pretende cumprir com seu papel no sentido
de garantir que haja não só um mecanismo de estratégias e ações para o desenvolvimento pessoal e
profissional por meio da aquisição e aprimoramento de um conjunto de habilidades e competências,
como também a superação de hiatos organizacionais que possam existir, colaborando para que a
Universidade Federal de Alagoas cumpra com sua missão: " produzir, multiplicar e recriar o saber
coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, a justiça social, o
desenvolvimento humano e o bem comum."
1.2 Base legal
O Plano de Capacitação dos servidores da Ufal está fundamentado nas diretrizes definidas na Lei
11.091/2005, no Decreto 5.707/2006, no Decreto
5.824/2006, no Decreto 5.825/2006 e na Lei
12.772/2012.
A Lei 11.091, de 2005, estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em
Educação - PCCTAE e define também a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do
Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, integrado pelo Programa de
Dimensionamento, Programa de Avaliação de Desempenho e Programa de Capacitação e
Aperfeiçoamento.
O Decreto 5.707, de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da
Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional e regulamenta dispositivos da Lei
8.112, de 11 de dezembro de 1990. O citado Decreto, em seus arts. 1º e 3º, dispõe sobre as finalidades
e as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
O Decreto 5.824, de 2006, estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação
e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores integrantes do Plano de
Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro
de 2005
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O Decreto 5.825, de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento
dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e, em seu art.
7º define os objetivos e as linhas de desenvolvimento do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Já a Lei 12.772, de 2012, estrutura o Plano de Carreiras dos Docentes das Instituições de Ensino
Superior – IFE, inclusive dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Ensino
Básico Federal.
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2. JUSTIFICATIVA
A elaboração deste Plano considerou as diretrizes existentes para o desenvolvimento do servidor
na carreira e as necessidades Institucionais.
São diretrizes deste Plano:
incentivar e apoiar o servidor em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento
das competências institucionais e individuais;
assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitação interna ou externamente ao seu local
de trabalho;
promover a capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de
direção e assessoramento;
incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias Unidades;
estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta
regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional;
incentivar a inclusão das atividades de capacitação como requisito para a promoção funcional do
servidor nas carreiras da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e
assegurar a ele a participação nessas atividades;
considerar o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor
complementares entre si;
oferecer oportunidades de requalificação aos servidores redistribuídos;
oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação, respeitadas as normas específicas
aplicáveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor público, inclusive
àqueles sem vínculo efetivo com a administração pública;
avaliar permanentemente os resultados das ações de capacitação;
promover entre os servidores ampla divulgação das oportunidades de capacitação; e
priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de
governo, favorecendo a articulação entre elas e visando à construção de sistema de escolas de
governo da União, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
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A Ufal contava no final de 2013 com 1.511 Docentes e 1.692 Técnicos Administrativos.
No que se refere ao quadro Docente, temos:
Por Titulação
DOUTORES
781
MESTRES
533
ESPECIALISTAS
126
Em relação ao quadro Técnico-Administrativo, temos a seguinte situação:
POR NÍVEL DE CAPACITAÇÃO
CLASSE
QUANTITATIVO DE
NÍVEL DE CAPACITAÇÃO
SERVIDOR
1
2
3
4
A
8
5
1
0
2
B
68
17
11
6
34
C
318
62
53
56
147
D
627
197
110
95
225
E
671
234
136
124
177
POR TITULAÇÃO(*)
CLASSE
TOTAL
A
B
C
D
E
DOUTORES
-
-
-
3
14
17
MESTRES
-
-
1
28
88
127
ESPECIALISTAS
-
-
26
197
461
684
GRADUADOS
-
5
58
179
112
354
(*) DADOS COM ALGUMAS INCONSISTÊNCIAS
Consoante com essa realidade, as estratégias de Administração de Recursos Humanos
compreendem desde o planejamento estratégico, a avaliação de competências e o desenvolvimento de
pessoas. Segundo Lacombe (2005: 270):
"A qualidade e a consistência dos recursos humanos de
qualquer empresa são o seu maior patrimônio, o qual
precisa ser desenvolvido; (...) desenvolvem-se por meio
de suas próprias experiências no trabalho e fora dele e são
desenvolvidos pela forma como seus chefes lidam com
eles."
A Política Nacional de Capacitação dos Servidores para a Administração Pública Federal direta,
autárquica e funcional, coloca no foco das prioridades do governo
o desenvolvimento de
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competências em toda a administração pública. Assim, o Plano de Capacitação da UFAL propõe
contribuir por meio de ações sistemáticas e continuadas para que a missão e a visão da Instituição
sejam alcançadas.
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3. OBJETIVOS
3.1 Geral:
Promover ações e estratégias de aprendizagem que visem atender ao corpo de servidores da
UFAL, propiciando aquisição e aprimoramento de competências que agreguem valor de qualidade à
instituição e valor social ao indivíduo, atendendo padrões de qualidade requeridos pela natureza da
função e missão institucional.
3.2 Específicos:
3.2.1. Contribuir para o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão
3.2.2. Promover e apoiar as ações de capacitação e qualificação do servidor para o desenvolvimento da
gestão Institucional
3.2.3. Promover e apoiar a capacitação e qualificação do servidor para o exercício de atividades de
forma articulada com a função social da Ufal
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4. ESTRUTURA DO PLANO
4.1 Linhas de Desenvolvimento
Este Plano de Capacitação será desenvolvido em seis linhas de desenvolvimento, tendo como
base o proposto nos Planos de Capacitação das Unidade e as necessidades identificadas pela Progep
para toda a Universidade.
Iniciação ao Serviço Público: visa ao conhecimento da função do Estado, das especificidades do
serviço público, da missão da UFAL e da conduta do servidor público e sua integração no
ambiente institucional;
Formação Geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a importância dos
aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao controle das
metas institucionais;
Educação Formal: visa à implementação de ações que contemplem os diversos níveis de
educação formal;
Gestão: visa à preparação do servidor para o desenvolvimento da atividade de gestão, que deverá
se constituir em pré-requisito para o exercício de funções de chefia, coordenação, assessoramento
e direção;
Inter-Relação entre ambientes: visa à capacitação do servidor para o desenvolvimento de
atividades relacionadas e desenvolvidas em mais de um ambiente organizacional;
Específica: visa à capacitação do servidor para o desempenho de atividades vinculadas ao
ambiente organizacional em que atua e ao cargo que ocupa.
4.2 Programas
O Plano consistirá em cinco Programas quais sejam:
4.2.1. Programa de Inserção do Novo Servidor – Programa voltado para o acolhimento do
servidor recém nomeado, visando apresentar a UFAL a esses novos servidores, passar-lhes
informações básicas ao desenvolvimento de seus trabalhos e esclarecê-los de seu papel como
servidores públicos e, mais especificamente, como servidores da UFAL, tendo em vista o
contexto econômico-social em que a Universidade está inserida. O programa constitui-se em
uma ferramenta de integração do servidor à Instituição.
4.2.2. Programa de Capacitação – Programa voltado para ações de ensino-aprendizagem não-formal,
através do qual o trabalhador aprofunda, completa ou conduz sua formação profissional inicial,
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atualiza seus conhecimentos e se torna apto a lidar com as inovações conceituais, metodológicas e
tecnológicas relacionadas diretamente às atividades que exerce.
4.2.3. Programa de Qualificação – Programa voltado para ações ensino-aprendizagem, incluindo a
educação formal, através do qual o trabalhador, tendo em vista o planejamento institucional e o seu
desenvolvimento na carreira, adquire conhecimentos e habilidades que excedem às requeridas para as
atividades em que está em exercício.
4.2.4. Programa de Desenvolvimento de Equipes – Programa voltado para o aprimoramento da
capacidade do trabalho em equipe, visando o estabelecimento de canais de comunicação e de
exposição de opiniões, idéias e sentimentos; respeito às diferenças e sua utilização construtiva
e criativa; e amadurecimento comportamental.
4.2.5. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - Programa voltado
para a formação dos docentes da UFAL, que tem como finalidade a concepção de uma
política de formação continuada em docência superior que concorra para o desenvolvimento
do ensino, pesquisa, extensão e gestão.
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5. AVALIAÇÃO
A avaliação das ações do Plano de Capacitação será realizada pelo Setor de Capacitação da PróReitoria de Gestão de Pessoas em conjunto com as Unidades de lotação dos servidores capacitados,
considerando-se:
A elevação da qualificação e capacitação dos servidores decorrentes dos Programas estabelecidos.
Alcance dos indicadores de desempenho das Unidades
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6. GESTÃO DO PLANO
Este Plano será gerido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progep, pela Pró-Reitoria de
Graduação – Prograd e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propep, as quais competem:
promover o levantamento de demandas;
levantamento de indicadores;
promover estudos que permitam a otimização deste Plano.
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7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. A Gerência de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de
Alagoas, deverá promover ampla divulgação dos programas e projetos de capacitação e qualificação a
que se refere este Plano.
7.2. O levantamento das necessidades de capacitação deverá ser elaborado pelos Campi e Unidades
Acadêmicas e apresentado à Progep, no caso de Técnico-Administrativo, e Prograd, no caso de
Docente.
7.3. O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior é exclusivo para a
categoria Docente.
7.4. As inscrições para os eventos ofertados pela Universidade serão realizadas, exclusivamente,
através do Portal do Servidor, onde o servidor preencherá formulário eletrônico.
7.5. As vagas ofertadas serão preenchidas de acordo com o público alvo, as demandas específicas, ou
através da publicação de Edital.
7.6. As inscrições para eventos fora da sede serão realizadas conforme formulários específicos
disponíveis no portal do servidor.
7.7. Para ter direito ao certificado, o servidor terá que obter uma frequência mínima de 75% (setenta e
cinco por cento) da carga horária do curso.
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8. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
Os recursos para execução deste Plano serão provenientes dos orçamentos da Universidade
Federal de Alagoas e do Ministério da Educação.
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9. ANEXOS
9.1. Previsão Orçamentária para 2014
NATUREZA
ORÇAMENTO
Bolsas stricto sensu
R$ 266.400,00
Serviços de terceiros - Pessoa física
R$ 500.000,00
Serviços de terceiros - Pessoa jurídica
R$ 200.000,00
Diárias
R$ 230.000,00
Obrigações tributárias
R$ 50.000,00
Passagens e locomoção
R$ 230.000,00
1.476.400,00
9.2 Programação para 2014
9.2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Programa de Inserção do Novo Servidor – PINS – turmas de acordo com as posses e
início de exercício.
9.2.2 Programa de Capacitação
9.2.2.1 Eventos na Sede (quando não demadar diárias/passagens)
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR
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II – FORMAÇÃO GERAL
Atualização em Língua Portuguesa com a Nova Reforma Ortográfica
Comportamento Organizacional
Direito Administrativo
Encontro Anual dos Servidores da Ufal
Educação Financeira
Ética no Trabalho em Serviço Público
Fórum Agente Sinfra
Fórum dos Secretários da Ufal
Informática
Inglês Iniciante
Inglês Instrumental
Planejamento Estratégico
Processos Organizacionais
Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais – Lei 8.112/90
Redação Oficial, com Atualização da Reforma Ortográfica
Sig
III – EDUCAÇÃO FORMAL
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO
IV – GESTÃO
Direito Administrativos
Gestão de documentos
Gestão e Fiscalização de Contratos
Legislação trabalhista
Planejamento Estratégico
Processos Organizacionais
Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais – Lei 8.112/90
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V – INTER-RELAÇÃO ENTRE AMBIENTE
Atendimento ao público
Comportamento Organizacional
Gestão e Fiscalização de Contratos
Informática
Instruções das normas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos
VI – FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Administração de Quimioterápicos
Controle de Infecção Hospitalar
Educação Financeira
Elaboração de projetos de pesquisa
Espanhol: O Mundo sem Fronteiras – Curso básico
Ética no Trabalho em Saúde
Fundamentos Teóricos em Gestão Pública
Inglês: Go English
Instruções das normas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos
Legislação Acadêmica
Metodologia de Ensino com Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior
Processo Teórico Administrativo0
Utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle no Ensino Superior – Curso
Básico (Sertão/ Arapiraca/Maceió)
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9.2.2.2. Eventos fora da Sede (quando demandar diárias/passagens)
EVENTOS
DE
PERÍODO
24 E 25 DE JULHO
CONARH (CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO DE
18 A 21 DE AGOSTO
CONGRESSO
NOME
ALAGOANO
DE
GESTÃO
PESSOAS
PESSOAS)
CONSUB
(CONGRESSO
SECRETARIADO)
CONBRAN
NACIONAL
DE
CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
56º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONAE
XVIII – SNBU – SEMINÁRIO NACIONAL DE
BIBLIOTECÁRIOS UNIVERSITÁRIOS
29 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO –
CURITIBA/PARANÁ
17 A 20 DE SETEMBRO – VITÓRIA/ESPÍRITO
SANTO
20 A 23 DE OUTUBRO – RIO GRANDE DO SUL
07 A 10 DE OUTUBRO – NATAL/RIO GRANDE
DO NORTE
19 A 23 DE NOVEMBRO – BRASÍLIA - DF
16 A 21 DE NOVEMBRO
9.2.3 Programa de Qualificação
EDUCAÇÃO FORMAL
Bolsa de Mestrado - 8 (oito)
Bolsa de Doutorado – 2 (duas)
9.2.4 Programa de Desenvolvimento de Equipes
FORMAÇÃO GERAL
Serão realizadas turmas por ambiente organizacional, levando em consideração as
especificidades:
Reitoria
Pró-Reitorias
Unidades Administrativas
Unidades Acadêmicas
Previsão de até 10 turmas em 2014
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9.2.5 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - (PROFORD)
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Introdução a Formação em Docência do Ensino Superior na Ufal
GESTÃO
Formação em Gestão Acadêmico-Administrativa para Gestores
Formação em Gestão Acadêmica
ESPECÍFICA
Formação para o exercício da Docência
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RELAÇÃO DOS EVENTOS NA SEDE
(Todas as Linhas de Desenvolvimento)
Atendimento ao público
Atualização em Administração de Hemocomponentes
Atualização em Língua Portuguesa com a Nova Reforma Ortográfica
Comportamento Organizacional
Controle de Infecção Hospitalar
Direito Administrativo
Educação Financeira
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Encontro Anual dos Servidores da Ufal
Espanhol: O Mundo sem Fronteiras – Curso Básico
Ética no Trabalho em Saúde
Ética no Trabalho em Serviço Público
Fórum Agente Sinfra
Fórum dos Secretários da Ufal
Fundamentos Teóricos em Gestão Pública
Gestão de Documentos
Gestão e Fiscalização de Contratos
Informática
Inglês Instrumental
Inglês: Go English
Instruções das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos
Legislação Trabalhista
Metodologia do Ensino de Superior e Uso de Novas Tecnologias
Planejamento Estratégico
Processo Teórico e Administrativo
Redação Oficial, com Atualização da Reforma Ortográfica
Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais – Lei 8112/90
Sig
Utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle no Ensino Superior – Curso Básico
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CURSOS 2014
CURSOS PARA SERVIDORES TÉCNICOS
Processo Teórico Administrativo
Fundamentos Teóricos em Gestão Pública
Elaboração de projetos de pesquisa
Gestão de documentos
Atendimento ao público
CURSOS PARA SERVIDORES DOCENTES
Introdução a Formação em Docência do Ensino Superior na Ufal
Formação em Gestão Acadêmica
Formação em Gestão Acadêmico-Administrativa para Gestores
Metodologia de Ensino com Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior
Utilização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem moodle no ensino superior – curso básico
CURSOS PARA SERVIDORES DO HU
Administração de quimioterápicos
Controle de infecção hospitalar
Ética no trabalho em saúde
CURSOS PARA SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICOS
Inglês iniciante
Processos organizacionais
Ferramentas de produtividade
Administração pública: contratos e aquisições
Atualização em Língua Portuguesa
Comportamento organizacional
Educação financeira
Espanhol: o mundo sem fronteiras – curso básico
Inglês: go english
Informática
Inglês Instrumental
Legislação trabalhista
Organizando o trabalho: programa 5S
Legislação do ensino superior: leis, resoluções e decretos que normatizam os cursos superiores
EAD: avanços e projeções da educação superior a distância na perspectiva das políticas públicas no país
Redação Oficial, com Atualização da Reforma Ortográfica
Utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle no Ensino Superior - Curso Básico