Sobre o programa

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma ação criada em 2007 pelo Ministério da Educação e gerida e executada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - agência brasileira de fomento à formação de recursos humanos em nível superior). O PIBID na UFAL foi iniciado em 2008 abrangendo as áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química) e Matemática (priorizadas pela edital) e foi expandido por meio de novos editais.

Atualmente, o PIBID-UFAL abarca todos os cursos de licenciatura presenciais da universidade e quatro cursos na modalidade a distância (todos Pedagogia UAB), somando 635 bolsistas de iniciação à docência (estudantes de licenciatura UFAL), 106 supervisores (docentes de escolas públicas de Alagoas) e 51 coordenadores de área (docentes da licenciatura da UFAL). A atuação do programa se dá em quase todas as regiões geográficas do Estado, abrangendo em torno de 70 escolas públicas (55 estaduais e 15 municipais) em diferentes municípios (Delmiro Gouveia, Água Branca, Piranhas, Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió, Porto Calvo).

O programa já beneficiou diretamente mais de 1000 estudantes de graduação, além de cerca de 10000 mil estudantes da educação básica pública em Alagoas, que tiveram a oportunidade de vivenciar variadas atividades didático-pedagógicas.

O projeto da UFAL está pautado em três dimensões principais, que se referem a um

  1. Redimensionamento da sala de aula como lócus da ação docente;
  2. Ampliação dos espaços educativos como parques, museus, bibliotecas dentre outros na ação pedagógica e,
  3. Aprofundamento teórico a partir de reuniões sistemáticas de estudo e planejamento.

Com isso, o maior benefício do programa está sendo oportunizar momentos de ações práticas e reflexivas no campo docente, promovendo a interação universidade-escola de maneira mais orgânica.