Perguntas Frequentes - Oferta Acadêmica e Plano de Ingressantes

1. Planejamento da Oferta Acadêmica

1.1. Quem é responsável pela oferta acadêmica?

A coordenação do curso realiza a oferta acadêmica no SIGAA. A oferta deve estar alinhada ao PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e respeitar as diretrizes institucionais.


1.2. O que fazer se uma componente obrigatória não aparecer na oferta?

Certifique-se de que a componente está cadastrada no PPC. Se a componente estiver cadastrada e não aparecer no momento da oferta, entre em contato com a CCG/PROGRAD por email para obter ajuda.


1.3. Quais os tipos de turma existentes e que podem ser ofertadas?

  1. Turmas Regulares (nomenclatura xxxx.1 e xxxx.2): Ofertadas dentro do calendário acadêmico vigente, com carga horária distribuída ao longo do período letivo regular. A nomenclatura xxxx.1 refere-se ao primeiro semestre e xxxx.2 ao segundo semestre do ano letivo.

  2. Turmas de Férias (nomenclatura xxxx.3 e xxxx.4): São utilizadas para recuperação, aceleração de estudos ou nivelamento, permitindo que estudantes avancem ou regularizem sua trajetória acadêmica. Ofertadas durante os intervalos entre semestres letivos regulares, possuem carga horária intensiva e atendem demandas específicas, como recuperação ou aceleração de estudos. A nomenclatura xxxx.3 corresponde ao período entre o primeiro e o segundo semestres, e xxxx.4 ao período ao final do ano letivo.

  3. Turmas de Ensino Individual: São turmas vinculadas ao calendário regular e não podem ser ofertadas em períodos de férias. As turmas de Ensino Individual são flexíveis e inicialmente não possuem horários. Isso significa dizer que o sistema não irá exigir o lançamento da frequência. Porém, caso o docente queira utilizar os benefícios da frequência, pode-se registrar aulas de ensino individual dentro da turma virtual.

  4. Turmas de Reposição:  As turmas de reposição, previstas no CAPÍTULO X da Resolução Nº 114/2023-CONSUNI/UFAL, são criadas com o objetivo de oferecer aos estudantes que foram reprovados por média em componentes curriculares a oportunidade de recuperar seu desempenho acadêmico e regularizar o histórico escolar. Neste tipo de turma é obrigatória a realização de aulas, lançamento de frequência e aplicação de avaliações, assim como ocorre em turmas regulares.

Nota: Todos os tipos de turmas são cadastrados no SIGAA e devem seguir os critérios definidos pelo PPC e pelas normativas da UFAL.



2. Cadastro e Ajustes de Turmas

2.1. Como criar turmas no SIGAA?
As turmas são cadastradas pelo técnico ou coordenador responsável dentro do portal do Coordenador no SIGAA. É necessário incluir informações como horários, carga horária, docente responsável e salas. O procedimento completo de cadastro e ajuste está disponível no TUTORIAL DE OFERTA


2.2. Por que não consigo cadastrar ACEs e estágios como atividades?
Se ACEs ou estágios ainda aparecem como disciplinas, é necessário solicitar à PROGRAD através dos procedimentos da Instrução Normativa N. 02/2024 que realize a alteração no SIGAA para atividade (coletiva ou individual). Lembre-se de que atividades individuais, como é o caso dos TCCs e estágios de alguns cursos, não formam turmas e não são ofertadas durante o período de oferta.


2.3. Como solucionar o problema de oferta de ATIVIDADES/MÓDULOS por conta do percentual carga horária que ultrapassa os 120%?

No momento da oferta, a Coordenação deve verificar a carga horária (CH) destinada às atividades em sala de aula cadastrada para o componente no SIGAA. Essa carga horária deve ser ajustada conforme a distribuição semanal: a cada 18 horas de CH corresponde a 1 aula semanal, considerando todas as semanas do semestre letivo.

Para componentes cuja CH em sala de aula não é múltipla de 18, é necessário especificar os horários no SIGAA de forma que a distribuição de aulas seja proporcional ao número de dias no período letivo, garantindo o cumprimento integral da carga horária planejada para o componente.

Recomenda-se especial atenção para assegurar que a soma das aulas semanais ofertadas ao longo do semestre esteja de acordo com a carga horária total prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), evitando divergências ou inconsistências no planejamento e execução das atividades.

Se necessário, ajustes no cadastro do componente podem ser solicitados à PROGRAD através dos procedimentos descritos na Instrução Normativa N. 02/2024.


2.4. Por que não consigo cadastrar a oferta de componentes com horários flexíveis (módulos e atividades coletivas) devido a conflitos no início e fim do período?

O cadastro da oferta deve estar alinhado com as datas de início e término do calendário acadêmico do período letivo em questão. Certifique-se de que o período correto foi selecionado ao realizar a oferta.

Atenção: Durante a seleção de horários, siga rigorosamente o procedimento abaixo para evitar conflitos:

  1. Defina o período das aulas: Selecione corretamente as datas de início e término das aulas.

  2. Distribua a carga horária (CH): Escolha os horários até completar 100% da carga horária total da componente.

  3. Finalize a seleção de horários: Clique no botão "Incluir horários" para registrar as informações.

Após completar esses passos, prossiga com o cadastro da oferta. Caso o problema persista, revise as configurações de calendário e horários, ou entre em contato com a CCG/PROGRAD.



3. Inclusão de Docentes na Oferta de Componentes

3.1. Como incluir o/a docente na oferta de componentes?

  • Digite o nome do/a docente e selecione-o/a na lista.
  • Defina a carga horária, período e dias da semana.
  • Clique em "Adicionar" para associá-lo/a à turma.

Referência: Consulte o TUTORIAL DE OFERTA na seção "Indicando o/a docente para o Componente".


3.2. É obrigatório indicar o/a docente no momento da criação?

Não. Você pode clicar em "Próximo Passo" e realizar a associação posteriormente por meio da alteração da turma.


3.3. O que fazer se o/a docente não aparecer na lista?

  • Verifique se o cadastro está ativo no SIGAA.
  • Entre em contato com a PROGRAD, caso necessário.

3.4. E se a turma tiver mais de um/a docente?

Repita o processo para cada docente e distribua corretamente a carga horária.


3.5. O que fazer se der erro na CH atribuída ao/à docente?

Verifique se a CH atribuída está compatível com os dias selecionados e o limite de CH em sala de aula da componente.


3.6. Qual a carga hor?

Verifique se a CH atribuída está compatível com os dias selecionados e o limite de CH em sala de aula da componente.



4. Atribuição de Carga Horária (CH) ao Docente 

4.1. Como é calculada e registrada a carga horária docente?

A CH em sala de aula é definida conforme o cadastro no SIGAA, seguindo o PPC do curso. Toda a carga horária do componente é registrada nos relatórios docentes, independentemente de sua divisão entre atividades em sala ou outras atividades, até que haja uma normativa específica​.


4.2. Como as atividades coletivas impactam a carga horária?

A CH total de atividades coletivas (como ACEs e Estágios) é atribuída ao docente. No entanto, sugere-se que ajustes devem ser feitos para múltiplos de 18 horas para facilitar o processo de oferta (ex.: 18h = 1 aula semanal, 36h = 2 aulas semanais). Componentes com discrepâncias devem ser revisados junto à CCG/PROGRAD​.


4.3. O que fazer em caso de dúvidas ou discrepâncias?

Verifique o cadastro no SIGAA e, se necessário, entre em contato com a CCG/PROGRAD. Consulte os ofícios nº 61/2024 e nº 90/2024 para detalhes adicionais​.



5. Reservas de Vagas e Conflitos de Horários

5.1 Como funciona a reserva de vagas no SIGAA?

No SIGAA, a reserva de vagas segue um sistema de priorização, que organiza a distribuição das vagas disponíveis em um componente curricular de acordo com critérios predefinidos. Suponha que uma turma tenha 10 vagas, sendo 2 reservadas para alunos do curso X e 3 para alunos do curso Y. Nesse caso, a ordem de priorização ocorre da seguinte forma:

  1. Primeira Prioridade: Alunos do curso X, seguindo a ordem de prioridade para as 2 vagas reservadas a esse curso.

  2. Segunda Prioridade: Alunos do curso Y, seguindo a ordem de prioridade para as 3 vagas reservadas a esse curso.

  3. Terceira Prioridade: Alunos de outros cursos (não contemplados na reserva), seguindo a ordem de prioridade para as 5 vagas restantes (10 vagas totais menos as 5 vagas reservadas).

Esse sistema garante que as vagas reservadas sejam priorizadas para os alunos dos cursos designados antes de serem liberadas para alunos de outros cursos.

Nota: Caso alunos dos cursos com reserva de vagas não preencham as vagas reservadas, estas poderão ser ocupadas por alunos de outros cursos, dependendo da disponibilidade e dos critérios de processamento de matrículas.

O procedimento completo para a reserva de vagas está disponível no TUTORIAL DE OFERTA.


5.2. Como verificar e ajustar reservas de vagas?

  • Acesse Consulta > Turmas > Ofertadas para o Curso no SIGAA para visualizar as reservas.

  • Inclua manualmente as reservas na turma seguindo o procedimento do  TUTORIAL DE OFERTA, caso estejam ausentes.


5.3. O que fazer em caso de conflitos de horários entre componentes curriculares?
Conflitos de horário devem ser resolvidos ajustando a oferta no SIGAA. Verifique se as componentes estão no mesmo horário e altere os cronogramas para evitar sobreposição.



6. Plano de Ingressantes

6.1.  O que é o Plano de Matrícula dos Ingressantes?

O Plano de Matrícula é o cadastro de componentes curriculares ofertadas que irão compor as disciplinas nas quais os alunos ingressantes serão matriculados. Nesse processo, é feita a reserva de vagas exclusivas para os novos alunos.


6.2. O que fazer antes de criar o Plano de Ingressantes?

  • Ofertar (ou solicitar a oferta) dos componentes curriculares do 1º nível do PPC com reserva de vagas para os alunos ingressantes.

  • Garantir que equivalências entre componentes estejam registradas no SIGAA, caso deseje incluir disciplinas equivalentes.


6.3. Como cadastrar o Plano de Ingressantes?

O Procedimento deve ser efetuado no SIGAA - Portal do Coordenador de Graduação, através do caminho: Matrícula → Alunos ingressantes → Plano de Matrícula → Gerenciar Planos de Matrículas.

O procedimento completo de cadastro e ajuste no plano de ingressantes está disponível no TUTORIAL DO PLANO DE INGRESSANTES.


6.4. Como são definidas as vagas no Plano de Ingressantes?

As vagas reservadas no plano são exclusivas para ingressantes. O sistema bloqueia o preenchimento por alunos não ingressantes.


6.5. É possível alterar ou adicionar componentes ao plano?

Sim. Após o cadastro, você pode clicar em "Alterar" para modificar informações ou incluir novas componentes.


6.6. O que fazer se uma componente não está disponível na lista para inclusão no plano de ingressantes?

  1. Verificar a situação da componente no PPC no SIGAA

    • Confirme se a componente curricular pertence ao primeiro período do curso ou se é optativa.

    • Apenas componentes do primeiro período, optativas ou suas equivalentes podem ser incluídas no plano de ingressantes.

  2. Confirmar o cadastro de equivalências no SIGAA

    • Se a componente for equivalente, verifique se a equivalência está devidamente cadastrada no SIGAA.

    • Caso não esteja, solicite o cadastro conforme os procedimentos descritos na Instrução Normativa N. 02/2024.

  3. Verificar a oferta da componente

    • Confirme se a componente foi ofertada corretamente.

    • Se não houve oferta, será necessário realizar ou solicitar a oferta da componente.

  4. Confirmar a reserva de vagas

    • Verifique se há vagas reservadas para o curso e turno em que deseja criar o plano de matrículas.

    • Se não houver reserva, será necessário incluí-la no momento da oferta.

  5. Entrar em contato com a CCG/PROGRAD, se necessário:

    • Se a componente foi ofertada, possui reservas e ainda não aparece no plano, envie um e-mail para a CCG/PROGRAD solicitando verificação. Inclua no e-mail os seguintes documentos e informações:

      1. Curso e turno relacionados ao cadastro do plano de ingressantes.

      2. Capturas de tela que demonstrem (enviar print da tela inteira sem cortes):

        • A tela de cadastro do plano de ingressantes com a listagem de componentes disponíveis.

        • A comprovação da oferta da componente.

        • Os detalhes da reserva de vagas na turma.

        • A evidência de que o cadastro da equivalência está no sistema (se aplicável).

        • Detalhes da componente ofertada (código, nome e número da turma).