Resumo

Em 2015 foram avaliados os cursos do ciclo 3, conforme determina a lei do SINAES nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Da UFAL foram avaliados:

Esse universo representou em 2015 na UFAL 8 áreas de avaliação, 14 cursos, 1043 participantes dos 1261 inscritos sendo, 4 cursos do campus Arapiraca, 8 do campus A.C. Simões e 2 cursos do campus do Sertão. São considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o Questionário do Estudante.

Em 2012 na UFAL foram avaliadas 7 áreas de avaliação, 9 cursos, foram 751 participantes dos 1044 inscritos.

Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2015

Código do Curso

Código da Área

Área de Enquadramento

CPC Faixa

13203

1

ADMINISTRAÇÃO

3

101936

1

ADMINISTRAÇÃO

3

13207

2

DIREITO

3

13205

13

CIÊNCIAS

ECONÔMICAS

3

1151168

13

CIÊNCIAS

ECONÔMICAS

2

13222

18

PSICOLOGIA

3

102162

18

PSICOLOGIA

3

13204

22

CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

3

1151169

22

CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

3

1139972

26

DESIGN

3

102164

29

TURISMO

3

1140063

100

ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA

Curso não

reconhecido até

31/12/2015

1151781

100

ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA

3

33003

803

JORNALISMO

3

 

Dos 13 cursos que tiveram CPC divulgados – 1 não teve seu CPC divulgado em virtude de estar em processo de reconhecimento de curso (ADM. EAD – FEAC) -, verifica-se que o ciclo manteve um conceito satisfatório, o conceito 3, todavia teve um decréscimo no número total de cursos com CPC nota 04; Administração (13202) e Direito (13207). Ainda, diferente do penúltimo ciclo de avaliação (2012) quando o mesmo não obteve nenhum CPC insatisfatório, em 2015, conforme mostrado na seção 2 (Tabela 2), 1 curso obteve CPC insatisfatório 2 (1151168- Ciências Econômicas – Campus do Sertão – Unidade Santana do Ipanema). Conforme determina a portaria 40/2007 os cursos com indicadores CPC considerados insuficiente para obterem sua renovação de reconhecimento estão sujeitos ao protocolo de compromisso[1] conforme autuação processual no e-MEC.

O referido curso obteve em 2014 CC (conceito de curso)[2] quatro (04) através de visita in loco. Destaca-se que o ENADE e a avaliação in loco têm parâmetros diferentes de avaliação: enquanto o primeiro tem como objetivo o CPC com foco no desempenho dos estudantes, o segundo tem foco no curso. Embora os componentes desses dois indicadores (CPC e CC) tenham componentes iguais, consideramos que as avaliações in loco têm parâmetros mais completos haja visto que as dimensões de organização pedagógica, docente e infraestrutura são avaliadas in loco através de indicadores mais amplos[3] que possibilitam uma olhar mais completo dos cursos.

Destaca-se a necessidade de um planejamento de ações, atividades voltadas para as dimensões e indicadores estabelecidos pelo SINAES nos anos que antecedem o próximo período de avaliação haja visto que essa dinâmica e cultura, ainda, inexiste na maioria dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas. A articulação Coordenação de Curso – Núcleo Docente Estruturante – Comissão de Auto-Avaliação da Unidade/Campus – Direção da Unidade/ Acadêmica Campus - Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Gestão central através da PROGRAD e da Procuradoria Educacional Institucional é fundamental para que os cursos do ciclo em questão tenham como principal objetivo elevar o conceito.

Do ponto de vista dos indicadores observa-se que as notas dos componentes do CPC tiveram um decréscimo em mais de 50% dos cursos do ciclo 3.

A Procuradoria Educacional Institucional, articulada com a PROGRAD, CPA e os demais órgãos da gestão central das unidades e cursos, buscará mediar processos de planejamento, desenvolvimento de ações focadas na auto-avaliação dos cursos considerando o próximo ciclo avaliativo. Para tanto, pretendemos realizar seminários, acompanhamento, monitoramento de ações que impliquem um melhor resultado dos cursos e consequente sucesso nos processos de regulação de renovação do reconhecimento dos cursos.  É necessário um maior envolvimento dos NDEs e das CAAs nesse processo, tendo como meta a elevação do conceito dos cursos no próximo ciclo. Para tanto, a leitura dos relatórios dos cursos divulgados pelo INEP após a divulgação dos indicadores é fundamental para um profícuo planejamento.