Inscrições dos Irregulares

No ano do ciclo avaliativo do curso, as coordenações devem inscrever alunos INGRESSANTES (ingressantes no ano acadêmico do ENADE "E" que tenham entre 0 a 25% da ch integralizada) CONCLUINTES (estudantes que tenham 80% da ch integralizada "OU"possíveis concluintes até julho do ano posterior ao do ENADE. 

O estudante na condição de ingressante fica irregular quando a coordenação não faz a sua inscrição

O estudante na condição de concluinte fica irregular quando:

  1. a coordenação faz a inscrição, mas o estudante não comparece ao local da prova, ou comparece, mas não respondem o questionário do estudante
  2. a coordenação não realizou a sua inscrição

Caso o estudante fique irregular a coordenação tem a possibilidade de nos 2 anos seguintes ao do ENADE, até o próximo ano de avaliação do ciclo, informar a condição de irregular, tornando-o para o INEP regular. Nesse caso o estudante fica automaticamente com o STATUS REGULAR.

Considerando que este ano é o de avaliação do cursos do ciclo 2, as coordenações dos cursos devem verificar se há possíveis irregulares de anos anteriores.  Nesse sentido, seguem algumas orientações:

Ao acessar o sistema o/a gestor/a deverá verificar os possíveis alunos irregulares conforme status

- O novo sistema ENADE possibilita que as coordenações verifiquem estudantes irregulares sugeridos pelo sistema 

Assim a coordenação poderá verificar os estudantes sugeridos, possíveis irregulares. A busca pode ser realizada por: a) inscrito irregular concluinte (alunos que foram inscritos em anos anteriores de avaliação do curso e que por alguma razão ficou irregular e não foi informado como irregular nos anos subsequentes) PESQUISAR INSCRITOS EDIÇÃO (digitar o ano da última edição do ciclo avaliado do curso. No caso dos cursos do ciclo 2 o último ano foi 2014 (ciclo 1 - 2016, ciclo 3 - 2015) ; b) não inscritos (alunos que o sistema identifica que supostamente deveriam ser inscritos como concluinte ou ingressante no último em ciclos avaliativos anteriores do curso e que não foram inscritos pela coordenação). Nesses casos caberá a coordenação avaliar e validar se os possíveis irregulares sugeridos pelo sistema de fato são irregulares. Para isso:

a) verificar no sieweb, se no caso de ingressante - se  o aluno é ingressante no ano do ciclo:

EX: João SILVA - Ingressante em 2014.1 conforme sieweb (se o sistema acusar ele como não inscrito na condição INGRESSANTE).

b) verificar na aba  Sieweb Coordenação>ENADE o estudante tinha a ch integralizada na condição de concluinte (80% da ch integralizada)

EX: João SILVA - 90% da ch integralizada (se o sistema acusar ele como não inscrito na condição CONCLUINTE).

Também, 

PARA INGRESSANTES: Verificar na lista do NTI o ano de ingresso no curso de cada estudante e conferir se há algum aluno que ingressou no ano do clico avaliado e não está na lista de regularidades daquele ano. 

O coordenador, também, poderá conferir os nomes dos alunos no SIEWEB, solicitando na aba COORDENAÇÃO, o modulo relatórios/alunos/ alunos por status e o ano de referência.  Observar que o número de matricula do aluno é um indicador do ano de ingresso.

PARA CONCLUINTES: Conferir nas listas de inscritos dos arquivos internos da coordenação, caso exista, se há algum aluno que foi inscrito como concluinte e consta na aba do SISTEMA ENADE selecionar estudantes sugeridos (ver imagem acima) do último ciclo de avaliação do seu curso. Caso isso ocorra o coordenador deve inscrevê-lo como IRREGULAR CONCLUINTE.

Do processo de INSCRIÇÃO:

Identificado os alunos irregulares a serem inscritos, a/o gestor/a poderá escolher realizar a inscrição manual ou em lote por meio de arquivo texto - txt.

- Caso o/gestor/a não tenha estudantes irregulares (ingressantes e/ou concluintes) a ser inscrito, deverá marcar a opção (tela inicial) de que declara não possuir ingressante/concluinte.

A situação dos estudantes (ingressantes/concluintes) conforme o ciclo avaliativo pode ser consultada através do linK

http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/

[1] devido a inconsistências no novo sistema ENADE