Ufal inicia semestre 2024.1 com aula inaugural nos quatro campi

Será uma semana de acolhimento com ações voltadas à promoção da saúde, além de atividades acadêmicas, artísticas e culturais
Por Simoneide Araújo - jornalista
18/04/2024 17h25 - Atualizado em 19/04/2024 às 09h55

Mais um semestre letivo será iniciado na próxima segunda (22) e a Universidade Federal de Alagoas se mantém firme, apesar da redução do orçamento, para garantir que alunos e alunas, novatos e veteranos, consigam estudar e ter condições de se manter nos cursos escolhidos. A programação da Semana de Acolhimento, que acontece de 22 a 27, começa com aula inaugural realizada nos quatro campi: A.C. Simões, de Engenharias de Ciências Agrárias (Ceca), Arapiraca e do Sertão.

A Semana de Acolhimento do início do semestre 2024.1 vai proporcionar a interação entre novatos e veteranos, com várias ações voltadas à promoção da saúde, atividades acadêmicas, artísticas e culturais. Também fazem parte da programação, a Jornada Pedagógica da Escola Técnica de Artes (ETA), que acontece de 22 a 29 de abril, e duas webconferências para alunos e alunas dos cursos a distância, uma no dia 22 e outra no dia 27.

A programação das atividades que serão realizadas durante a próxima semana é resultado de uma ação conjunta, envolvendo representantes dos quatro campi, das unidades acadêmicas e representantes estudantis, sob a coordenação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Campus A.C. Simões

A cerimônia da aula inaugural no Campus A.C. Simões, em Maceió, acontece no auditório da Reitoria, a partir das 14h30, e será presidida pelo reitor Josealdo Tonholo. A apresentação cultural será com o projeto de extensão universitária Laboratório de Violino, do curso de licenciatura em Música, coordenado pela professora Débora Borges. Os palestrantes convidados são Fernando Maia, professor da Faculdade de Medicina, e Heliane Leitão, professora do Instituto de Psicologia, que vão abordar o tema Sobre(viver) na Universidade.

Este ano, há um diferencial nas ações propostas para dar as boas-vindas aos alunos e alunas. Numa ação coordenada pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, a gestão da Ufal vai realizar ações voltadas à promoção da saúde. Para isso, será montada estrutura para vacinação, aferição de glicose e pressão, entrega de folders abordando a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), testes rápidos, além de roda de conversa.

ETA e Cied

Nesse mesmo dia (22), haverá outras atividades: no Espaço Cultural da Ufal, das 18h às 21h, acontece uma oficina com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, marcando o início da Jornada Pedagógica da ETA.

Pelo canal da Cied no Youtube, o professor Bruno Severo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será o palestrante sobre Felicidade e autocuidado: O que a Educação tem a ver com isso?. Neste caso, é preciso que alunos e alunas dos cursos a distância façam inscrição prévia pelo Instagram @cied_ufal, no link do destaque “Aluno”.

Momento no Ceca

No Ceca, em Rio Largo, o momento de encontro entre novatos e veteranos acontece na terça-feira (23),das 9h às 12h. A atração artística da aula inaugural será a Seção de Cordas da Orquestra Sinfônica da Ufal, com regência de Nilton Souza.

A aula inaugural será proferida pela professora Maria Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem (Eenf), com o tema Viver na Universidade: saúde mental, corpo e autocuidado. No Ceca também vão acontecer ações de promoção à saúde: vacinação, aferição de glicose e pressão, entrega de folders  abordando a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), testes rápidos e roda de conversa.

Campus Arapiraca

No Campus Arapiraca, a aula inaugural com recepção aos novos alunos e alunas e aos veteranos acontecerá na quarta-feira (24), das 9h ao meio-dia. A atração artística ficará por conta da Seção de Cordas da Orquestra Sinfônica da Ufal, com regência de Nilton Souza.

O palestrante convidado será o professor Bruno Giudicelli, do próprio Campus, que vai abordar o tema Corporeidade, letramento corporal e saúde. Além das boas-vindas, também haverá ações de saúde, aferição de glicose e pressão e entrega de folders abordando a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Campus do Sertão

Para fechar o calendário de aula inaugural da Ufal, o Campus do Sertão vai dar as boas-vindas a seus alunos e alunas, oficialmente, na quinta-feira (25), das 9h ao meio-dia. O tema abordado será Autocuidado: corpo e mente, com os palestrantes convidados Anderson Brandão Leite, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AL), e a psicóloga Carla Cavalcante. O tema abordado

No dia 26 de abril, em Maceió, acontece a Calourada, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), a partir das 16h, no Campus A.C. Simões.

Outras ações

Durante toda a semana, vão acontecer diversas ações de boas-vindas, coordenadas por unidades acadêmicas e coordenações de curso, centros acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outros. O Centro de Tecnologia (Ctec), por exemplo, vai promover entre outras ações, curso de nivelamento para os novos alunos e alunas das quatro engenharias: Civil, Ambiental e Sanitária, de Petróleo e Química.

No dia 29, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) promove momento de recepção, às 19h, com apresentações das coordenações de graduação, oportunidades nas áreas de pesquisa, pós-graduação e extensão. Mas durante a próxima semana os centros acadêmicos e as empresas juniores vão promover várias atividades de acolhimento.