Fóruns Temáticos do PDI já têm data para acontecer

Comunidade universitária é convidada a participar; inscrições já estão abertas
Por Izadora Garcia - relações públicas
21/03/2019 16h02 - Atualizado em 21/03/2019 às 18h19

A etapa dos Fóruns Temáticos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal (PDI) terá início em abril. Na tarde de ontem (20), o edital de chamada pública para participação da comunidade universitária foi publicada pelo gabinete reitoral. Na ocasião, também foram publicados os documentos relacionados às dimensões estruturantes do PDI: ensino, pesquisa e extensão. Esses documentos foram elaborados pela comissão central, a partir dos resultados da consulta pública online, que aconteceu em agosto do ano passado, da qual participaram cerca de 2.300 pessoas.

Além dos objetivos estratégicos validados pela comunidade universitária, também estão disponíveis nos documentos a metodologia do PDI, a estrutura das subcomissões, dados gerais da Ufal e a apresentação de atividades estratégicas para atingir os macro-objetivos da Universidade. A intenção é que os participantes, dotados dessas informações, tenham subsídios para as discussões dos fóruns.

As atividades vão ser iniciadas no dia 3 de abril, com os Fóruns de Ensino e de Extensão e vão até o dia 10, com o Fórum Descentralizado do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Durante os eventos, estratégias para o alcance dos macro-objetivos serão discutidas pelos públicos de interesse: estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Para participar é necessário fazer as inscrições, que também garantirão aos participantes certificados. Cada temática será debatida em um dia específico.

PDI Democrático

A construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional a partir de uma metodologia mais democrática e participativa é uma novidade na Universidade Federal de Alagoas. Segundo a reitora, Valéria Correia, tanto a consulta pública realizada na primeira etapa do Plano, quanto os fóruns descentralizados são maneiras de assegurar que o plano represente o que a comunidade deseja. “É uma expressão do compromisso de uma Gestão democrática”, finalizou.

Os fóruns serão realizados nas seguintes datas, locais e horários:

Fórum de Ensino: Dia 3 de abril, no Campus A.C. Simões, no Auditório da Reitoria, das 9h às 13.

Fórum de Extensão: Dia 3 de abril, Campus A.C. Simões, no Auditório da Reitoria, das 13h às 18h.

Fórum de Diretores: Dia 4 de abril, Campus A.C. Simões, no Auditório da Reitoria das 9h às 12hm com retorno das atividades das 14h às 17h.

Fórum de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação: Dia 5 de abril, Campus A.C. Simões, no Auditório da Reitoria das 9h às 13h.

Fórum Campus Arapiraca: Dia 9 de abril, Campus Arapiraca Sede, no Mini-Auditório, das 9h às 13, com retorno das 14h às 17h.

Fórum Campus do Sertão: Dia 10 de abril, Campus do Sertão, no Auditório Graciliano Ramos, das 9h às 13, com retorno das 14h às 17h.

Clique aqui para acessar o edital, calendário e documentos de orientação para os fóruns.

Clique aqui para realizar a inscrição