Instituto de Ciências Sociais publica segunda edição da Revista Mundaú

O periódico é editado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Cultural

30/08/2017 13h23 - Atualizado em 31/08/2017 às 14h23
Capa da Revista Mundaú

Capa da Revista Mundaú

Diana Monteiro – jornalista

Desafios e dilemas da ética em pesquisa nas Ciências Humanas é o foco  Revista Mundaú, de circulação semestral e publicada pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Cultural, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade Federal de Alagoas. O periódico eletrônico, que recebe artigos em fluxo contínuo e na forma de dossiês temáticos, tem por objetivo contribuir com o debate antropológico, o avanço da pesquisa e a divulgação de artigos dos especialistas da área, trazendo temas e questões do debate contemporânea da citada disciplina. 

Segundo os organizadores do número em circulação Cinthya Sarti, Everton e Nadia Meinerz, o periódico Mundaú está aberto à colaboração de pesquisadores de universidades e de instituições de pesquisa nacionais e internacionais na área da antropologia, na forma de artigos, em português, espanhol, inglês e francês.

A editoria da Revista é composta pelas pesquisadoras: Débora Allebrant; Fernanda Rechenberg  e Rachel Rocha, contando também com participação da estagiária Hellen Monique Caetano, do curso de Ciências Sociais. Para o próximo número, os artigos, encarte visual, resenhas e debates devem ser enviados até o dia 31 de dezembro e tem como dossiê Etnologia indígena: diálogos e interfaces do conhecimento a ser organizado pelos professores Evaldo da Silva Mendes e Guillermo Wilde.

Sobre o nome escolhido para o periódico as editoras explicam: “Mundaú é uma palavra tupi, que significa 'o rio das chuvas ou das cascatas', sendo então imagem de receptáculo e de abundância. O nome está identificado com Alagoas, é de uma das mais importantes lagoas que compõem o Complexo Lagunar Munda´-Manguaba, na Capital Maceió, e em torno do qual muitas cidades surgiram e muitas práticas culturais se consolidaram e se atualizam".

Clique aqui para conhecer a Revista Mundaú