Semana de Arte e Cultura da Famed tem início nesta segunda-feira (31)

Mesa de abertura debateu a arte como instrumento de trabalho e transformação

31/07/2017 16h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Psicóloga e arteterapêuta Patrícia Rose Teixeira realizou palestra de abertura

Psicóloga e arteterapêuta Patrícia Rose Teixeira realizou palestra de abertura

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Teve início nesta segunda-feira (31) a 6ª Semana de Arte e Cultura da Faculdade de Medicina (Famed). O evento é aberto, gratuito e tem como tema o pluralismo e diversidade cultural na formação em saúde. A mesa de abertura debateu a arte e arteterapia para todos, disciplina que tem fundamento na visão artística, médica, psicológica e terapêutica.

“Na arteterapia, o cliente ou paciente é concebido como um agente da sua própria história de transformação. Damos essa autonomia para ele se sentir mais seguro”, afirmou a psicóloga e arteterapêuta Patrícia Rose Teixeira.

Os participantes puderam compreender mais sobre a arte como um instrumento de trabalho nos diversos campos da saúde. “O universo dominante é o da sensorialidade e da materialidade. Trabalhamos com aspectos de textura, cores, linhas, consciência corporal, dando a possibilidade de reconhecimento e crescimento do cliente. Ao sentir, ele se expressa, dá vida e formato concreto para aquilo que estava apenas no seu inconsciente”, completou a psicóloga.

Durante a tarde, às 14h, no Auditório II (sala 32) da Famed, foi realizada uma oficina de arteterapia, ministrada pelo professor Paulo Campello, da Universidade de Pernambuco (UPE). A Semana conta ainda com apresentações culturais e exposições. Confira a programação completa aqui