Revista de turismo ganha mais uma edição e recebe artigos de pesquisadores

Submissão na Ritur é em fluxo contínuo; Revista passa a ser quadrimestral

20/02/2017 12h06 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ritur é a única revista da Ufal com Qualis B1 na Capes

Ascom Ufal

A Revista Iberoamericana de Turismo (Ritur), única da Ufal com conceito B1 de classificação Qualis da Capes, terá uma edição a mais por ano, tornando-se quadrimestral. Os artigos são recebidos para avaliação em fluxo contínuo por meio de cadastro no site do periódico.

O último número, de dezembro de 2016 foi publicado com nove artigos, um ensaio, uma resenha bibliográfica e um texto na seção ‘Ponto de Vista’ sobre os legados da Copa do Mundo de Futebol para o desenvolvimento do turismo sustentável. O editorial é assinado pela professora da Ufal Silvana Pirillo Ramos e o professor espanhol Lluís Mundet i Cerdan, co-editor científico.

Confira aqui a edição v.2 n. 2 (2016).

A Ritur nasceu em 2011 e é a única revista internacional com participação da Universidade Federal de Alagoas. Também fazem parte do comitê editorial os professores Alan Curcino Pedreira da Silva (Ufal) e Luciana Ferreira da Costa (UFPB).

O periódico é uma iniciativa do Observatório Transdisciplinar de Pesquisas em Turismo  da Ufal e da Facultat de Turisme de la Universitat de Girona (Espanha), criada por meio do convênio de cooperação internacional de pesquisa e desenvolvimento em Turismo entre estas instituições, com o apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.

A Ritur passou a contar com a colaboração da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora (Portugal) a partir da publicação do seu primeiro número especial.

De acordo com o comitê editorial, a revista tem por objetivo “divulgar trabalhos que representam contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em turismo, hospitalidade, museologia e patrimônio, História, Geografia, lazer e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local de origem, priorizando diálogos abertos e abordagens interdisciplinares a transdisciplinares”.

Com indexação internacional, a RITUR disponibiliza seu conteúdo de modo gratuito, sem cobrança para publicação de trabalhos originais.