Gestão da Ufal se reúne com representantes do município de Viçosa

Encontro serviu para tratar de detalhes sobre a desvinculação do curso de Medicina Veterinária do Campus Arapiraca

07/12/2017 18h22 - Atualizado em 07/12/2017 às 18h38
Representantes da gestão da Ufal se reuniram com o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa. Foto: Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira - estudante de Relações Públicas

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, recebeu o prefeito da cidade de Viçosa, Davi Brandão, na última quarta-feira (6), para tratar da decisão tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), na qual foi aprovada a desvinculação da Unidade Educacional de Viçosa do Campus Arapiraca, e sua vinculação ao Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

Na ocasião, foram debatidos diversos pontos relativos a Unidade de Ensino. Estiveram também presentes o vice-reitor, José Vieira, a representante da Pró-reitoria de Graduação, Suzana Barrios, o pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, o superintendente de infraestrutura Dilson Batista e o presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Reinaldinho.

A reitora explicou que a decisão vem para potencializar o espaço existente: “Essa reunião vem no sentido de tranquilizar a comunidade. O curso não está saindo de Viçosa, o que teremos na verdade é a desvinculação de um campus para o outro. Queremos potencializar tanto a Fazenda São Luiz quanto o Hospital Veterinário, agregando outros cursos da área”, afirmou.

Para a coordenadora da unidade, Chiara Rodrigues, o objetivo é melhorar o ensino: “Esse é um tema antigo. A discussão foi levantada pela primeira vez no final de 2010, começo de 2011. Na época, não avançamos. Agora é a primeira vez que conseguimos avançar nesse debate, levando a discussão até o Conselho Universitário. Reiniciamos as discussões em julho deste ano. Como o Ceca possui cursos afins, conseguiremos compartilhar estrutura, docentes e conhecimento, otimizando o ensino”, explicou.

Diálogo é a chave para o crescimento

Na reunião ainda foram abordados outros pontos, como energia e água de qualidade para manter a unidade em funcionamento; além da melhoria da estrada que dá acesso à Fazendo São Luiz, e do transporte, que por meio de parceria com o poder público estadual e municipal, dará um suporte para o deslocamento de estudantes e de servidores do unidade.

A reitora Valéria Correia explicou as estratégias discutidas: “No momento atual, tem sido difícil manter uma unidade com aquele porte de maneira isolada. Uma das saídas, além dessa vinculação ao A.C.Simões, por meio do Ceca, seria somar esforços políticos para que tivéssemos novos cursos. A Universidade se comprometeu a realizar um estudo sobre quais outros cursos poderiam ir para Viçosa, considerando a necessidade da região. Não será algo rápido, mas precisamos começar a projetar para que possamos batalhar sobre isso”, ponderou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Reinaldinho, explicou que os gestores da cidade possuem um compromisso com a Ufal: “O poder Legislativo de Viçosa está de comum acordo com o Executivo. Dessa maneira, o que tivermos que fazer para melhorar a Unidade Educacional, dando um aporte para que o município possa crescer, nós estaremos prontos para ajudar”, disse.

Para o prefeito de Viçosa, Davi Brandão, o momento é de unir forças: “Estamos aqui para reafirmar a importância da Ufal em Viçosa. Enquanto gestor do município, dar total apoio a Universidade no que tange às nossas obrigações. Estamos dispostos a lutar pelo engrandecimento do curso de Veterinária em Viçosa, não só pela importância dele na cidade, mas em toda a região”, disse. Brandão também destacou a importância da universidade na cidade: “Economicamente e culturalmente falando, a presença da Ufal na cidade é de extrema importância para o nosso crescimento. Sendo assim, estamos dispostos a dialogar e contribuir em tudo o que for possível.”, concluiu.