Gestão negocia recursos para infraestrutura da Ufal e 70ª Reunião Anual da SBPC

Também foi solicitada a liberação das vagas para contratação de docentes e técnicos

07/11/2017 10h48 - Atualizado em 07/11/2017 às 12h16
Reitora Valéria Correia apresenta projetos ao secretário Paulo Barone

Lenilda Luna - jornalista

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, o vice-reitor, José Vieira, e integrantes da equipe de Gestão, estiveram em Brasília, na semana passada, cumprindo agenda para negociação de recursos. A coordenadora de programação orçamentária da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Luísa Oliveira, acompanhou a equipe que realizou reuniões de planejamento para a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será sediada na Ufal, em 2018.

Em reunião com Paulo Barone, secretário nacional de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), a pauta foi, além da SBPC, a liberação de recursos para a conclusão das obras da Ufal, que devem ser garantidas no Projeto de Lei Orçamentaria Anual ( PLOA 2018). "Temos, entre as prioridades, a reforma do Museu Théo Brandão, a construção do Campus Penedo, a conclusão das obras do prédio de Libras e os laboratórios para os cursos de Energias Renováveis", destacou a reitora.

Valéria debateu com o coordenador-geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, Webster Spiguel Cassiano, a liberação de 20 vagas para docentes e cinco para técnicos-administrativos, que estão entre as que foram pactuadas com a Ufal e liberadas na Portaria Interministerial nº 316, de 9/10/2017. "Essas vagas devem ser autorizadas no próximo ano para concurso público e são fundamentais para a ampliação de cursos aprovados pelo Conselho Universitário", informou a reitora.

Em reunião com Barone, a reitora, acompanhada pelo presidente da SBPC,  Ildeu de Castro Moreira, e pelo coordenador executivo da 70ª reunião, professor José Vieira, apresentou o projeto de realização das quatro reuniões paralelas que serão realizadas pela Ufal durante a 70ª SBPC, e eventos paralelos como SBPC Jovem, SBPC afro-indígena, SBPC Educação e SBPC Cultural. "Entregamos o projeto com bastante antecedência porque queremos realizar um evento de qualidade, que condiz com a capacidade da nossa Universidade e garanta retornos positivos para o estado de Alagoas", ressaltou Valéria Correia.