Intercom reúne comunicólogos de todo o país em Recife

19/09/2011 09h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Palestra da jornalista da Rede Globo Zileide Silva

Entre os dias 2 e 6 de setembro, o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de Comunicação Social de todo o país para discutir as novas nuances da comunicação. Realizado na cidade de Recife, pela Universidade Católica de Pernambuco, o evento teve como tema central “Quem tem medo da pesquisa empírica?”, um questionamento acerca do diálogo entre a prática e a teoria, a integração dos conhecimentos profissionais e acadêmicos em prol do avanço das ciências da comunicação.

A abertura do evento, feita pelo presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Antonio Hohlfeldt, aconteceu durante o III Colóquio Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação, evento que, pela primeira vez, realizou-se paralelamente ao Intercom. Além do colóquio, o evento integrou-se ao Prêmio de Relações Públicas, ao I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudantes de Educomunicação, e a outras atividades simultâneas. O congresso, que está em sua 34ª edição, promoveu o lançamento de livros, realizou oficinas, grupos de discussão, ciclos de estudos e os tradicionais Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Expocom, os quais contam com a publicação de trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e profissionais.

O congresso que, este ano, recebeu mais de cinco mil pessoas de todo o país, contou com presenças importantes no atual cenário de comunicação, entre eles: Margarida Krohling Kunsch, membro do conselho executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp); Adolfo Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom); Zileide Silva, jornalista da Rede Globo;  entre outros pesquisadores e professores.

Após cinco dias de evento, a edição 2011 do Congresso Brasileiro de Comunicação encerrou-se com uma homenagem ao pesquisador olindense Luiz Beltrão, que há 50 anos criou o curso de Jornalismo da Universidade católica de Pernambuco. O último dia também foi marcado o pela homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré, militar e historiador, que se destacou com o clássico “História da Imprensa no Brasil”.

Participação da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas esteve representada no evento pelos estudantes, professores e pesquisadores do curso de comunicação social. Entre os professores, Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque, José Guibson Delgado Dantas, Fernanda Capibaribe Leite, Jeder Silveira Janotti Júnior e Magnolia Rejane Andrade dos Santos, destacaram-se pelas publicações de artigos e apresentações em seus respectivos Grupos de Pesquisa do Intercom.

Todavia, a apresentação de artigos científicos não ficou restrita ao corpo docente da universidade, uma vez que os estudantes de comunicação social da Ufal publicaram seus trabalhos e representaram a Ufal no Intercom Júnior, sessão de apresentação de trabalhos de iniciação científica.