Arapiraca recebe oficina de empreendedorismo

Consutor Luiz Antonio Biagio ministra treinamento gratuito

15/09/2011 12h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

A Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE) realiza no Campus da Ufal em Arapiraca, nos dias 19 e 20 de setembro, um treinamento voltado professores universitários, docentes do ensino médio, gestores públicos e interessados no tema do empreendedorismo. A “Oficina do Empreendedorismo” será ministrada pelo professor Luiz Arnaldo Biagio, doutor em Engenharia de Fabricação pela Universidade de São Paulo (USP).

Luiz Arnaldo Biagio é um dos mais renomados consultores brasileiros em empreendedorismo e negócios inovadores por meio da cultura da incubação de empresas. Diretor da Intellecto Consultoria e Treinamento Ltda, Biagio foi gerente do Programa de Investigação Tecnológica (PIT) da Agencia USP de Inovação e gerente da Incubadora de empresas de Itu vinculada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Biagio é autor do livro “Incubadores e Empreendimentos Orientados para o Desenvolvimento Local e Setorial” e co-autor de “Plano de Negócios: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas”.

O treinamento terá carga horária de 16 horas e serão disponibilizadas 40 vagas, sendo admitidos apenas os interessados que tenham disponibilidade para realizar o treinamento completo. O curso será realizado das 9 às 18 horas e abordará tópicos como fatores de fracasso e sucesso de empreendedores, análise de mercado, desenvolvimento de produtos, estratégias de posicionamento, entre outros itens estratégicos para o desenvolvimento de uma empresa inovadora e com alto potencial de crescimento.

O treinamento é gratuito e tem apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sendo organizado em Alagoas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas e pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Campus Arapiraca da Ufal, com coordenação do prof. Sandro Medeiros.

Interessados devem fazer sua pré inscrição no formulário disponível no site

Rede Alagoana de Incubadores

A Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE) é um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Como meta geral, o objetivo da RAIE é fomentar e induzir ações no campo do empreendedorismo e da incubação de empresas, passaportes para o desenvolvimento por meio de Ciência e Tecnologia (C&T), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação.

Com principal executor da RAIE está a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Também são executores da Rede o Centro Universitário Cesmac  (Cesmac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (AL Senai) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As ações da RAIE estão descritas no site e podem ser seguidas no twitter @inovaralagoas.