“Cidades do interior possuem grande potencial de empreendedorismo”, defende Luiz Arnaldo Biagio

Segundo consultor, que ministra Oficina no Campus da Ufal em Arapiraca, é preciso fomentar cultura de novos negócios

19/09/2011 13h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Luiz Arnaldo Biagio. Foto: Ascom RAIE

O consultor Luiz Arnaldo Biagio afirmou nesta segunda-feira (19) que “é necessário se fomentar cada vez a cultura da inovação e do empreendedorismo, em especial nas cidades de menor porte e do interior. E em Alagoas vamos levar informações e compartilhar experiências com os empreendedores locais de Arapiraca e do agreste”.

Biagio ministra nesta segunda e terça (20) uma Oficina de Empreendedorismo em Arapiraca, atividade integrante do conjunto de ações da Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE). Antes do evento o consultor concedeu entrevista em Maceió sobre a importância da iniciativa de capacitação.

“Pesquisas indicam que o Brasil é o quinto país entre os mais empreendedores do mundo. Acredito que nosso potencial de empreendedorismo é ainda maior que este número. Mas nosso empreendedorismo ainda é de necessidade, ocorrendo quando a pessoa empreende porque precisa de alternativa para se auto empregar e garantir renda, muitas vezes sem planejamento” afirmou o Biagio, defendendo mais apoio ao empreendedorismo de oportunidade.

“O empreendedorismo de oportunidade ocorre quando o empreendedor vislumbra uma nova oportunidade de negócio e coloca este negócio em ação, com planejamento e programação” disse o consultor. “Precisamos fazer esta mensagem chegar de forma mais clara em todo o país e acredito que no interior esta necessidade é ainda maior diante do grande potencial empreendedor que estas cidades possuem”, ressaltou.

A Oficina ocorre no Campus da Ufal em Arapiraca e é voltada a professores universitários, docentes do ensino médio, gestores públicos e interessados no tema do empreendedorismo. O treinamento aborda tópicos como fatores de fracasso e sucesso de empreendedores, análise de mercado, desenvolvimento de produtos, estratégias de posicionamento, entre outros itens estratégicos para o desenvolvimento de uma empresa inovadora e com alto potencial de crescimento.

A capacitação é gratuita e tem apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sendo organizado em Alagoas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas e pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Campus Arapiraca da Ufal, com coordenação do Prof. Sandro Medeiros, do pólo da Ufal de Penedo.

A Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE) é um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Com principal executor da RAIE está a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Também são executores da Rede o Centro Universitário Cesmac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (AL Senai) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As ações da RAIE são divulgadas no site e pelo twitter @inovaralagoas.

Luiz Arnaldo Biagio

Doutor em Engenharia de Fabricação pela Universidade de São Paulo (USP), Luiz Arnaldo Biagio é um dos mais renomados consultores brasileiros em empreendedorismo e negócios inovadores por meio da cultura da incubação de empresas.

Diretor da Intellecto Consultoria e Treinamento Ltda, Biagio foi gerente do Programa de Investigação Tecnológica (PIT) da Agencia USP de Inovação e gerente da Incubadora de empresas de Itu vinculada à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Biagio é autor do livro “Incubadores e Empreendimentos Orientados para o Desenvolvimento Local e Setorial” e co-autor de “Plano de Negócios: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas”.