Museu Théo Brandão divulga programação do mês do Folclore


16/08/2011 13h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

No período de 23 a 26 de agosto, mês do folclore, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) promove a Semana das Culturas Populares com circuito lúdico, exposição de Vicente Ferreira, Munguzá Cultural (mesarredonda), projeto Engenho de Folguedos, entre outras atividades. Durante toda a Semana, as visitas escolares que forem agendadas no MTB terão ao final do circuito museográfico, a oportunidade de vivenciar as danças populares como coco, frevo, guerreiro, etc.

Os visitantes podem conhecer, além do acervo (permanente) do MTB, a Exposição Cores e Misturas do artista plástico Vicente Ferreira de Lima, composta de 37 telas que abordam a vida do artista no campo e na cidade e algumas manifestações tradicionais alagoanas, como os folguedos populares. Aberta ao público até o dia 27 de agosto.

No dia 24, às 18h30, acontecerá o Munguzá Cultural com a mesarredonda “A Cultura Popular do Samba na Contemporaneidade” no auditório do MTB, com as participações de Fernando Rodrigues (ICS/Ufal): ‘Reflexões sobre síntese simbólica entre os sentidos econômicos e eróticos no pagode baiano’; Levy Brandão (PPGS/Ufal): ‘A dinâmica do Samba em Maceió no final do Século XX e inicio do XXI’; Bruno Cavalcanti (ICS/LACC/Ufal): ‘Do samba de matriz ao samba de raiz: o apelo comunitário do samba e a cultura popular afro-brasileira e regional’. A mesa será coordenada por Wagner Chaves, diretor do MTB. Na ocasião será servido munguzá aos participantes.

A programação segue no dia 25, às 19h, com a reedição do projeto Engenho de Folguedos, trazendo as apresentações do Samba de Matuto da Massagueira, Fandango do Pontal e a participação do grupo Malacada. A noite terá também Feira de Arte e Literatura com Livros da Edufal, cordéis, loja de produtos do MTB e barracas gastronômicas.

O projeto Engenho de Folguedos é uma parceria do Museu Théo Brandão, Associação de Folguedos Populares (Asfopal) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e acontecerá regularmente, no MTB, na última quinta-feira de cada mês. A entrada é franca. Mais informações: (82) 3221-2651 /3221-2977.