Exposição fotográfica visa incluir cemitério de Penedo em roteiro turístico da cidade


17/08/2011 17h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Fotografias do cemitério de Penedo são temas de exposição na Biblioteca

Fotografias do cemitério de Penedo são temas de exposição na Biblioteca

A Biblioteca Central, no Campus Maceió, recebe até o dia 2 de setembro uma exposição fotográfica tematizada no cemitério da cidade de Penedo. O tema da exposição “Preservação e Memória: Cultura e Arte no Cemitério São Gonçalo do Amarante, Penedo-AL”,  é parte de um projeto anterior intitulado “Memórias de Famílias tradicionais de Penedo-AL“, de Alberto Ferreira.

A exposição fotográfica tem por objetivo levantar dados sobre os personagens ilustres da cidade. Além de sugerir a inclusão do cemitério São Gonçalo do Amarante no roteiro turístico da cidade de Penedo. O intuito da exposição não está apenas em fazer as pessoas conhecerem a realidade do cemitério, e sim promover uma educação patrimonial, através de um processo de valorização do mesmo.

A ideia é que a partir das fotografias e de pesquisas complementares, espera-se montar estratégias possíveis para motivar, sensibilizar e apoiar ações patrimoniais e turísticas envolvendo a população penedense.  E ampliar a reflexão sobre este espaço de memória e patrimônio.

O cemitério enquanto patrimônio apresenta possibilidades para repensar sua função, não só como um depósito de corpos, mas como um espaço privilegiado de memória. Fazendo parte da paisagem cultural de uma sociedade, destacando o seu valor como patrimônio da cidade.

É preciso destacar a importância do patrimônio e da educação patrimonial na sociedade, pois é através desta educação que se amplia o conhecimento crítico construído a partir de experiência da descoberta dos bens culturais. A educação patrimonial surge como um importante instrumento de alfabetização cultural.