Campus do Sertão implanta projeto para estimular o aprendizado de Matemática

Com o objetivo de construir uma ferramenta gráfica que facilite o processo de ensino da Matemática, alunos do Curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão aliaram-se ao Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do Campus Maceió para trabalhar visando melhorar o aprendizado da disciplina entre os estudantes do ensino médio das escolas públicas de Delmiro Gouveia.

12/08/2011 15h53 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Professor Arnaldo (centro) e alunos participantes do projeto

Diana Monteiro – jornalista

Denominado “Uma Ferramenta Gráfica - Interativa de Auxílio ao Ensino de Matemática nas Escolas Públicas da Cidade de Delmiro Gouveia/AL”, o projeto, que é coordenado pelo professor Arnaldo dos Santos Junior e dotado de três etapas que devem ser finalizadas em setembro.

“O público - alvo do projeto são jovens de 14 a 20 anos de idade que se mostraram motivados para o estudo da disciplina Matemática com o auxílio da ferramenta. Pretendemos também ampliá-lo para estudantes do ensino fundamental”, enfatiza o professor Arnaldo Santos, coordenador do Curso de Engenharia de Produção e membro do LCCV.

Para a construção da ferramenta adequada foram elaborados jogos e feitas diversas aplicações dinâmicas envolvendo a disciplina. Na segunda etapa, a equipe fez a divulgação da ferramenta nas escolas públicas de Delmiro Gouveia. A última, ainda em desenvolvimento, consiste de um treinamento dos professores para utilizarem a ferramenta junto aos alunos.

Segundo o professor, com a receptividade que o projeto teve junto ao público-alvo espera-se despertar o interesse dos estudantes pela Matemática, objetivando incentivá-los a ingressar no ensino superior, visando também contribuir para minimizar a evasão escolar existente.

Aprendizado e formação acadêmica

O resultado de um questionário aplicado nas escolas públicas de Delmiro Gouveia constatou que a maior dificuldade no ensino de Matemática está na falta de recursos que poderiam ser utilizados em salas de aula pelos professores, como vídeo-aulas, jogos para desenvolver o raciocínio lógico e aplicações dinâmicas para chamar a atenção dos alunos.

A Matemática, em geral, é a disciplina em que os estudantes do ensino fundamental e médio apresentam maior dificuldade em absorver os conteúdos. No sertão alagoano não é diferente. “A maior parte dos estudantes é de escolas públicas que muitas vezes não apresentam a estrutura adequada para o ensino. Diante dessas dificuldades, espera-se contribuir para a melhoria do ensino, mostrando a importância da implantação da Ufal no sertão alagoano”, destaca o professor Arnaldo Santos.

Sobre a contribuição do projeto para a formação acadêmica dos alunos do Curso de Engenharia de Produção, o professor Arnaldo Santos disse que além da iniciação à pesquisa e apresentação de trabalhos sobre a temática em eventos, os participantes do estudo tiveram a oportunidade de perceber de perto a realidade do ensino na região onde estudam.

“O projeto contribuiu sobremaneira para nos dar iniciativa e desenvoltura para se apresentar ao público, além de nos colocar frente a frente com o âmbito de pesquisas acadêmicas. Vale ressaltar também que o nosso envolvimento com alunos de ensino fundamental e médio nos proporcionou conhecer um pouco da realidade do ensino público em Delmiro Gouveia”, enfatiza o professor Arnaldo Santos.

Do projeto já resultaram trabalhos científicos apresentados no Congresso Acadêmico da Ufal em 2010; no Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia – Conecte de 2011 e na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(63º. SBPC) realizada em Goiânia.