Ana Dayse recebe homenagem durante colação de grau em Arapiraca

O empenho e a dedicação à luta pela interiorização da Universidade Federal de Alagoas, que resultaram em oportunidades de curso superior gratuito e de qualidade aos estudantes da Região Agreste de Alagoas, foram reconhecidos pelos primeiros trinta graduandos do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca, que durante a colação de grau no dia 11 de agosto fizeram uma homenagem especial à reitora Ana Dayse Dorea.

18/08/2011 15h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Diana Monteiro – jornalista

A reitora Ana Dayse recebeu uma placa da turma denominada “Melhor que seguir passos, é abrir caminhos”, com a seguinte homenagem: “É com grande satisfação que, neste dia, temos a honra de homenagear tão importante figura do cenário alagoano. Este ato faz-se necessário diante do reconhecimento da contribuição a nós ofertada para que o sonho da nossa formatura pudesse realizar-se. Agradecemos pelo que fizeste em nosso favor e assumimos nosso compromisso de honrar e firmar o nome dos enfermeiros formados pela Ufal de Arapiraca”.

De acordo com a professora Cíntia Bastos Ferreira, coordenadora do curso de Enfermagem, a homenagem à reitora Ana Dayse foi uma iniciativa da turma de graduandos por reconhecer que a partir da interiorização para o agreste, novos horizontes se abriram para uma demanda existente de alunos concluintes do ensino médio aptos a ingressar em um curso superior público e de qualidade.

O primeiro Campus da Ufal no interior colocou este mês de agosto no mercado de trabalho profissionais da área de Enfermagem capacitados e identificados com a realidade local. “Os novos enfermeiros estão preparados tanto para seguir carreira acadêmica quanto para enfrentar o mercado de trabalho, pois a metodologia do curso envolve as diferentes possibilidades de atuação do profissional”, reforça a professora Cíntia Bastos.

A aproximação que os primeiros concluintes têm com diferentes situações encontradas no próprio agreste alagoano, permite-lhes atuar construindo planos de trabalho e estratégias de ação a partir do diagnóstico da realidade de local, destaca a coordenadora do curso.

A professora Cíntia reforça que esboçado no perfil epidemiológico da região do agreste alagoano e considerando as entidades e serviços de saúde das mais variadas complexidades, os profissionais são formados com o intuito de dar respostas às demandas da população. “Este foi, provavelmente, o fator mais estimulante para que os formandos escolhessem a região como foco dos seus trabalhos de conclusão de curso. A maioria dos trabalhos aborda a atuação das diversas áreas de saúde nos diferentes municípios do Agreste alagoano", diz ela.

Contando com uma entrada por ano, o curso de Enfermagem do Campus Arapiraca possui atualmente 185 alunos e tem duração de dez semestres letivos (cinco anos), divididos entre disciplinas teórico-práticas e estágios supervisionados. A previsão para a próxima colação é agosto de 2012

A solenidade de colação de grau foi prestigiada por familiares dos formandos, comunidade acadêmica do Campus Arapiraca e fez também, além da reitora Ana Dayse, homenagem a autoridades locais, de referência para a região agreste.