Alunos do Sertão exploram a realidade local em atividades de campo

11/08/2011 15h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Alunos participaram do trabalho de campo à Pedra do Vento

William Correia – estudante de Jornalismo

Estudantes do Tronco Inicial dos cursos de licenciatura em Geografia e História do Campus Sertão, participam de atividades desenvolvidas com a intenção de aumentar o envolvimento do corpo discente com a realidade da região na qual ele está inserido.

Acompanhados pelo professor Kleber Costa da Silva, eles participaram de trilha ecológica até um local conhecido como Pedra do Vento, na cidade de Água Branca, e desenvolveram trabalhos de pesquisa representativos do cotidiano das cidades da região. Segundo o professor, o objetivo das atividades é refletir sobre temas trabalhados em sala de aula junto à área de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: da realidade local à realidade global.

Kleber e seus alunos, orientados pelo técnico da Associação Agroecológica e Cultural Trilheiros da Serra, José Silva, percorreram uma trilha de seis quilômetros até o local, o que, segundo o professor, possibilitou aos graduandos uma aproximação a situações que expressam a ação do homem no espaço natural do Sertão, além de facilitar o contato com a diversidade do relevo, do clima, da hidrografia, da vegetação e também da cultura e do povo local. Tudo isto com a intenção de estimular, principalmente, o debate e a reflexão sobre desenvolvimento sustentável.

“O percurso permitiu o contato com a diversidade cultural, desde a forma como o homem sertanejo trata a terra, comercializa os produtos, constrói as casas, cria os animais e se relaciona em geral com os habitantes locais e com o entorno, bem como com a diversidade físico-natural, especialmente no que tange às especificidades geomorfológicas (relevo), biogeográficas e microclimáticas locais”, explica Kleber, que destaca a necessidade de seus alunos conhecerem, já nos primeiros meses dos cursos, a realidade do ambiente onde estão inseridos.

“É importante ressaltar que a feitura de trabalhos de campo, tradicionais às chamadas ciências geográficas, oportunizam grande exercício pedagógico de amadurecimento e de conhecimento”, esclarece o professor. “Os alunos acabam aprimorando sua visão crítica sobre a relação sociedade versus natureza e alimentam o gosto pela participação nos debates sobre a sua própria atuação enquanto indivíduo, cidadão e futuro professor”, conclui.

Os trabalhos produzidos foram apresentados à comunidade acadêmica em forma de seminários. Com grande diversidade de temas, neles estiveram representadas características dos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha e Inhapi, além de Paulo Afonso, na Bahia.