Ufal promove curso de pós-graduação em Ciências Ambientais no Sertão

Começa nesta segunda-feira, 9, no Campus do Sertão, o primeiro módulo do curso de especialização Lato Sensu em Ciências Ambientais, coordenado pelo professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O módulo inicial “Metodologia Científica” será ministrado até dia 18 de maio, pela professora Kalliana Dantas Araújo, da Universidade Federal de Alagoas.

06/05/2011 16h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
José Gomes Chaves, do Igdema, está coordenando as atividades da especialização

Diana Monteiro – jornalista

O professor José Gomes informa que a pós-graduação em Ciências Ambientais foi aprovada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)  em novembro de 2010. O curso conta com a participação de alunos de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. “O objetivo é estudar as ações que vêm sendo desenvolvidas no semiárido alagoano, bem como implementar pesquisa experimental com florestas energéticas para recuperação de áreas degradas, o Canal do Sertão, dentre outros”, diz o coordenador.

Ele complementa destacando que as aulas transcorrerão de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Em maio, de 19 a 28, será também ministrada a disciplina “Água, solo, cultura e mercado- Aspectos social e econômico”, com a professora da Ufal Nivaneide Alves de Melo.

Constam também do curso as seguintes disciplinas: “Climatologia do Semi-árido”; “Produção Agropecuária no Semiárido”; “Produção Agropecuária no Semiárido”; “Ecossistemas do Semiárido”; “Programa de Desenvolvimento Social e Econômico da Região”; “Bioma Caatinga: Diagnóstico do aspecto Sócio-Econômico”; “Potencialidades de Culturas Agro-Energéticas no semiárido - Alternativas para recuperação de áreas degradadas e cadeia produtiva”; “Gestão e manejo da água de rio e seus efeitos sócio e ambiental para a região: Canal do Sertão”; e “Gestão Florestal do Nordeste: Diagnóstico”.

O curso Lato Sensu em Ciências Ambientais transcorrerá até agosto deste ano e os participantes têm até o dia 31 de janeiro de 2012 para conclusão e apresentação da monografia. Mais informações no Igdema, com o professor José Gomes, através do telefone 3214-1446 (coordenação do curso) ou via e-mail jgomeschaves@hotmail.com.