05

Mobilização Social é o caminho para enfrentar a violência

Refletindo o estarrecimento da sociedade diante da escalada de violência que hoje atinge praticamente todas as cidades brasileiras, o professor Michel Misse, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, provocou vários questionamentos durante a palestra realizada na última quinta-feira, 28, durante o 9º ato do Programa Ufal em Defesa da Vida.

Cursos de informática são oferecidos para servidores durante todo o ano

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho está com inscrições abertas para cursos modulares de informática em diversas áreas, devido à grande demanda por cursos na área de tecnologia. A coordenação de capacitação organizou uma programação no qual o servidor poderá escolher módulos que possam atender as necessidades do setor. Veja também o curso de capacitação oferecido pela Propep.

Escolas do Agreste participam da Olimpíada Alagoana de Química

O interior de Alagoas viveu recentemente, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Alagoana de Química, promovida pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. A seleção local tem a coordenação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió, contou com a participação de cerca de 400 alunos de escolas públicas e privadas do município de Arapiraca e cidades vizinhas, e foi realizada em parceria com o Campus Arapiraca, através do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Química.

Curso de Administração implanta projeto voltado à saúde e geração de renda

Em pleno desenvolvimento nas comunidades Village Campestre I e Acauã, localizadas no entorno do Campus Maceió, o projeto “Saúde e Geração de Renda”, coordenado pelo professor Carlos Everaldo da Silva Costa, do curso de Administração, conta com a participação de 35 alunos. Com o objetivo de unir trabalhos alternativos que busquem o benefício da saúde para pessoas que sofrem de depressão ou de outras enfermidades, estagiários do Programa de Saúde da Família (PSF), dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Odontologia, também integram a equipe.

Ufal esclarece processo seletivo do Enem

As vagas de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas serão preenchidas, a partir deste ano, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mas a forma como o processo seletivo será realizado tem gerado dúvidas em pais, alunos e instituições de ensino. Para esclarecê-las, o presidente do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Ufal, José Carlos de Almeida, tem visitado algumas escolas.

Ufal promove curso de pós-graduação em Ciências Ambientais no Sertão

Começa nesta segunda-feira, 9, no Campus do Sertão, o primeiro módulo do curso de especialização Lato Sensu em Ciências Ambientais, coordenado pelo professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O módulo inicial “Metodologia Científica” será ministrado até dia 18 de maio, pela professora Kalliana Dantas Araújo, da Universidade Federal de Alagoas.

Ridesa debate em Maceió o patenteamento de pesquisas

Nesta sexta-feira, 13, representantes de 10 universidades federais se reúnem para articular estratégias no desenvolvimento e patenteamento das pesquisas na indústria sucroalcooleira, com a presença de reitores, coordenadores do Núcleo de Inovação Tecnológica das universidades e programadores de melhoramento genético envolvidos no programa da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).