Projeto de extensão capacita jovens em informática básica

30/05/2011 10h41 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Professores Ig Ibert (Instituto de Computação) e Ibsen Bittencourt (Campus Arapiraca), coordenadores do projeto

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

A segunda etapa do projeto Núcleo de Inclusão Digital foi iniciada na quinta-feira, 26 de maio,numa realização do Grupo de Otimização na Web (Grow), que objetiva trabalhar no campo da Web Semântica. Sob a coordenação do professor Ig Ibert Bittencourt, do Instituto de Computação (IC) e subcoordenação do professor Ibsen Matheus Bittencourt (Campus Arapiraca), o projeto foca o sertão alagoano, capacitando os polos de Santana do Ipanema, Olho D'Água das Flores, Delmiro Gouveia e Arapiraca.

O grupo atualmente conta com a participação de vários alunos de graduação e pós-graduação, além de professores. O projeto foi dividido em duas etapas: primeiramente houve a capacitação de alunos para que, na segunda etapa, esses possam disseminar seus conhecimentos para a sociedade.

Aprovado e financiado pelo CNPq, o projeto é destinado a jovens e adultos de baixa renda e que nunca tenham feito um curso de informática. A capacitação envolve Linux Educacional, Web, Plataformas Virtuais de Aprendizagem, além de Office.

Os polos do sertão alagoano também serão beneficiados com a capacitação de Educação Empreendedora, que visa informar a população sobre o empreendedorismo, para estimulá-los a desenvolver a região. A estimativa do público a se formar para essa capacitação é de mil pessoas, entre estudantes e empresários.