Pesquisa aborda os acidentes de motos e o consumo de álcool em Arapiraca

O crescente número de acidentes de trânsito como consequência do consumo de álcool por parte dos condutores instigou à criação de uma pesquisa no curso de Enfermagem do Campus Arapiraca. O Trabalho de Conclusão de Curso de Litieska Barros da Silva Santos é orientado pela professora Verônica de Medeiros Alves e tem a colaboração da professora Sônia Mércia da Silva.

27/05/2011 11h02 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Números de acidentes envolvendo motos em Arapiraca foram a base para a pesquisa

William Correia – estudante de Jornalismo

Com o título “Frequência de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas na cidade de Arapiraca devido ao consumo de bebidas alcoólicas”, o TCC de Litieska está em sua fase final e foi baseado em dados coletados nas fichas de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desta ficha foram elaborados formulários para a coleta dos dados necessários para o trabalho.

“A escolha desse tema deu-se a partir da ampla divulgação nos meios de comunicação dos acidentes envolvendo motocicletas, que ocorriam diariamente no município”, esclarece a orientadora do trabalho. Ela acrescenta que Litieska também se baseou em sua própria permanência em serviços de emergência, onde participou de estágios e acompanhou a entrada de muitos casos de acidentes relacionados ao uso de bebidas alcoólicas.

A coleta de dados foi feita entre agosto do ano passado e janeiro deste ano. Eles foram organizados e armazenados na versão 2008 do Epi Info, um conjunto de programas para edição de textos, manejo de dados e análise epidemiológica. Após esse armazenamento, os dados foram utilizados na construção de tabelas, gráficos e na estruturação do trabalho cientifico. Os resultados do trabalho de Litieska podem ser acompanhados no Seminário de Pesquisas a ser realizado em julho próximo.

Segundo a professora Verônica, a população terá acesso à pesquisa após a conclusão do trabalho e poderá servir como agente de conscientização em relação à segurança na condução de diferentes tipos de veículos, pois além da confirmação de que os acidentes envolvendo motociclistas são maioria no município, o levantamento constatou baixa frequência no uso de equipamentos de proteção por parte dos condutores. “Os resultados da pesquisa podem contribuir em campanhas educativas visando a utilização de cinto de segurança, de medidas preventivas ao uso de álcool e direção automotiva”, exemplifica.