Museu Théo Brandão recebe técnicas da Funarte


27/05/2011 12h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Sandra Baruki conhecendo o acervo fotográfico do Museu Théo Brandão

Sandra Baruki conhecendo o acervo fotográfico do Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão da Universidade Federal de Alagoas recebeu essa semana a visita técnica de duas especialistas do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Arte (Funarte) com objetivo de diagnosticar e orientar sobre a preservação de seu acervo fotográfico.

Na terça-feira (24) pela manhã, as técnicas Sandra Baruki e Maria Júlia Faissal foram recepcionadas pela equipe do Museu Théo Brandão e visitaram as instalações e o acervo fotográfico para realizar o diagnostico preliminar. À tarde foi feita as orientações sobre o manuseio, princípios básicos de conservação e início do preenchimento de fichas de diagnóstico. A programação segue até a quinta-feira com diversas atividades sendo uma delas a elaboração de um projeto na área de preservação e conservação fotográfica.

O CCPF oferece cursos e oficinas de capacitação em técnicas de preservação fotográfica para recuperar coleções de instituições públicas e privadas. O Museu irá disponibilizar três funcionários e dois bolsistas para participarem do treinamento que envolve técnicas de higienização, estabilização e restauro de fotografias.

Wagner Chaves, diretor do MTB, ressalta a importância da conservação das fotografias disponíveis no acervo “a fotografia é um elemento da memória importantíssimo. O que o Théo Brandão produziu é equiparado aos maiores folcloristas do Brasil como Mario de Andrade e Câmara Cascudo. Quando esse material for divulgado, o Théo Brandão vai ser alçado ao patamar que ele merece”, declara.