Laboratório de Ornitologia do ICBs participa de Congresso Nacional

30/05/2011 09h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Professor Marcio éfe com alunos em aula de campo

O professor Márcio Efe, coordenador do recém-criado Laboratório de Bioecologia e Conservação de Aves Neotropicais do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS) levará uma comitiva inédita de oito alunos de graduação e pós-graduação ao XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, a ser realizado em Cuiabá, no campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no período de 5 e 9 de junho.

Após terem todos os trabalhos aprovados, os alunos apresentam na forma de painel os dados quantitativos e qualitativos da avifauna de vários fragmentos florestais da Mata Atlântica de Alagoas, como resultados do programa de “Monitoramento e conservação de aves endêmicas e ameaçadas do Centro Pernambuco de Endemismo”. O programa é apoiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Um dos trabalhos também aborda o mesmo tema no fragmento da Mata do Cedro, área da Usina Utinga-Leão e faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de um aluno de bacharelado em Ciências Biológicas. Os outros dois abordam a biologia reprodutiva de duas espécies que se reproduzem na área do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O professor Márcio Efe também participa de duas mesas redondas e ministra um minicurso sobre métodos de pesquisa e conservação de aves.

Atualmente a equipe do Laboratório conta com 12 alunos voluntários, sendo em sua maior parte bolsistas do CNPq e/ou fazem parte do programa PIBIC/Ufal.  Na viagem, que se inicia no dia 2 de junho em veículo da frota da Ufal será prolongada até o dia 12 pára que os estudantes tenham a oportunidade de ter uma aula de campo no Pantanal antes do retorno. Mais informações no site do evento.