Curso de Engenharia Civil completa 56 anos como destaque em ensino no Brasil

22/06/2011 10h33 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

O curso de Engenharia Civil comemorou com alunos e professores a passagem pelos 56 anos de existência, na terça-feira, 24. Mas, o curso não tinha só a data de aniversário para celebrar, recentemente o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a lista das 100 melhores instituições que oferecem cursos de Engenharia Civil no Brasil e o curso da Ufal alcançou a nona posição.

Para Karoline Alves, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Ufal, o reconhecimento nacional se deve a busca contínua pela qualidade e melhoria no ensino. “E, também pela preocupação que temos com a infraestrutura, especialmente os laboratórios para aulas práticas, e o número de professores com titulação”, expõe a coordenadora.

No curso de Engenharia Civil, os professores acompanham os alunos desde o seu ingresso, motivando-os e fazendo com que eles também busquem a qualidade em suas ações e o comprometimento com o curso. “Nós professores nos sentimos satisfeitos pelo reconhecimento do curso, o qual demonstra que o que é passado para o aluno, ele entende e consegue responder positivamente. Colhemos o fruto do nosso trabalho”, diz Karoline Alves.

Depois de formados, grande parte dos engenheiros civis na Ufal têm procurado a carreira acadêmica, sendo encaminhados diretamente para o mestrado na própria universidade, e outros, chegam a ser contratados antes mesmo de se formar devido a grande demanda na sociedade.

A avaliação

Segundo a coordenadora, Karoline Alves a classificação se deu a partir do Índice Geral de Cursos (IGC 2009), obtido por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) emitido pelo Inep, em função dos resultados das avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorridas no período de 2007 a 2009.

“Para o cálculo deste conceito são considerados aspectos como: titulação e regime de trabalho dos docentes, infraestrutura, organização pedagógica e conceito do Enade”, informa Karoline. O conceito obtido pelo curso no Enade, ocorrido em 2008 foi “5” (pontuação máxima), colocando o curso como o 11º melhor curso de Engenharia Civil do país, naquela ocasião.

A coordenadora acrescenta ainda que no cálculo do CPC, foi obtida a pontuação 3,869, o que representa a melhor pontuação dentre os cursos da Ufal avaliados no triênio considerado. Esse resultado colocou o curso entre os 10 melhores e ainda o melhor do Norte e Nordeste.