CNPq lança a 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista na Ufal

27/05/2011 16h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Reitora Ana Dayse, presente no lançamento para apoiar o Prêmio

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Para tornar reconhecidos nacionalmente pesquisadores e estudantes do Brasil, a representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ana Lúcia Delgado, veio para a Universidade Federal de Alagoas na terça-feira, 24, para lançar a 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que este ano premiará os trabalhos sobre Cidades Sustentáveis.

Segundo a representante do CNPq o prêmio é um dos projetos que o conselho desenvolve com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir nas alternativas de soluções para os problemas brasileiros. “Nada melhor do que incentivar a participação dos estudantes de Alagoas, dentro da universidade. A Ufal é a anfitriã nesse lançamento,” declara Ana Delgado.

O Prêmio Jovem Cientista comemora os seus 30 anos junto ao CNPq, que completa 60 anos no apoio de pesquisas no país. Para a reitora Ana Dayse Dorea, é necessário que os estudantes e pesquisadores participem. “Peço aos representantes das instituições aqui presentes que estimulem seus alunos a se inscreverem, para que Alagoas faça uma participação bonita,” disse a reitora.

Os prêmios variam conforme as categorias dos vencedores: para os graduados o primeiro colocado será premiado com R$ 30 mil, o segundo com R$ 20 mil e o terceiro com R$ 15 mil. Para os alunos do ensino superior as premiações variam de R$ 15 mil a R$ 10 mil e no caso dos estudantes do ensino médio classificados nos três primeiros lugares recebem um Laptop de última geração.

As premiações também são prestadas a uma instituição de ensino médio e outra de ensino superior, que tiverem o maior número de mérito científico entre seus candidatos inscritos. As instituições recebem R$ 35 mil na categoria mérito institucional. Já o pesquisador com título de doutor que se tenha destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema, será agraciado com uma menção honrosa. As inscrições ocorrem até o dia 31 de agosto.

Segundo a Diretoria de Cooperação Institucional (DCOI/CNPq), a entrega será concedida pela presidente Dilma Roussef no mês de dezembro, numa cerimônia que contará com a presença de autoridades governamentais e cientistas renomados nas áreas de ciência e tecnologia no Brasil.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE).

Para se inscrever e conferir o regulamento acesse o Jovem Cientista.