Campus Arapiraca e IQB recebem exposição “A Química no Cotidiano”

30/05/2011 12h09 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

As atividades do Ano Internacional de Química (AIQ) continuam neste mês de junho nos campi Arapiraca e Maceió. Entre os dias 6 e 10 de junho, 20 painéis ilustrativos da exposição “A Química no Cotidiano” mostram para os alunos de Arapiraca que a Química está presente em tudo que nos cerca: nos alimentos, na saúde, na agricultura, na energia e na comunicação.

Entre os dias 13 e 17 de junho é a vez do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), no Campus Maceió, receber a exposição como parte da comemoração do dia do Químico, no dia 18. Durante essa semana, estudantes do Ensino Médio poderão participar das atividades, após prévio agendamento.

Elaborado pelo Museu da Vida, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com o apoio da Secretaria Regional da SBQ em Alagoas, a exposição é aberta ao público, com foco nos alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, além de professores.

Segundo Marília Oliveira Fonseca Goulart, coordenadora do Ano Internacional da Química em Alagoas e professora da Ufal, a exposição apresenta painéis cuidadosamente ilustrados com fotografias e breves textos mostrando a Química presente em nosso dia a dia.

Além disso, a exposição é acompanhada de experimentos, diariamente apresentados aos visitantes, especialmente às crianças e aos jovens. “Teremos shows de Química com demonstração de experimentos 'mágicos', como faixa invisível, cascata de espuma, fogo mágico e algodão pólvora. Os jovens aprenderão ainda a construir um extintor de incêndio, a separar corantes dos doces e a interpretar rótulos de alimentos”, revela Marília.

Para o agendamento das visitas a exposição pelas escolas nos campi Arapiraca e Maceió pelo é através dos telefones (82) 3214-1384 com Celina ou (82)3213-1372 com Carmen.

Sobre o AIQ

Durante todo o ano de 2011 o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) estará participando das atividades do AIQ com ações voltadas para a comunidade em todo o estado alagoano como oficinas, caravanas, exposições e concursos de redação, o IQB pretende familiarizar o alagoano sobre os benefícios da química.

O AIQ é uma iniciativa da Organização das NAÇÕES Unidas (ONU), através da Unesco, e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e será comemorado ao longo de 2011. Com o slogan Química: nossa vida, nossa futuro, o objetivo é celebrar as grandes conquistas da Química e sua contribuição para o bem-estar da humanidade, aproximando crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.

Deve-se investir em oportunidades de contato com informações sobre o mundo natural e tecnológico numa linguagem acessível, num contexto diferente das aulas tradicionais do ensino escolar, contribuindo para a reflexão, o espírito investigativo e para compreensão da relação que existe entre ciência, tecnologia e sociedade, e sobre a importância do conhecimento científico para o exercício da cidadania”, ressalta a professora Marília Goulart, coordenadora do AIQ na Ufal.

Em Alagoas, além da Ufal, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas, a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas, e a Usina Ciências de Alagoas estão participando como parceiros do Ano Internacional da Química.