Orquestra de Câmara e Corufal encantam plateia no Concerto dos 50 anos


04/02/2011 15h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Apresentação da Orquestra de Câmara, criada em 1981

Apresentação da Orquestra de Câmara, criada em 1981

No dia 30 de janeiro, Maceió viveu um fim de tarde de domingo bem diferente. A Orquestra de Câmara da Ufal e o Corufal deram um show de música instrumental e peças cantadas, maravilhando comunidade acadêmcica, turistas e alagoanos, que demoraram a acreditar que um espetáculo daquela proporção estivesse acontecendo gratuitamente e ao ar livre na praça Multieventos, na orla de Pajuçara.

A reitora Ana Dayse Dorea fez a abertura ressaltando a alegria de comemorar os 50 anos da Ufal levando festa à sociedade. "Estamos trazendo o que temos de melhor na área cultural, refletindo o incentivo e investimento que temos feito em nossos grupos artísticos, visando brindar sempre a sociedade com a produção cultural da Universidade", declarou.

Na apresentação, foram executadas composições clássicas internacionais e de compositores alagoanos, com regência e arranjos da Orquestra sob responsabilidade de Nilton Souza; e regência do Corufal por Gustavo Campos. O público foi brindado com os instrumentais A Primavera, de Antonio Vilvaldi; e O Danúbio Azul, de J. Strauss Jr. As canções foram variadas, englobando desde a música Maceió, de Lourival Passos, até Sururu da Nega, de Aristóbulo Cardoso e Pedro Nunes.

No final, ao som da Orquestra tocando Parabéns para Você, houve um show pirotécnico durante dez minutos, que encantou a todos e refletiu o sentimento de esperança que toma conta da Universidade.

Mas as comemorações não ficaram restritas ao mês de janeiro. O Jubileu de Ouro da Ufal será festejado ao longo do ano com outros eventos especiais. A programação foi organizada por uma comissão composta por professores e técnicos de setores estratégicos da Universidade e presidida pela reitora Ana Dayse Dorea, com a  coordenação geral da chefe de Gabinete, Maria José Messias.

Histórico

Criada em 1961, a Universidade vem cada vez mais amadurecendo o seu papel na sociedade, articulando ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento social e cultural de Alagoas. Sendo assim, esse concerto afirma o compromisso da instituição com a promoção das linguagens artísticas. A arte ganha lugar no espaço acadêmico a partir da existência de equipamentos culturais como a Orquestra de Câmara da Ufal, criada em 1981, e o Corufal, em funcionamento desde 1973.

Leia também: Ufal completa 50 anos com vista ao futuro

Diretor da Capes recebe homenagem nos 50 anos da Ufal

Campanha do cinquentenário tem a marca da expansão