Ufal completa 50 anos com vista ao futuro


29/01/2011 12h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Símbolos da Ufal foram colocados no altar no ofertório

Símbolos da Ufal foram colocados no altar no ofertório

Rose Ferreira - jornalista

Na terça-feira, 25 de janeiro, a Universidade Federal de Alagoas comemorou 50 anos de fundação com três grandes momentos: a Missa de Ação de Graças, realizada pelo Padre Manoel Henrique, o lançamento do Edital de Concurso para Escolha do Hino Oficial da Universidade e o lançamento do Carimbo e Selo Oficial Comemorativos ao Jubileu de Ouro. A comemoração foi realizada no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió.

Estiveram presentes à solenidade toda a equipe da atual gestão; servidores ativos e aposentados; estudantes; familiares de reitores honorários; Fernando Gama, reitor na década de 80; e comunidade em geral. No LCCV, era perceptível o clima de confraternização e agradecimento por tudo que a Ufal foi, é e continuará sendo nas vidas de seus ex ou atuais alunos e na sociedade alagoana: uma referência de conhecimento em todas as áreas.

Durante a Missa, o Padre salientou a missão da Universidade em formar seres humanos, que sejam uma integração entre o amor e o conhecimento. Houve também o momento do ofertório, no qual representantes da comunidade universitária trouxeram ao altar o brasão da Ufal, sua bandeira e o livro conhecido como “livro preto” que conta a história da instituição nos primeiros 25 anos. Na oportunidade, com preces e canções de agradecimento, foram lembrados todos aqueles que ousaram, empreenderam e lutaram para que nascesse a primeira universidade federal do estado de Alagoas.

O professor Radjalma Cavalcante também externou sua emoção por fazer parte da família Ufal há 46 anos. “Entrei no curso de Economia em 1965, e em 1969 passei no concurso para professor dessa Universidade. É difícil separar minha vida daqui; a Ufal se tornou uma extensão da minha casa. E, para mim, é um privilégio ainda estar lecionando como professor voluntário, porque sei que continuo contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, a médio e a longo prazo”, declarou.

Em sua oração de agradecimento, a reitora Ana Dayse Dorea destacou que a Universidade é fruto de um sonho, de trabalho com muita fé, na prazerosa missão de educar. “Seria impossível trilhar esse meio século, em busca da democratização do acesso ao saber, sem o empenho e presença marcante de todos os ex-reitores, professores, técnicos e alunos. Muito obrigada!”, disse.

Lançamentos

Após a Missa, foi formada a mesa de abertura das solenidades seguintes composta pela reitora Ana Dayse, vice-reitor Eurico Lôbo, secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, representando o Governo do Estado, Fernando Gama, representando os reitores honorários, e Carlos de Almeida, presidente regional dos Correios.

Como forma de marcar também a passagem dos seus 50 anos, a Ufal lançou o Edital de Concurso para Escolha do Hino Oficial, a fim de selecionar a letra de autoria inédita que melhor expresse, em termos de técnica e conteúdo, a trajetória histórica da Universidade ao longo desse meio século de existência. O Edital em anexo foi entregue ao pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, como forma simbólica de divulgação da oportunidade. Podem se inscrever somente pessoas físicas, maiores de 18 anos, até o dia 10 de abril. Os interessados devem procurar a Coordenação de Assuntos Culturais (Cac), localizada no Espaço Cultural. A inscrição é gratuita, e o vencedor ganhará um notebook e um certificado. Mais informações através do telefone (82) 3221-3122.

Em seguida, foi entregue à reitora o DVD “Memorial Ufal 50 anos: 1951 a 1961” – um trabalho historiográfico coordenado pelo professor Alberto Vivaflores – e lançado o carimbo e o selo comemorativos aos 50 anos. Após os procedimentos necessários para oficializar o selo, Carlos de Almeida falou do orgulho dos Correios em participar ativamente das comemorações do jubileu de ouro da Universidade. “O selo é nacional e vai levar a marca da Ufal para muito além das fronteiras de Alagoas e do Brasil. E hoje também é um dia muito singular porque também é comemorado o Dia do Carteiro, o profissional que trabalha incansavelmente para entregar nossas correspondências”, enfatizou.

O reitor honorário Fernando Gama brindou o público com sua fala, recheada de experiência. “É um prazer imenso poder ter assistido ao nascimento e estar aqui no cinquentenário dessa Universidade”, destacou, contando detalhes da construção do antigo Centro de Saúde (Csau) e do empenho e estratégia do primeiro reitor, Aristóteles Calazans Simões, que também dá nome ao Campus Maceió.

Formado em Direito há 27 anos pela Ufal, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, parabenizou a Universidade dizendo que ela é a “casa do saber” e relembrando a imagem de professor cientista que seu tio, dr. Helvio Auto, transmitiu para ele.

A reitora Ana Dayse Dorea fez um belo discurso, no qual ressaltou a importância da interiorização e do empenho de Rogério Teófilo para a concretização desse projeto, da existência das dificuldades, mas, sobretudo, dos resultados alcançados e da esperança por um futuro ainda mais promissor. “Neste dia tão significativo, reverenciamos o passado, olhando para o futuro. Quantas dificuldades ainda temos para enfrentar, mas os resultados superam! E os nossos quase quatro mil alunos do Agreste e Sertão certamente agradecem a interiorização da Universidade. Mas a luta continua e queremos conseguir ainda esse ano a autorização para a criação do Campus do Litoral, porque é necessário um projeto de lei que garanta a criação de vagas para professores e técnicos”, explicou Ana Dayse, salientando que “se a Ufal cresceu é porque cada um de nós entende sua responsabilidade, seja como professor, aluno ou técnico. Por isso, teremos um ano de muitas festividades, que todos participem e divulguem!”.

Confira o discurso completo da reitora em anexo, e veja o VT da campanha Ufal 50 anos.

Leia também: Campanha do cinquentenário tem a marca da expansão

Servidores e estudantes declaram a importância da Ufal em suas vidas